Governo deve ter cuidado com “excessos” da PF, diz Lira

“Ponto pacífico é que delação de réu preso é impossível”, diz o presidente da Câmara, Arthur Lira (foto), sobre delações como a de Mauro Cid
Por: Brado Jornal 18.set.2023 às 17h12
Governo deve ter cuidado com “excessos” da PF, diz Lira

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que o governo deve ter cuidado com excessos cometidos pela PF (Polícia Federal) em investigações. O deputado ainda criticou a delação do ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Mauro Cid. 

“Eu sempre condenei, ontem e hoje, delação de réu preso. (…) Ponto pacífico é que delação de réu preso é impossível”, declarou em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo publicada na noite de domingo (17.set.2023). “O atual governo, eu tenho dito, tem que ter esse cuidado com alguns excessos que estão aflorando [na PF]. Eles tinham sido resolvidos e estão aflorando de novo com muita particularidade”, falou. 

Segundo Lira, “Polícia Federal não trabalha nem como promotor de Justiça, nem como juiz”, mas com a condução de investigações. “Acabou a investigação, acabou o papel [da PF]. Ela não pode ir além disso. Tem policiais indo além disso”, disse. “O que não deve ter é uma polícia política para nada. Isso é o pior dos mundos. Nem uma polícia com autonomia para fazer o que quer. Nós não temos isso. Polícia é órgão de Estado para cumprir determinações legais”, falou o deputado.

O congressista criticou o fato de a PF fechar acordos de delação sem o aval do MPF (Ministério Público Federal), como foi feito no caso de Mauro Cid.

“O Ministério Público é o dono da ação. Se ele não participa, se ele não vê, se ele não discute, na frente, como é que vai andar? Então, acho que quando você começa a extrapolar os seus limites, você começa a desvirtuar o sistema institucional brasileiro”, declarou. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Comunicador da TV Aratu é ameaçado ao vivo em programa; assista
Um suposto integrante da facção BDM telefonou para o estúdio e lançou ameaças ao apresentador.
Proposta de enquadramento de facções como terroristas ameaça juros e acesso ao crédito empresarial
Especialistas alertam para fuga de investimentos e elevação do risco-país caso iniciativa oposicionista avance
Brasileiro que publicava ameaças a Trump é alvo de operação em Goiânia
Investigação revela tentativa de invasão à embaixada americana e planos de imigração ilegal aos EUA; denúncia partiu do Serviço Secreto dos Estados Unidos
Parlamentares acusam prefeita de Mundo Novo por falta de transparência
Os vereadores exigem o cumprimento da Lei de Transparência Fiscal pela Prefeitura
Governo do Rio planeja dez megaoperações em favelas e reocupação territorial
Operações semelhantes à do Alemão e Penha devem atingir Rocinha, Cidade de Deus, Maré e Complexo de Israel, com incursões diárias na Zona Sudoeste e Baixada Fluminense
Moraes exclui pedido de exame médico em Bolsonaro de processo no STF
A petição, enviada pela pasta do governo Ibaneis Rocha (MDB) na segunda-feira (3.nov), foi considerada sem relação com a fase atual do julgamento
Carregando..