Rosa Weber chora na última sessão como presidente do CNJ

Presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça se aposenta nesta semana
Por: Brado Jornal 26.set.2023 às 15h59
Rosa Weber chora na última sessão como presidente do CNJ

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, chorou nesta terça-feira (26) ao presidir a última sessão de seu mandato à frente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Emocionada, disse que tem sido tomada por um "mar de emoções".

"É um verdadeiro mar de emoções que toma conta de mim. E eu estou com enorme necessidade de impedir que os diques internos se abram e que as lágrimas transbordem. Eu choro muito, eu sou muito chorona, mas as lágrimas elas sempre escorrem para dentro. Mas nesses dias elas têm teimado em mudar o rumo", disse.

"Não pode existir maior honra para um magistrado, uma magistrada de carreira, do que exercer a jurisdição constitucional na Suprema Corte do país. E sobretudo, porque nós temos uma lei fundamental, uma Constituição Federal cidadã, que nos incentiva a todos e serve como um norte na busca de uma sociedade, Márcio hoje lembrou, mais justa, mais solidária, mais fraterna, mais igualitária", continuou.

Rosa Weber se aposenta nesta semana e, consequentemente, deixará a presidência do STF e do CNJ, já que as funções são simultâneas. A ministra é a primeira desde 2012 a deixar o Supremo compulsoriamente, ao atingir o limite de idade, que hoje é de 75 anos.

No lugar da ministra, o STF será presidido pelo ministro Luís Roberto Barroso, que toma posse nesta quinta-feira (28). O vice será o ministro Edson Fachin.

A sucessão no comando do STF segue a ordem da antiguidade, de forma que o vice-presidente é o provável sucessor de quem ocupa o cargo atualmente.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Aldeia Hippie de Arembepe transformada em reduto do tráfico
O que já foi um símbolo de liberdade e sustentabilidade na década de 1960, a Aldeia Hippie, localizada em Arembepe, a 30 km de Salvador, hoje é dominada pelo Comando Vermelho (CV)
Sóstenes defende Bolsonaro como principal aposta do PL para 2026
O deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), líder do PL na Câmara, declarou na segunda-feira (30.jun.2025), durante o programa “Roda Viva”, da TV Cultura
Elon Musk sugere novo partido político e critica projeto de lei nos EUA
Elon Musk, fundador da Tesla, voltou a atacar o projeto de lei de gastos apresentado na segunda-feira (30.jun.2026) e propôs, por meio da rede social X, a formação de um novo partido político nos Estados Unidos
Governo Lula libera R$ 474,5 milhões em emendas, com Alcolumbre recebendo maior fatia
Na última semana, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) intensificou a liberação de emendas parlamentares, mas ainda enfrentou reveses no Congresso
Jhon Arias brilha como destaque do Fluminense na Copa do Mundo de Clubes
Apesar de seu talento inegável, Arias mantém um perfil reservado, longe de polêmicas ou holofotes desnecessários
Tarcísio enfrenta críticas de bolsonaristas por discurso na Paulista
Entre os pontos de discórdia, está a expectativa frustrada de que Tarcísio criticasse o Judiciário, especialmente Moraes, alvo recorrente dos apoiadores de Bolsonaro
Carregando..