Política Exclusivo

"Crimes e ilegalidades cometidos pelo TSE e Ministro Alexandre de Moraes precisam ser investigados", afirma van Hattem sobre Twitter Files – Brazil

Em entrevista ao Brado Jornal, o parlamentar disse que existe um diálogo com o Senado para que uma CPI seja aberta
Por: Rebeca Costa 04.abr.2024 às 17h30

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) falou sobre as ações que pretende tomar após o jornalista norte-americano Michael Shellenberger

 expor documento que, segundo ele, comprovariam o trabalho ‘ilegal’ por parte da Corte e do magistrado do Brasil. Van Hattem foi um dos poucos parlamentares a se pronunciar sobre o caso.

O parlamentar ressalta a existência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do abuso de autoridade, solicitada pelo mesmo em novembro de 2023.

“Na Câmara dos Deputados temos a CPI do abuso de autoridade protocolada e basta ser instalada, mas estamos nesse compasso de espera do presidente da Câmara Arthur Lira para que essa CPI efetivamente instalada e comece o trabalho de investigação”, afirmou em entrevista ao Brado Jornal na manhã desta quinta-feira (4).

Para Marcel, é notável que o Tribunal Superior Eleitoral cometeu crime. O deputado gaúcho disse já estar dialogando com alguns senadores para que uma CPI seja instalada, pois o Senado é o poder que fiscaliza o STF.

“Evidente que esses crimes e ilegalidades cometidos pelo TSE e Ministro Alexandre de Moraes precisam ser investigados. Esse caso em particular já merece a instalação de uma CPI”, ressalta.

“Estou em contato com senadores que fosse instalado uma CPI no Senado porque este é o poder dentro do Legislativo responsável por fiscalizar o Supremo Tribunal Federal”.

 

O caso

O jornalista norte-americano Michael Shellenberger afirmou na quarta-feira (3) que “o Brasil está envolvido em um caso de ampla repressão da liberdade de expressão liderada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes”.

Em post no X (ex-Twitter), ele acusa as decisões de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral de “ameaçarem a democracia no Brasil”. Segundo o jornalista, o ministro pediu que o X interviesse em publicações de integrantes do Congresso Nacional, bem como solicitou acesso a detalhes pessoais de usuários –o que violaria as diretrizes da plataforma.

As mensagens publicadas por Shellenberger integram o que ele chamou de Twitter Files – Brazil.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
TSE condena Lula a pagar R$ 250 mil em ação movida por Bolsonaro
Tribunal entendeu que o petista e sua frente partidária atuaram no impulsionamento de propaganda eleitoral negativa na internet
Leandro de Jesus denuncia hospital em Santa Maria da Vitória que deveria ser inaugurado em 2022
Parlamentar mostra a placa da obra, que estampa o valor de R$ 19.800 milhões para a reforma e ampliação do equipamento
Governo Tarcísio revoga resolução para consulta pública sobre “crianças LGBT+”
Deputada petista acionou o Ministério Público contra revogação
Nós plantamos sementes, diz Bolsonaro
Ex-presidente deu a declaração ao lado dos governadores Caiado e Tarcísio
Prefeito cassado é eleito prefeito em RS
Paulo Renato Cortellini (MDB) deixou o Executivo de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, em cinco de março; neste domingo, em eleição suplementar, conquistou novamente o cargo
CGU indica irregularidades em obra da Codevasf financiada por emenda parlamentar de Juscelino Filho
Relatório aponta que a pavimentação de 80% de uma estrada financiada por emenda parlamentar de Juscelino Filho beneficiaria apenas o atual ministro das Comunicações e seus familiares
Carregando..