MP pede arquivamento de inquérito sobre Wajngarten

A investigação apurava a suspeita de que a empresa de Wajngarten estaria recebendo verbas públicas por meio de grupos empresariais
Por: Brado Jornal 01.mar.2024 às 11h37
MP pede arquivamento de inquérito sobre Wajngarten
Foto: Tania Rego/Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou o arquivamento de um inquérito que investigava o ex-chefe da Secretaria de Comunicação Social do governo Jair Bolsonaro, Fábio Wajngarten. O pedido foi feito pelo procurador da República Frederick Lustosa de Mello à 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal.

Segundo a Folha de S. Paulo, a investigação apurava a suspeita de que a empresa de Wajngarten estaria recebendo verbas públicas por meio de grupos empresariais que tinham contratos com o governo federal na época em que ele ocupava o cargo. Os investigadores concluíram que não existem evidências que comprovem tais condutas criminosas.


Falta de provas

Diante da falta de provas e da ausência de uma linha investigativa confiável, o procurador justificou o pedido de arquivamento. Segundo ele, os dados coletados até o momento não foram suficientes para caracterizar os supostos crimes em questão, tornando desnecessário dar continuidade ao processo ou realizar novas diligências.

Em 2020, segundo a Folha, a empresa de Wajngarten recebeu pagamentos de emissoras de TV e agências de publicidade contratadas pela Secretaria de Comunicação Social, ministérios e estatais do governo Bolsonaro.

A FW Comunicação e Marketing, da qual Wajngarten detinha 95% das cotas e sua mãe possuía os outros 5%, oferecia serviços como Controle da Concorrência, fornecendo estudos de mídia para TVs e agências, incluindo análise de anunciantes do mercado e verificação da veiculação de peças publicitárias contratadas.

A empresa tinha contratos com pelo menos cinco empresas que recebiam verbas do governo, incluindo a Band e a Record, cujas participações na verba publicitária da Secretaria de Comunicação Social aumentaram durante a gestão Bolsonaro.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jerônimo Rodrigues manifesta interesse em aliança com Zé Cocá e Zé Ronaldo para fortalecer governabilidade na Bahia
Governador destaca diálogo baseado em projetos e cooperação institucional, sem trocas financeiras ou favores
Deputado protocola representação no MP Eleitoral por suposta propaganda antecipada no Carnaval de Salvador
Leandro de Jesus (PL) pede investigação sobre manifestações de apoio a Lula em apresentações musicais e uso de recursos públicos
Novo caso de MPOX é confirmado em Porto Alegre e alerta foliões para o Carnaval
Infecção foi adquirida fora da cidade; autoridades reforçam cuidados com contato físico e higiene durante a folia
Oposição promete 12 ações na Justiça contra desfile da Acadêmicos de Niterói em homenagem a Lula
Partidos e parlamentares alegam propaganda antecipada, abuso de poder, uso irregular de verbas públicas e discriminação religiosa
Carregando..