PT lança cartilha para orientar filiados a combater fake news

O combate às fake news foi uma das bandeiras incorporadas pelo PT na campanha eleitoral e já no governo vigente
Por: Brado Jornal 26.dez.2023 às 19h55
PT lança cartilha para orientar filiados a combater fake news

O PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, lançou uma cartilha para orientar filiados a “combater” a circulação de notícias falsas nas redes sociais, as chamadas fake news. A divulgação do material, neste mês de dezembro, se dá às vésperas de 2024, ano de eleições municipais no país. 

Uma das orientações da cartilha é de que os filiados à sigla criem uma “central municipal de combate às fake news”. O PT sugere a habilitação de uma conta no WhatsApp exclusiva para a finalidade. A cartilha orienta que o integrante do partido divulgue o número e “convoque” pessoas para “denunciar mentiras sobre o PT ou a respeito de representantes” da legenda. 

O material também orienta o leitor a identificar notícias falsas e imagens manipuladas. O guia diz que é “sempre bom ter um pé atrás com as imagens que circulam por aí” e menciona uma montagem que coloca o homem que esfaqueou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2018, Adélio Bispo de Oliveira, próximo a Lula em uma manifestação a favor do petista.

Na imagem enganosa, o rosto de Adélio foi inserido em fotografia na qual Lula aparece ao centro, ao lado dos deputados federais Lindbergh Farias (PT-RJ) e Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente do PT nacional.

O combate às fake news foi uma das bandeiras incorporadas pelo PT na campanha eleitoral e já no governo vigente. Mas, em setembro de 2022, durante as eleições gerais no país, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinou a remoção de uma publicação no Twitter contra Bolsonaro feita por Gleisi Hoffmann.  Na postagem, a deputada o ex-presidente como “mandante” do assassinato de um apoiador de Lula por um bolsonarista no Mato Grosso, em 9 de setembro daquele ano. 

Recentemente, a morte de Jéssica Vitória Canedo, 22 anos, depois de páginas de entretenimento a apontarem como suposto affair do humorista Whindersson Nunes, causou debate a respeito da regulação das plataformas. Governistas voltaram a defender a aprovação do PL (projeto de lei) 2.620 de 2020, conhecido como “PL das fake news”, alvo de críticas da oposição ao governo Lula.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Cacá Leão prevê derrota de Jerônimo Rodrigues em outubro
Secretário de Governo critica ausência do governador no Carnaval de Salvador e rebate fala sobre fila da regulação
Deputado apresenta projeto de lei para porte de arma a pessoas trans
Iniciativa visa expor hipocrisia da esquerda, segundo parlamentar
Jerônimo Rodrigues manifesta interesse em aliança com Zé Cocá e Zé Ronaldo para fortalecer governabilidade na Bahia
Governador destaca diálogo baseado em projetos e cooperação institucional, sem trocas financeiras ou favores
Deputado Kim Kataguiri questiona MEC sobre seleções exclusivas para refugiados em federais
Parlamentar solicita detalhes de editais na UFSM e políticas de ingresso na Unila, incluindo critérios, base legal e impacto orçamentário
Ex-ministro Maílson da Nóbrega critica PT como obstáculo ao desenvolvimento econômico do Brasil
Economista aponta visão ultrapassada do partido, resistência a reformas e risco de crise fiscal em poucos anos; lançamento de livro destaca nove entraves ao crescimento
Oposição promete 12 ações na Justiça contra desfile da Acadêmicos de Niterói em homenagem a Lula
Partidos e parlamentares alegam propaganda antecipada, abuso de poder, uso irregular de verbas públicas e discriminação religiosa
Carregando..