Flávio Bolsonaro muda texto da PEC das Praias

Após a polêmica discussão sobre se praias poderão ser “privatizadas”, o senador Flávio Bolsonaro mudou o texto da PEC das Praias
Por: Brado Jornal 10.jun.2024 às 15h52
Flávio Bolsonaro muda texto da PEC das Praias
Tânia Rego/Agência Brasil

 Diante da polêmica envolvendo a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que possibilita que estados, municípios e particulares sejam donos de áreas no litoral brasileiro atualmente pertencentes à União, o relator do texto, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), decidiu propor uma emenda para afastar a ideia de que a PEC poderia privatizar praias ou restringir o acesso a elas.

A emenda estará em uma nova versão do seu relatório, que ainda não tem previsão de data para ser apresentada, apurou o SBT News. Ela incluirá na PEC um artigo e um parágrafo único.

Segundo o artigo, "as praias são bens públicos de uso comum, sendo assegurado o livre acesso a elas e ao mar, ressalvadas as áreas consideradas de interesse de segurança definidas em legislação específica".

Já o parágrafo único diz que "não será permitida a utilização do solo que impeça, ou dificulte, o acesso da população às praias".

Em mensagem do senador à qual a reportagem teve acesso, Flávio Bolsonaro diz que a emenda é" para que não exista nenhuma dúvida de que as praias serão sempre de todos".

O relator ainda fará mais algumas alterações em seu parecer em relação à PEC. Na primeira versão, apresentada em 16 de agosto do ano passado, ele vota pela aprovação da proposta com apenas uma emenda de redação de sua autoria, que muda a ementa; com a nova versão, fica mais claro que a PEC altera a Constituição Federal para dispor sobre os chamados terrenos de marinha.

No documentro, Flávio Bolsonaro afirma não haver dúvidas das virtudes da PEC. "O fato é que o instituto terreno de marinha, da forma que atualmente é disciplinado pelo nosso ordenamento, causa inúmeras inseguranças jurídicas quanto à propriedade de edificações", pontua.

"É imperioso enfrentar esse tema e conferir soluções mais adequadas para a população que vive sob os influxos das marés".

Ele prossegue: "Para solucionar esse grave problema, a PEC aqui analisada traz regramento adequado e equilibrado para os terrenos de marinha. A proposta apresenta critérios claros sobre a propriedade desses bens, conferindo segurança jurídica às partes envolvidas".

A Proposta de Emenda à Constituição está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Vaga na chapa de ACM Neto ganha concorrência com Roma, Coronel, Republicanos e PSDB
Chapa majoritária do pré-candidato ao governo da Bahia, antes sem interessados, agora atrai disputa interna por espaços no Senado e alianças, com migração de figuras do PSD e interesse de Republicanos e PSDB
Nikolas Ferreira declara apoio a Flávio Bolsonaro para disputar eleição de 2026
Deputado federal nega ambição por liderança na direita, elogia Jair Bolsonaro como único chefe do movimento e relata detalhes da recente Caminhada da Liberdade em entrevista ao Programa Pânico
Michelle articula prisão domiciliar de Bolsonaro no STF e intensifica disputa familiar por 2026
Ex-primeira-dama busca mudança na pena do ex-presidente e ganha espaço na sucessão, o que aumenta tensão com Flávio Bolsonaro na pré-campanha
Republicanos exige uma vaga ao Senado na chapa de ACM Neto, afirma Marinho
Deputado Márcio Marinho reforça que partido não pretende abrir mão de espaço na majoritária da oposição baiana para 2026, priorizando nomes com potencial de voto na capital e no interior
Lula sugere a Trump limite de conselho de paz a Gaza e inclusão da Palestina
Em conversa telefônica, presidente brasileiro defende reestruturação da ONU, foco exclusivo do conselho em Gaza e representação palestina, enquanto agenda visita a Washington
Sandro Régis diz que violência e promessas não cumpridas transformaram governo em chacota
Deputado da oposição afirma que alta criminalidade e descumprimento de compromissos geram sensação de impunidade e frustração, tornando o Executivo alvo de piadas e descrédito na Bahia
Carregando..