Sessão da Câmara sobre saidinha

Lideranças do governo e da oposição fecharam um acordo nesta quinta-feira (9)
Por: Brado Jornal 09.mai.2024 às 14h45
Sessão da Câmara sobre saidinha
Antônio Cruz/Agência Brasil

As lideranças do governo e da oposição fecharam um acordo nesta quinta-feira (9) a fim de adiar para o dia 28 de maio a votação dos vetos à Lei de Segurança Nacional, feito ainda em 2021 durante o governo Jair Bolsonaro, e o veto parcial ao projeto que restringe a saída temporária de presos, conhecido como saidinha.

Em sessão conjunta da Câmara e do Senado, os parlamentares analisariam 32 vetos presidenciais. Porém, foi acordado o adiamento de uma série de vetos, entre eles, os vetos às leis orgânicas dos policiais civis e dos policiais militares e bombeiros.

Também foi acordado o adiamento dos vetos, totais ou parciais, às leis do despacho gratuito de bagagem, de autocontrole agropecuário, da flexibilização do controle de agrotóxicos e, também, a diversos trechos vetados na Lei Geral do Esporte.

O que permitiu o adiamento da análise desses e outros vetos foi o acordo, feito entre governo e oposição, para o adiamento dos vetos ao projeto das saidinhas e à Lei de Defesa da Democracia, que revogou a Lei de Segurança Nacional da época da ditadura.

“Nós concordamos com o adiamento de um veto que vem de 2021. Ou seja, nós estamos, há quatro anos, sob a apreciação desse veto - há quatro anos - e apreciarmos um veto, como, por exemplo, o da saída temporária, que nem trancando a pauta está”, sustentou o líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP).

Depois de muito debate, o líder da minoria no Congresso, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aceitou o adiamento dos vetos.  “Esse veto à lei de segurança nacional é tão ou mais importante que o veto das saidinhas. A minha preocupação é que a maioria dos parlamentares não tenha a real dimensão dos impactos desses vetos na vida real, em especial no mundo rural. Óbvio que não gostaria, mas serei obrigado a aceitar esse acordo”, destacou.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Eduardo Leite sugere adiar eleições municipais devidos as enchentes
O governador do RS ainda admitiu que o sistema de controle de enchentes em Porto Alegre falhou, mas não confirmou se por falha no projeto ou falta de investimentos
Tarcísio migrará para o PL, diz Valdemar Costa Neto
Migração deve abrir caminho para o governo Lula (PT) confirmar apoio à candidatura do deputado Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos, à presidência da Câmara
Irã confirma morte do presidente Ebrahim Raisi após queda de helicóptero
O incidente ocorreu neste domingo (19), no norte do país; chanceler Hossein Amirabdollahian também está entre as vítimas
Enchentes RS: Sobe para 157 o número de mortes pelas chuvas
Ao menos 463 municípios foram afetados
Itamaraty lamenta morte do presidente do Irã
Raisi morreu aos 63 anos depois da queda de um helicóptero
'Sou preso político', diz Filipe Martins
Ex-assessor teve novo pedido de soltura negado
Carregando..