Rui Costa classifica como deslealdade vazamento de mensagens de Geraldo Júnior

Ministro da Casa Civil reage a episódio em grupo de WhatsApp e afirma que decisão sobre chapa cabe ao governador Jerônimo Rodrigues
Por: Brado Jornal 12.mar.2026 às 08h43
Rui Costa classifica como deslealdade vazamento de mensagens de Geraldo Júnior
Divulgação
O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), manifestou-se nesta quarta-feira (11 de março de 2026) sobre o episódio de mensagens vazadas atribuídas ao vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB). Em declaração feita ao jornalista Giorlando Lima durante entrega de uma Unidade Básica de Saúde em Belo Campo, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT), o petista descreveu o fato como um ato de deslealdade.

“Se me perguntarem minha opinião, digo que aquilo foi uma deslealdade. Mas não faço política movido por rancor, mágoa ou raiva. A vida traz surpresas assim, com atitudes desleais das pessoas. Ali houve um ato de deslealdade”, afirmou Rui Costa.

O contexto do comentário envolve a divulgação de conversas em um grupo de WhatsApp, onde o vice-governador teria encaminhado conteúdo crítico ao ministro e solicitado que aliados ajudassem a propagar o material. A mensagem, que incluía um pedido para “viralizar” uma publicação de ataque, acabou sendo apagada após o envio, mas o vazamento gerou repercussão na política baiana.

Apesar da crítica direta, Rui Costa evitou alimentar conflitos pessoais e reforçou que não cabe a ele definir a composição da chapa majoritária para as eleições futuras. “Isso é decisão do governador, quem vai integrar a chapa dele”, destacou, delegando a responsabilidade a Jerônimo Rodrigues.

O episódio ocorre em meio a tensões internas na base aliada ao governo do estado, especialmente envolvendo a possível manutenção de Geraldo Júnior como candidato a vice na reeleição. Rui Costa, figura influente no PT baiano e ex-governador, tem sido apontado em discussões sobre o futuro da aliança, com relatos de que o incidente poderia impactar apoios futuros caso o MDB permaneça na composição.

O ministro manteve tom sereno na fala, enfatizando que supera esse tipo de situação sem guardar ressentimentos, embora reconheça a surpresa causada pela conduta. A reação pública contrasta com publicações anteriores nas redes sociais do petista, que incluíram referências bíblicas a temas como falsidade e infidelidade logo após o surgimento das mensagens polêmicas.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Bruno Reis inaugura praça reformada em Paripe
Prefeito entrega espaço com R$ 770 mil em investimentos, priorizando qualidade igualitária e lazer no Subúrbio.
Renan Santos celebra avanço em pesquisas e mira segundo turno
Pré-candidato à Presidência avalia que percentuais atuais representam base sólida para crescimento e promete vitória sobre Lula caso alcance a fase final da disputa.
Pesquisa Atlas/Bloomberg de abril de 2026 mostra Renan Santos com 5,3% no primeiro turno com Lula à frente
Pré-candidato do Partido Missão aparece em terceiro lugar em cenário com Flávio Bolsonaro, com destaque entre jovens de 16 a 24 anos, onde registra 22,4% das intenções de voto
Senador acusa Caetano Veloso de ter usado armas na ditadura militar
Otto Alencar contesta declaração e afirma que cantor apenas tocou violão durante toda a vida
Osvaldo, do Vitória, é homenageado como cidadão de Salvador
Atacante cearense recebe título da Câmara Municipal por identificação com a cidade e trajetória no clube rubro-negro.
Deputado baiano ex-bolsonarista coloca filho em alto cargo no governo Lula
Raimundo Costa (PSD) viabiliza nomeação de Rainan Costa como secretário-executivo adjunto no Ministério da Pesca e Aquicultura, com remuneração superior a R$ 27 mil.
Carregando..