Preso, ex-vice-presidente do Equador pede ajuda ao Brasil

Jorge Glas foi detido em 5 de abril
Por: Rebeca Costa 19.abr.2024 às 12h02
Preso, ex-vice-presidente do Equador pede ajuda ao Brasil
Reprodução/

O ex-vice-presidente do Equador Jorge Glas pediu ajuda aos líderes de Brasil, Colômbia e México depois de ter sido preso em 5 de abril, quando policiais equatorianos invadiram a embaixada mexicana em Quito, capital do país. Glas havia recebido asilo político no local.

Depois da invasão da embaixada, ele foi levado para uma prisão de segurança máxima na cidade equatoriana de Guayaquil. A agência AFP (Agence France-Presse) teve acesso às cartas dirigidas aos líderes, com data de 15 de abril. Glas escreveu: “Estou na pior prisão do Equador e em greve de fome. Ajude-me”.

Em 5 de abril, a polícia arrombou as portas externas da sede diplomática mexicana em Quito e entrou no pátio principal para deter Glas. O ex-vice-presidente é acusado de peculato (se apropriar ou desviar bem público em benefício próprio ou de terceiros) pelo Ministério Público.

Na carta, Glas agradeceu ao presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, pelo asilo e pediu “perdão como equatoriano” pela invasão à embaixada. 

“Existe aqui uma perseguição brutal a todos os progressistas. Somente a ajuda internacional pode fazer alguma coisa”, declarou o ex-vice-presidente aos líderes de Brasil, Colômbia e México. 

Nas cartas dirigidas aos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e da Colômbia, Gustavo Petro, Glas acrescentou que sua retirada da embaixada envolveu o uso de tortura. 

Lula condenou a invasão da embaixada em 9 de abril. Ele chamou o episódio de “grave violação do direito internacional”. O presidente já havia prestado solidariedade ao México em 6 de abril. Na época, ele compartilhou nota do Ministério das Relações Exteriores, que condenava a ação policial.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula escolhe aliado de Pacheco para vaga de ministro do TST
Presidente escolhe para a vaga Antonio Fabrício de Matos Gonçalves, integrante do Prerrogativas e apoiado pelo presidente do Senado
Ricardo Nunes vai à Justiça Eleitoral contra pedido de voto de Lula para Boulos
O MDB pretende ainda solicitar ao Ministério Público “a abertura de inquérito para a apuração dos valores gastos com o evento, incluindo os públicos, além do uso da estrutura sindical com o objetivo de se promover candidatura”
Lula admite fracasso em ato no 1º de Maio: 'Mal convocado'
Durante discurso, Lula disse ter falado com o ministro Márcio Macêdo, da Secretaria Geral da Presidência, de que o governo não havia feito o "esforço necessário" para convocar o ato
Parece que a direita esqueceu tudo o que o Moro falou do Bolsonaro, diz presidente do PL
Valdemar Costa Neto insiste em recorrer da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná que absolveu o senador Sergio Moro (União Brasil-PR)
Pacheco diz que ação do governo contra desoneração foi 'erro primário'
AGU pediu ao STF derrubada da medida fiscal. Ação está em julgamento
Gustavo Gayer vence ação contra o PT
A esquerda foi condenada a pagar o deputado e ele conseguiu provar que eles apoiam sim o grupo terrorista Hamas
Carregando..