Lira adia PL do aborto para segundo semestre

Presidente da Casa Baixa disse que Câmara não é monocrática
Por: Brado Jornal 19.jun.2024 às 07h19
Lira adia PL do aborto para segundo semestre
Wilson Dias/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta terça-feira (18) que o projeto de lei “antiaborto” (1.904 de 2024) só será analisado no 2º semestre de 2024. O recuo do congressista e de líderes partidários se dá depois da repercussão negativa em relação ao texto, que equipara o aborto depois de 22 semanas ao crime de homicídio. 

Em pronunciamento a jornalistas, Lira disse que, na volta do recesso do Congresso, que começará em 18 de julho, será criada uma “comissão representativa” com todos os partidos para analisar a proposta, de autoria do deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). 

Segundo apurou o Poder360, o presidente da Casa Baixa sugeriu em reunião nesta 3ª feira (18.jun) com os líderes partidários a criação de um GT (grupo de trabalho) para analisar o PL “antiaborto”. 

Entretanto, é difícil que uma proposta da natureza do PL 1.904 seja aprovada pelos deputados depois do recesso. 

Isso se dá porque as eleições municipais, que serão realizadas em outubro, reduzirão as atividades legislativas. Em agosto, os congressistas se concentrarão nas campanhas eleitorais em suas cidades, e as atividades normais só serão retomadas em novembro.


DEBATE

Em um gesto simbólico, o presidente da Câmara fez o anúncio ao lado dos líderes partidários da Casa Baixa. A coordenadora da bancada feminina, deputada Benedita da Silva (PT-RJ), estava presente.

O deputado alagoano também afirmou que “todos os assuntos importantes” votados na Câmara foram amplamente debatidos.

“É iminente que a discussão do PL 1.904 ocorra de forma ostensiva, de forma clara”, disse.

A urgência do texto foi aprovada na 4ª feira (12.jun), em votação relâmpago, com cerca de 20 segundos de duração.  



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Pacheco se reuniu com dirigente de entidade suspeita de fraudes no INSS, aponta PF
Relatório da Polícia Federal menciona encontro com presidente da Conafer para tratar de nomeação no órgão previdenciário
Quaest aponta Lula à frente de Flávio Bolsonaro em simulação de segundo turno
Presidente aparece com 45% das intenções de voto contra 37% do senador, vantagem de oito pontos; pesquisa capta efeitos de briga familiar bolsonarista e operação contra aliado petista
Governo eleva percentual de etanol na gasolina para 32%
Medida do Conselho Nacional de Política Energética vale por 180 dias e pode ser prorrogada
Esposa de investigado usou dinheiro desviado do INSS em cirurgia plástica
Polícia Federal identificou que recursos obtidos de forma irregular financiaram procedimentos estéticos e outros gastos pessoais do casal
Senado aprova aposentadoria especial para agentes de saúde
Proposta com forte impacto fiscal avança em dois turnos e é vista como pauta-bomba pelo governo
Governo britânico reafirma soberania sobre Malvinas após faixa argentina na Copa
Declaração oficial afirma que política deve ficar fora do futebol após provocação de jogadores argentinos
Carregando..