PGR se opõe à condenação de Zema por falas sobre vacinação infantil.

Governador de MG virou alvo do PSOL e do STF por ter dito que “todo aluno, independente de ter ou não vacinado, terá acesso às escolas
Por: Brado Jornal 16.abr.2024 às 13h32
PGR se opõe à condenação de Zema por falas sobre vacinação infantil.
José Cruz/Agência Brasil

A Procuradoria Geral da República se manifestou contra o prosseguimento de uma reclamação ajuizada contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), por falas sobre a vacinação de crianças.

Em fevereiro deste ano, o governador apareceu em um vídeo, ao lado do senador Cleitinho (Republicanos-MG) e do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), dizendo que, em seu Estado, nenhum aluno será impedido de estudar por falta de vacina.

“Aqui em Minas, qualquer aluno, independente de ter ou não [se] vacinado, terá acesso às escolas”, afirmou.

A ação foi apresentada por deputadas e vereadoras do Psol de Minas Gerais e está sob a relatoria do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. Segundo as políticas, Zema violou entendimento da Corte sobre a obrigatoriedade da vacinação de menores de 18 anos durante a pandemia.

Em peça enviada ao STF, o procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, entretanto, diz que há uma falta de elementos para condenar o governador na ação. Gonet afirma que a decisão não abrange a matrícula de alunos na rede pública de ensino.

Em fevereiro, Zema disse à Corte que a vacinação infantil nunca foi obrigatória para matrícula na rede de ensino de Minas Gerais.

No documento, afirma que a apresentação do cartão vacinal para estudantes é pedida nas escolas como forma de “sensibilização” dos pais. A manifestação se deu em resposta à determinação do ministro Alexandre de Moraes para ele explicar a declaração.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Flávio Bolsonaro iguala discurso a extrema esquerda em post sobre "feminicídio"
Senador publica vídeo sobre violência contra mulheres e apresenta projeto de lei para medidas protetivas imediatas pela polícia
Lula confirma saída de pelo menos 18 ministros para disputar as eleições
Presidente revela debandada no governo e garante que não vai nomear substitutos até o fim do mandato
Moraes determina explicações da defesa de Bolsonaro sobre postagem de Eduardo
Ministro do STF dá 24 horas para esclarecimentos sobre vídeo em que filho do ex-presidente diz gravar conteúdo para mostrar ao pai, que cumpre prisão domiciliar
Itamaraty mantém sigilo sobre lista de hóspedes de Janja e Porchat no exterior
Ministério das Relações Exteriores nega divulgar nomes de visitantes em residências oficiais e alega sobrecarga operacional
Valdemar Costa Neto afirma que Eduardo Bolsonaro não retorna ao Brasil se Flávio não vencer as eleições
Presidente do PL declara que a vitória eleitoral é necessária “não só por causa do Eduardo, mas para tocar o país para frente” e dar continuidade ao projeto político.
Jerônimo acumula quase R$ 30 bilhões em empréstimos sem entregar resultados
Ex-prefeito de Governador Mangabeira critica promessas não cumpridas e aponta falhas em emprego, segurança, saúde e educação na Bahia
Carregando..