Lira adia PL do aborto para segundo semestre

Presidente da Casa Baixa disse que Câmara não é monocrática
Por: Brado Jornal 19.jun.2024 às 07h19
Lira adia PL do aborto para segundo semestre
Wilson Dias/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta terça-feira (18) que o projeto de lei “antiaborto” (1.904 de 2024) só será analisado no 2º semestre de 2024. O recuo do congressista e de líderes partidários se dá depois da repercussão negativa em relação ao texto, que equipara o aborto depois de 22 semanas ao crime de homicídio. 

Em pronunciamento a jornalistas, Lira disse que, na volta do recesso do Congresso, que começará em 18 de julho, será criada uma “comissão representativa” com todos os partidos para analisar a proposta, de autoria do deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). 

Segundo apurou o Poder360, o presidente da Casa Baixa sugeriu em reunião nesta 3ª feira (18.jun) com os líderes partidários a criação de um GT (grupo de trabalho) para analisar o PL “antiaborto”. 

Entretanto, é difícil que uma proposta da natureza do PL 1.904 seja aprovada pelos deputados depois do recesso. 

Isso se dá porque as eleições municipais, que serão realizadas em outubro, reduzirão as atividades legislativas. Em agosto, os congressistas se concentrarão nas campanhas eleitorais em suas cidades, e as atividades normais só serão retomadas em novembro.


DEBATE

Em um gesto simbólico, o presidente da Câmara fez o anúncio ao lado dos líderes partidários da Casa Baixa. A coordenadora da bancada feminina, deputada Benedita da Silva (PT-RJ), estava presente.

O deputado alagoano também afirmou que “todos os assuntos importantes” votados na Câmara foram amplamente debatidos.

“É iminente que a discussão do PL 1.904 ocorra de forma ostensiva, de forma clara”, disse.

A urgência do texto foi aprovada na 4ª feira (12.jun), em votação relâmpago, com cerca de 20 segundos de duração.  



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Sindiquímica critica venda de ações da Bahiagás como “privatização disfarçada” após decreto de Jerônimo Rodrigues
Dirigente sindical Alfredo Santos Junior publica vídeo e sindicato ajuíza ação civil pública; manifestação reúne presença de Hilton Coelho (PSOL)
Jerônimo confirma elevador no novo ferry-boat de Salvador a Itaparica
Embarcação com capacidade para 170 veículos deve operar ainda em 2026, antes do pico de demanda do verão, e inclui recurso de acessibilidade definido em reunião desta quarta-feira
Fachin determina arquivamento de cinco investigações do inquérito das fake news
Presidente do STF atende manifestações da PGR que apontaram falta de provas e prescrição em alguns casos
Tarcísio admite possibilidade de candidatura em 2030, mas decisão será em grupo
Governador reeleito mantém foco imediato na gestão de São Paulo e condiciona qualquer projeto nacional a uma avaliação coletiva e a bons resultados no estado
Lula vira em 3 regiões metropolitanas e cresce mais de 30% em outras 6
Dados do TSE mostram variação da votação de Lula e Flávio Bolsonaro do 1º para o 2º turno
Valdemar Costa Neto critica carta em que Flávio se diz líder do Brasil
Presidente do PL afirma que não gostou do documento publicado pelo senador após a chegada aos EUA
Carregando..