Lira adia PL do aborto para segundo semestre

Presidente da Casa Baixa disse que Câmara não é monocrática
Por: Brado Jornal 19.jun.2024 às 07h19
Lira adia PL do aborto para segundo semestre
Wilson Dias/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta terça-feira (18) que o projeto de lei “antiaborto” (1.904 de 2024) só será analisado no 2º semestre de 2024. O recuo do congressista e de líderes partidários se dá depois da repercussão negativa em relação ao texto, que equipara o aborto depois de 22 semanas ao crime de homicídio. 

Em pronunciamento a jornalistas, Lira disse que, na volta do recesso do Congresso, que começará em 18 de julho, será criada uma “comissão representativa” com todos os partidos para analisar a proposta, de autoria do deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). 

Segundo apurou o Poder360, o presidente da Casa Baixa sugeriu em reunião nesta 3ª feira (18.jun) com os líderes partidários a criação de um GT (grupo de trabalho) para analisar o PL “antiaborto”. 

Entretanto, é difícil que uma proposta da natureza do PL 1.904 seja aprovada pelos deputados depois do recesso. 

Isso se dá porque as eleições municipais, que serão realizadas em outubro, reduzirão as atividades legislativas. Em agosto, os congressistas se concentrarão nas campanhas eleitorais em suas cidades, e as atividades normais só serão retomadas em novembro.


DEBATE

Em um gesto simbólico, o presidente da Câmara fez o anúncio ao lado dos líderes partidários da Casa Baixa. A coordenadora da bancada feminina, deputada Benedita da Silva (PT-RJ), estava presente.

O deputado alagoano também afirmou que “todos os assuntos importantes” votados na Câmara foram amplamente debatidos.

“É iminente que a discussão do PL 1.904 ocorra de forma ostensiva, de forma clara”, disse.

A urgência do texto foi aprovada na 4ª feira (12.jun), em votação relâmpago, com cerca de 20 segundos de duração.  



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Deputada Erika Hilton aciona MP contra Ratinho por transfobia
Congressista pede investigação criminal, prisão e indenização de R$ 10 milhões após falas do apresentador questionarem sua presidência em comissão da Câmara
Ministro do Esporte do Irã descarta participação na Copa do Mundo de 2026
Ahmad Donyamali cita morte de Ali Khamenei em ataques dos EUA e Israel como motivo; conflito impede condições de segurança e torna presença “impossível” em torneio coanfitriado pelos americanos
Mulher baleada na perna durante tiroteio na Chapada do Rio Vermelho
Polícia Militar socorre vítima e reforça buscas por criminosos armados que atiraram contra guarnições em Salvador
Produtores enfrentam escassez e alta abusiva do diesel em plena colheita no RS e PR
Conflito no Oriente Médio eleva petróleo e gera suspeitas de especulação, com impactos diretos nas lavouras de soja e arroz
Zema alerta que soltura de Vorcaro pelo STF seria "tapa na cara" do Brasil
Governador mineiro critica possível decisão da Segunda Turma e cita ameaças, subornos e contratos com familiares de ministros como razões da prisão
Rui Costa classifica como deslealdade vazamento de mensagens de Geraldo Júnior
Ministro da Casa Civil reage a episódio em grupo de WhatsApp e afirma que decisão sobre chapa cabe ao governador Jerônimo Rodrigues
Carregando..