Bolsonaro recorre ao STF após Dino não anular multa do TSE

Defesa do ex-presidente pede análise do mérito e alega "atuação repressiva" do TSE
Por: Brado Jornal 02.abr.2024 às 20h41
Bolsonaro recorre ao STF após Dino não anular multa do TSE
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recorreu na segunda-feira (1º) da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino que não anulou a multa de R$ 70.000 por impulsionamento de conteúdo on-line considerado ilegal durante a campanha eleitoral presidencial de 2022. 

Bolsonaro foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral por um vídeo publicado no canal do PL no YouTube que associava a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a termos como “ladrão” e “sistema inimigo do povo”, sem deixar claro que era uma propaganda impulsionada.

Esse é o 2º recurso enviado ao Supremo sobre o caso. O processo chegou a Dino em 15 de março, depois que a Corte Eleitoral considerou esgotadas as possibilidades de recurso.

A defesa do ex-chefe do Executivo protocolou no STF um pedido de análise do mérito do caso. Os advogados alegam que a decisão seja revista já que Dino não havia julgado o tema principal do recurso por impedimento técnico.

Ao avaliar a peça, o ministro rejeitou o recurso argumentando que a jurisprudência do Supremo impede a reavaliação das provas julgadas pelo TSE. Ele também afirmou que os réus –a coligação pelo Bem do Brasil e Bolsonaro– infringiram a resolução eleitoral.

Os advogados de defesa também disseram que a decisão do TSE é “repressiva” e que Lula só aparecia em 4 segundos da propaganda de 4 minutos, considerando a multa desproporcional.

O entendimento é de que retirar o material de circulação “viola a liberdade de expressão e a livre circulação de informações”.

Em fevereiro, o plenário do TSE aprovou nova regra que fixa que, a partir das próximas eleições, está proibido impulsionar conteúdo que não seja para promover ou beneficiar a própria candidatura.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula demonstra irritação com manobras que impediram nomeação de Messias ao STF
Presidente do PT critica articulação no Senado e atribui responsabilidade a diversos envolvidos, enquanto recebe sugestão para adiar nova indicação
Igor Kannário presta solidariedade após morte de Zau O Pássaro
O pagodeiro baiano expressou pesar pelo trágico acidente que vitimou o jovem artista, relembrando antigo embate judicial que marcou o início da carreira do falecido
Bruno Reis rebate ataques do PT e destaca perfil da maternidade municipal em Salvador
O prefeito de Salvador sai em defesa da gestão local na saúde, acusa Rui Costa de distorcer fatos e revela que 75% dos atendimentos na nova unidade são de pacientes do interior
Eduardo Bolsonaro ignora base bolsonarista e apoia centrão André do Prado para o Senado
Deputado federal descarta nomes como Ricardo Salles e Derrite e oficializa preferência por presidente da Alesp
ACM Neto viaja a Goiás para estudar modelos de sucesso e discutir alianças políticas
O pré-candidato ao governo da Bahia conhece iniciativas eficazes em segurança, educação e desenvolvimento, enquanto avança conversas sobre o cenário de 2026
Chico Salles busca recuperar prejuízo no Banco Master
Empresário baiano, fundador de importantes instituições de ensino e editora, processa executivos após perder centenas de milhares de reais em investimentos no banco liquidado
Carregando..