Flávio Bolsonaro muda texto da PEC das Praias

Após a polêmica discussão sobre se praias poderão ser “privatizadas”, o senador Flávio Bolsonaro mudou o texto da PEC das Praias
Por: Brado Jornal 10.jun.2024 às 15h52
Flávio Bolsonaro muda texto da PEC das Praias
Tânia Rego/Agência Brasil

 Diante da polêmica envolvendo a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que possibilita que estados, municípios e particulares sejam donos de áreas no litoral brasileiro atualmente pertencentes à União, o relator do texto, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), decidiu propor uma emenda para afastar a ideia de que a PEC poderia privatizar praias ou restringir o acesso a elas.

A emenda estará em uma nova versão do seu relatório, que ainda não tem previsão de data para ser apresentada, apurou o SBT News. Ela incluirá na PEC um artigo e um parágrafo único.

Segundo o artigo, "as praias são bens públicos de uso comum, sendo assegurado o livre acesso a elas e ao mar, ressalvadas as áreas consideradas de interesse de segurança definidas em legislação específica".

Já o parágrafo único diz que "não será permitida a utilização do solo que impeça, ou dificulte, o acesso da população às praias".

Em mensagem do senador à qual a reportagem teve acesso, Flávio Bolsonaro diz que a emenda é" para que não exista nenhuma dúvida de que as praias serão sempre de todos".

O relator ainda fará mais algumas alterações em seu parecer em relação à PEC. Na primeira versão, apresentada em 16 de agosto do ano passado, ele vota pela aprovação da proposta com apenas uma emenda de redação de sua autoria, que muda a ementa; com a nova versão, fica mais claro que a PEC altera a Constituição Federal para dispor sobre os chamados terrenos de marinha.

No documentro, Flávio Bolsonaro afirma não haver dúvidas das virtudes da PEC. "O fato é que o instituto terreno de marinha, da forma que atualmente é disciplinado pelo nosso ordenamento, causa inúmeras inseguranças jurídicas quanto à propriedade de edificações", pontua.

"É imperioso enfrentar esse tema e conferir soluções mais adequadas para a população que vive sob os influxos das marés".

Ele prossegue: "Para solucionar esse grave problema, a PEC aqui analisada traz regramento adequado e equilibrado para os terrenos de marinha. A proposta apresenta critérios claros sobre a propriedade desses bens, conferindo segurança jurídica às partes envolvidas".

A Proposta de Emenda à Constituição está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Bolsonaro prioriza perdão penal e sinaliza disposição para renunciar à reversão de inelegibilidade
Aliados revelam inclusão de perdão para crimes eleitorais como margem para diálogos, em meio a condenação por tentativa de golpe
Influenciador Dr. Lukas Devil é detido em Salvador por furto de esmeraldas
Lukas também foi autuado em flagrante pelo furto das joias, que, segundo a Polícia Civil, ocorreu em uma clínica durante uma reunião de negócios
Deputado propõe lei para tornar obrigatória a divulgação de regras de vestimenta
Projeto busca maior clareza e respeito nas relações entre clientes e estabelecimentos
Motta avalia falta de apoio para anistia ampla na Câmara após sentença contra Bolsonaro
Encontro no Alvorada reforça resistência ao projeto de perdão aos envolvidos nos atos golpistas
Ministério Público Federal solicita revogação das autorizações de radiodifusão da Jovem Pan devido à propagação de notícias falsas
Ação judicial busca também indenização de R$ 13,4 milhões por prejuízos à sociedade
Carregando..