Pacheco critica governo por judicializar desoneração da folha

Senador afirma que argumentará com o STF e tomará “providências políticas” para que a decisão do Congresso seja respeitada
Por: Brado Jornal 26.abr.2024 às 11h05
Pacheco critica governo por judicializar desoneração da folha
Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), criticou nesta quinta-feira (25) a decisão do governo Lula de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a desoneração da folha de pagamento de setores intensivos em mão de obra, uma medida aprovada pelo Congresso Nacional.

A declaração surge logo após o ministro Cristiano Zanin, do STF, atender a uma solicitação do governo Lula e suspender partes da lei que estendeu a desoneração da folha de pagamento até 2027 para empresas de 17 setores da economia, além de municípios com até 156 mil habitantes. Vale destacar que Zanin foi advogado do presidente, indicado à Corte em junho de 2023.

Em comunicado, Pacheco anunciou que convocará uma reunião de líderes para debater o assunto. “O governo federal erra ao judicializar a política e impor suas próprias razões, em uma aparente tentativa de revisitar o debate sobre a desoneração da folha de pagamento. Respeito a decisão monocrática do ministro Cristiano Zanin e buscarei apresentar os argumentos do Congresso Nacional ao STF por meio do devido processo legal”, afirmou o presidente do Senado.

“Além disso, tomarei as medidas políticas necessárias para garantir o respeito à escolha do Parlamento pela manutenção de empregos e pela sobrevivência dos pequenos e médios municípios”, acrescentou.

O projeto de lei que tratava da desoneração foi aprovado pelo Congresso com ampla maioria no ano passado. Posteriormente, foi integralmente vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas esse veto foi derrubado pelo Congresso. O texto prorroga até 2027 a desoneração da folha de pagamento dos 17 setores da economia que mais empregam no país.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Governo irá acionar PF para apuração de 'fake news' sobre enchentes
90 pessoas morreram e 1,3 milhão foram afetadas pelas fortes chuvas que atingem o estado
MPF pede cassação de governador do RJ, vice e presidente da Alerj
Eles são acusados de usar máquina pública para se elegerem em 2022
Governo pode importar feijão e arroz, diz Lula
O presidente concedeu entrevista a rádios no programa “Bom dia, Presidente”, da EBC
Cartunista da Folha de São Paulo pede desculpas por charge ironizando tragédia no RS
Jean Galvão disse que a ideia do desenho foi dar "voz à inocência da menina"
Diego Castro faz duras críticas ao programa Bahia pela Paz: ‘Mais uma peça de publicidade do governo’
Para o parlamentar, o Bahia pela Paz é apenas "um grande saco vazio" que não promete resolver os problemas da segurança pública
Carregando..