Lula oferece 2 horários e negocia agenda com Zelensky em NY

Presidentes participam nos Estados Unidos da 78ª Assembleia Geral da ONU; governo brasileiro aguarda resposta
Por: Brado Jornal 18.set.2023 às 06h41
Lula oferece 2 horários e negocia agenda com Zelensky em NY

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) negocia uma agenda com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante sua viagem a Nova York (Estados Unidos) para 78ª Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). O líder brasileiro ofereceu neste domingo (17.set.2023) 2 horários para uma reunião com o ucraniano, segundo informou o ministro Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário).

O encontro poderá ser realizado na 2ª feira (18.set) ou na 3ª feira (19.set), depois da abertura da conferência, que é tradicionalmente feita pelo Brasil. O governo brasileiro aguarda resposta. Se confirmada, será a 1ª reunião presencial dos 2 presidentes.

Em março, Lula e Zelensky conversaram por telefone. No Japão, durante a cúpula do G7, em maio, o brasileiro disse que o presidente ucraniano não compareceu a uma reunião que estava prevista entre os 2.

Zelensky já criticou o posicionamento de Lula sobre a guerra em seu país, iniciada pela Rússia. Ele cobra uma resposta mais dura do Brasil em relação ao governo russo.

Na semana passada, Lula declarou que caberá à Justiça brasileira decidir sobre uma eventual prisão do presidente da Rússia, Vladimir Putin, caso ele venha ao Brasil em 2024 para participar da cúpula de líderes do G20, que será sediada no Rio de Janeiro.

Dias antes, o chefe do Executivo brasileiro havia dito que, se Putin viesse ao Brasil, não seria preso. Por ser signatário do TPI (Tribunal Penal Internacional), o governo brasileiro pode sofrer sanções se não prender Putin em território nacional.

O tribunal emitiu em março de 2023 mandados de prisão contra Putin. Lula também disse que poderia rever a assinatura do Brasil do TPI.

Além da possível agenda com Zelensky, Lula tem outras bilaterais marcadas antes e depois da abertura da assembleia da ONU, entre elas a reunião com o presidente dos EUA, Joe Biden, na 4ª feira (20.set).

A comitiva oficial de Lula em Nova York inclui ministros e os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco. O chefe do Executivo desembarcou nos Estados Unidos na noite de sábado (16.set) e deve retornar ao Brasil na 6ª feira (22.set).



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Vorcaro desiste de depor na CPMI do INSS e negocia ida à CAE do Senado
Banqueiro dono do Banco Master alega clima ruim e receio de constrangimento; aliados dizem que ele evita ser tratado como preso em deslocamento forçado pela PF
José Carlos Aleluia defende redução da maioridade penal e cobra debate sobre segurança na Bahia
Pré-candidato ao governo pelo Novo critica modelo atual que facilita recrutamento de adolescentes pelo crime e cita avanços em países vizinhos; ex-deputado cobra prioridade para o tema no Congresso
Rui Costa minimiza crescimento de Flávio Bolsonaro nas pesquisas
Ministro da Casa Civil vê estabilidade no cenário e lamenta polarização que impede diálogo no país
Lula cancela presença em debate sobre IA na cúpula da Índia
Conflito de agenda por atraso em entrevista à TV India Today impede deslocamento do presidente; ministros brasileiros participam do evento organizado pelo governo
Sheila Lemos se coloca à disposição como vice de ACM Neto em 2026
Prefeita de Vitória da Conquista diz que aceita convite do pré-candidato a governador e aponta março como prazo para definição da chapa
Ditinho confirma pré-candidatura a deputado federal e minimiza atrito com Duda Sanches
Empresário diz não guardar rancor e deseja sucesso ao vereador após declarações polêmicas
Carregando..