Heleno diz que CPMI está "supervalorizando" mensagens de subalternos

A relatora do colegiado, senadora Eliziane Gama (PSD-MG), citou mensagens com teor golpista trocadas entre o ex-major Ailton Barros e Mauro Cid
Por: Brado Jornal 26.set.2023 às 11h16
Heleno diz que CPMI está

O general Augusto Heleno disse nesta terça-feira (26) que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro está “supervalorizando” mensagens” de subalternos do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) com o tenente-coronel Mauro Cid. A relatora do colegiado, senadora Eliziane Gama (PSD-MG), citou mensagens com teor golpista trocadas entre o ex-major Ailton Barros e Cid.

“Está havendo uma supervalorização de alguns personagens. É uma bobagem achar que a conversa do Ailton com Cid vai arrastar uma multidão de generais para um golpe“, disse Heleno à CPMI.

No depoimento, Eliziane leu mensagens encontradas pela Polícia Federal no celular de Mauro Cid e que mostram uma pressão sobre o então comandante do Exército, o general Marco Antônio Freire Gomes, por um golpe.

Ao abrir o depoimento, Heleno disse que já mais tratou de assuntos eleitorais com os seus subordinados no GSI do governo Jair Bolsonaro. Ainda de acordo com o militar, ele já estava fora do cargo quando os manifestantes invadiram os prédios dos Três Poderes em Brasília.

“Jamais me vali de reuniões, palestras e conversas para tratar de assuntos eleitorais com meus subordinados no GSI. O único ser político do GSI era eu mesmo. Deixei de ser ministro no dia  31 de dezembro e daí em diante não fiz mais contato com os servidores GSI, portanto, não tenho condições de prestar esclarecimentos sobre o 8 de janeiro“, disse Heleno.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Senado aprova PEC que acaba com a escala 6x1 e reduz jornada para 40 horas
Texto foi aprovado em dois turnos por 75 votos a 1 e segue para promulgação; transição de 14 meses e garantia de dois dias de descanso semanal sem redução de salário
André Mendonça paralisa julgamento no TSE sobre vídeo de Lula contra Flávio Bolsonaro
Ministro pediu destaque após placar de 4 a 3 no plenário virtual pela derrubada de sua decisão que barrou propaganda sobre o tesouraço
Datafolha aponta empate técnico entre Flávio Bolsonaro e Lula no segundo turno
Senador tem 47% dos votos totais e 51% dos válidos; presidente registra 45% e 49%; diferença cai de quatro para dois pontos em uma semana
Carregando..