Justiça determina o retorno do ex-ministro de Lula a conselho da Petrobras

Governo aguarda uma decisão favorável também contra o afastamento do presidente do conselho de administração, Pietro Mendes
Por: Brado Jornal 15.abr.2024 às 17h56
Justiça determina o retorno do ex-ministro de Lula a conselho da Petrobras
Tânia Rêgo/Agência Brasil

Em uma vitória para o governo, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região acatou recurso da União e concedeu o efeito suspensivo à decisão que afastou Sérgio Machado Rezende da posição de conselheiro administrativo da Petrobras. 

Sérgio Machado foi suspenso do conselho de administração da petroleira em 8 de abril por decisão cautelar da 21ª Vara Cível Federal de São Paulo. A corte entendeu que a indicação do executivo para a Petrobras infringiu o estatuto social da empresa e a Lei das Estatais por não apresentar lista tríplice e nem um período de quarentena quando deixou o diretório nacional do PSB (Partido Socialista Brasileiro).

Sérgio Machado é ex-ministro da Ciência e Tecnologia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Esteve no cargo de 2005 a 2011. É conselheiro da Petrobras desde 28 de abril de 2023, por indicação do governo federal.

Essa decisão é a 1ª vitória do governo em relação aos conselheiros da Petrobras suspensos pela Justiça. Na 5ª feira (11.abr), o presidente do conselho de administração da empresa, Pietro Mendes, também foi afastado, sob a mesma argumentação de sua indicação infringir a Lei das Estatais.

Na sexta-feira (12), a Advocacia Geral da União entrou com um recurso contra a suspensão de Pietro Mendes. A expectativa do governo é que também tenham decisão favorável no caso do presidente do conselho em breve.


Fonte: Poder360



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Alexandre de Moraes cobra seriedade em depoimento sobre tentativa de golpe
A audiência, realizada por videoconferência, integra o julgamento do núcleo 1, que investiga a tentativa de golpe em 2022
Bolsonaro critica mensagens de ex-ajudante que preferia Lula a Michelle em 2026
Bolsonaro defendeu Michelle, destacando sua capacidade de manter a ordem.
BR-324 enfrenta problemas após fim da concessão da Via Bahia
A transição, anunciada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, marcou o que ele chamou de “novo 2 de julho da Bahia”
Contas de Rui Costa são aprovadas pelo TCE-BA apesar de reprovação técnica
O relatório, elaborado por 41 auditores e coordenado pelo superintendente José Raimundo Bastos de Aguiar, identificou sérias irregularidades em setores como saúde e segurança pública
João Roma reafirma pré-candidatura ao governo da Bahia
Ex-ministro tenta se vender como oposição, mas segue como mais um aliado da base esquerdista no estado
Moraes rejeita pedido de Bolsonaro para adiar depoimentos em inquérito sobre golpe
Em sua decisão, Moraes afirmou que a disponibilização do material não impacta o curso do processo nem modifica as acusações formuladas pela PGR
Carregando..