Flávio Bolsonaro muda texto da PEC das Praias

Após a polêmica discussão sobre se praias poderão ser “privatizadas”, o senador Flávio Bolsonaro mudou o texto da PEC das Praias
Por: Brado Jornal 10.jun.2024 às 15h52
Flávio Bolsonaro muda texto da PEC das Praias
Tânia Rego/Agência Brasil

 Diante da polêmica envolvendo a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que possibilita que estados, municípios e particulares sejam donos de áreas no litoral brasileiro atualmente pertencentes à União, o relator do texto, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), decidiu propor uma emenda para afastar a ideia de que a PEC poderia privatizar praias ou restringir o acesso a elas.

A emenda estará em uma nova versão do seu relatório, que ainda não tem previsão de data para ser apresentada, apurou o SBT News. Ela incluirá na PEC um artigo e um parágrafo único.

Segundo o artigo, "as praias são bens públicos de uso comum, sendo assegurado o livre acesso a elas e ao mar, ressalvadas as áreas consideradas de interesse de segurança definidas em legislação específica".

Já o parágrafo único diz que "não será permitida a utilização do solo que impeça, ou dificulte, o acesso da população às praias".

Em mensagem do senador à qual a reportagem teve acesso, Flávio Bolsonaro diz que a emenda é" para que não exista nenhuma dúvida de que as praias serão sempre de todos".

O relator ainda fará mais algumas alterações em seu parecer em relação à PEC. Na primeira versão, apresentada em 16 de agosto do ano passado, ele vota pela aprovação da proposta com apenas uma emenda de redação de sua autoria, que muda a ementa; com a nova versão, fica mais claro que a PEC altera a Constituição Federal para dispor sobre os chamados terrenos de marinha.

No documentro, Flávio Bolsonaro afirma não haver dúvidas das virtudes da PEC. "O fato é que o instituto terreno de marinha, da forma que atualmente é disciplinado pelo nosso ordenamento, causa inúmeras inseguranças jurídicas quanto à propriedade de edificações", pontua.

"É imperioso enfrentar esse tema e conferir soluções mais adequadas para a população que vive sob os influxos das marés".

Ele prossegue: "Para solucionar esse grave problema, a PEC aqui analisada traz regramento adequado e equilibrado para os terrenos de marinha. A proposta apresenta critérios claros sobre a propriedade desses bens, conferindo segurança jurídica às partes envolvidas".

A Proposta de Emenda à Constituição está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Aldo Rebelo chama Zema de desqualificado e rejeita venda do Banco do Brasil
Pré-candidato à Presidência alerta que privatizações podem entregar ativos estratégicos brasileiros a empresas chinesas
Capitão Alden cobra explicações sobre dívidas de aliados de Lula
Deputado pede detalhes ao Ministério da Fazenda sobre financiamentos garantidos pelo FGE a países próximos ao governo
Pai de crianças mortas em incêndio em Serrinha relata tentativas frustradas de obter guarda dos filhos
Joselito de Almeida Borges, que mora no Rio Grande do Sul, planejava visitar a família na Bahia em junho; mãe das vítimas, Cristina, foi presa por abandono de incapaz
Hassan Iossef busca respaldo de Bruno Reis junto a líderes de Salvador
Deputado estadual do PP, que migrou para o grupo de ACM Neto, reuniu-se com o prefeito para discutir apoio a lideranças locais e execução de demandas na capital baiana
Ciro Nogueira acusa perseguição política após operação da PF
Senador do PP-PI diz estar indignado com ação da Compliance Zero, que investiga supostas fraudes no Banco Master, e compara caso ao ocorrido em 2018
Tether aciona Banco Master na Justiça por dívida de R$ 1,6 bilhão
Multinacional das criptomoedas busca recuperar empréstimo concedido a holding ligada ao banco e solicita bloqueio de bens para garantir o pagamento.
Carregando..