PGR se opõe à condenação de Zema por falas sobre vacinação infantil.

Governador de MG virou alvo do PSOL e do STF por ter dito que “todo aluno, independente de ter ou não vacinado, terá acesso às escolas
Por: Brado Jornal 16.abr.2024 às 13h32
PGR se opõe à condenação de Zema por falas sobre vacinação infantil.
José Cruz/Agência Brasil

A Procuradoria Geral da República se manifestou contra o prosseguimento de uma reclamação ajuizada contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), por falas sobre a vacinação de crianças.

Em fevereiro deste ano, o governador apareceu em um vídeo, ao lado do senador Cleitinho (Republicanos-MG) e do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), dizendo que, em seu Estado, nenhum aluno será impedido de estudar por falta de vacina.

“Aqui em Minas, qualquer aluno, independente de ter ou não [se] vacinado, terá acesso às escolas”, afirmou.

A ação foi apresentada por deputadas e vereadoras do Psol de Minas Gerais e está sob a relatoria do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. Segundo as políticas, Zema violou entendimento da Corte sobre a obrigatoriedade da vacinação de menores de 18 anos durante a pandemia.

Em peça enviada ao STF, o procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, entretanto, diz que há uma falta de elementos para condenar o governador na ação. Gonet afirma que a decisão não abrange a matrícula de alunos na rede pública de ensino.

Em fevereiro, Zema disse à Corte que a vacinação infantil nunca foi obrigatória para matrícula na rede de ensino de Minas Gerais.

No documento, afirma que a apresentação do cartão vacinal para estudantes é pedida nas escolas como forma de “sensibilização” dos pais. A manifestação se deu em resposta à determinação do ministro Alexandre de Moraes para ele explicar a declaração.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
CPI do Crime Organizado adia oitivas com governadores para após o carnaval
Depoimentos de Raquel Lyra (PE) e Cláudio Castro (RJ), marcados para 10 e 11 de fevereiro, foram cancelados; comissão retoma trabalhos somente em duas semanas, impactando também a CPI do INSS
Fim da escala 6x1 avança na Câmara
Propostas de redução da jornada de trabalho começam a tramitar na CCJ
Deputada do PSOL apresenta projeto para conceder título de cidadão brasileiro a Bad Bunny
Professora Luciene (PSOL-SP) justifica honraria pelo impacto cultural global do artista porto-riquenho e pela promoção da identidade latina; proposta surge após show polêmico no Super Bowl criticado por Trump e sugere entrega em sessão solene na Câmara
O ministro do STJ Marco Buzzi nega acusações de importunação sexual em carta aos colegas
Nova denúncia chega ao CNJ enquanto magistrado está afastado por licença médica
União Brasil ganha filiação de ex-candidato a prefeito de Potiraguá
Maurício Portugal deixa PSD após eleição de 2024 e oficializa migração acompanhado por Bruno Reis e Sandro Régis
Pesquisa Futura aponta Lula atrás de Flávio Bolsonaro e Tarcísio de Freitas em simulações de segundo turno
Levantamento da Futura/Apex, divulgado nesta terça-feira, mostra presidente empatado com outros governadores dentro da margem de erro; estudo ouviu 2 mil brasileiros entre 3 e 7 de fevereiro de 2026
Carregando..