Governo deve ter cuidado com “excessos” da PF, diz Lira

“Ponto pacífico é que delação de réu preso é impossível”, diz o presidente da Câmara, Arthur Lira (foto), sobre delações como a de Mauro Cid
Por: Brado Jornal 18.set.2023 às 17h12
Governo deve ter cuidado com “excessos” da PF, diz Lira

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que o governo deve ter cuidado com excessos cometidos pela PF (Polícia Federal) em investigações. O deputado ainda criticou a delação do ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Mauro Cid. 

“Eu sempre condenei, ontem e hoje, delação de réu preso. (…) Ponto pacífico é que delação de réu preso é impossível”, declarou em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo publicada na noite de domingo (17.set.2023). “O atual governo, eu tenho dito, tem que ter esse cuidado com alguns excessos que estão aflorando [na PF]. Eles tinham sido resolvidos e estão aflorando de novo com muita particularidade”, falou. 

Segundo Lira, “Polícia Federal não trabalha nem como promotor de Justiça, nem como juiz”, mas com a condução de investigações. “Acabou a investigação, acabou o papel [da PF]. Ela não pode ir além disso. Tem policiais indo além disso”, disse. “O que não deve ter é uma polícia política para nada. Isso é o pior dos mundos. Nem uma polícia com autonomia para fazer o que quer. Nós não temos isso. Polícia é órgão de Estado para cumprir determinações legais”, falou o deputado.

O congressista criticou o fato de a PF fechar acordos de delação sem o aval do MPF (Ministério Público Federal), como foi feito no caso de Mauro Cid.

“O Ministério Público é o dono da ação. Se ele não participa, se ele não vê, se ele não discute, na frente, como é que vai andar? Então, acho que quando você começa a extrapolar os seus limites, você começa a desvirtuar o sistema institucional brasileiro”, declarou. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Renan Santos defende debate sobre inclusão de psilocibina e canabidiol no SUS para tratamento de depressão e ansiedade
Pré-candidato à Presidência pelo Partido Missão esclarece uso de microdosagem de cogumelos mágicos e defende aplicação controlada na rede pública de saúde
Relator da CPI do Crime prevê prisão de ministros do STF
O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) manifestou convicção de que a responsabilização penal de membros do Supremo Tribunal Federal ocorrerá em breve, dependendo apenas da disposição dos parlamentares em avançar.
Lula defende regulação de “tudo que é digital” para garantir soberania nacional e evitar intromissão externa
Presidente faz declaração durante coletiva de imprensa na Espanha após reunião com o primeiro-ministro Pedro Sánchez
Tino Chaves deixa base de Jerônimo e apoia ACM Neto
Ex-candidato a prefeito de Cotegipe rompe com o grupo do governador petista e anuncia alinhamento ao principal opositor na Bahia.
Kleber Lucas é cotado para primeira suplência de Benedita da Silva ao Senado em 2026
Lideranças do PT no Rio de Janeiro articulam a entrada do cantor e pastor evangélico para ampliar o apelo da chapa junto ao eleitorado evangélico.
AGU pede censura no X sobre o PL da Misoginia a pedido da deputada Erika Hilton
Ação inclui conta paródia do humorista Léo Lins e a jornalista Madeleine Lacsko
Carregando..