Lira adia PL do aborto para segundo semestre

Presidente da Casa Baixa disse que Câmara não é monocrática
Por: Brado Jornal 19.jun.2024 às 07h19
Lira adia PL do aborto para segundo semestre
Wilson Dias/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta terça-feira (18) que o projeto de lei “antiaborto” (1.904 de 2024) só será analisado no 2º semestre de 2024. O recuo do congressista e de líderes partidários se dá depois da repercussão negativa em relação ao texto, que equipara o aborto depois de 22 semanas ao crime de homicídio. 

Em pronunciamento a jornalistas, Lira disse que, na volta do recesso do Congresso, que começará em 18 de julho, será criada uma “comissão representativa” com todos os partidos para analisar a proposta, de autoria do deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). 

Segundo apurou o Poder360, o presidente da Casa Baixa sugeriu em reunião nesta 3ª feira (18.jun) com os líderes partidários a criação de um GT (grupo de trabalho) para analisar o PL “antiaborto”. 

Entretanto, é difícil que uma proposta da natureza do PL 1.904 seja aprovada pelos deputados depois do recesso. 

Isso se dá porque as eleições municipais, que serão realizadas em outubro, reduzirão as atividades legislativas. Em agosto, os congressistas se concentrarão nas campanhas eleitorais em suas cidades, e as atividades normais só serão retomadas em novembro.


DEBATE

Em um gesto simbólico, o presidente da Câmara fez o anúncio ao lado dos líderes partidários da Casa Baixa. A coordenadora da bancada feminina, deputada Benedita da Silva (PT-RJ), estava presente.

O deputado alagoano também afirmou que “todos os assuntos importantes” votados na Câmara foram amplamente debatidos.

“É iminente que a discussão do PL 1.904 ocorra de forma ostensiva, de forma clara”, disse.

A urgência do texto foi aprovada na 4ª feira (12.jun), em votação relâmpago, com cerca de 20 segundos de duração.  



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Plano de Dark Horse previa faturar o dobro da bilheteria de Homem-Aranha
Documento encontrado no celular de Vorcaro projetava até US$ 100 milhões e foi usado pela PF para questionar a finalidade do negócio
Luís Eduardo Magalhães realiza a maior Olimpíada Intercolegial do Norte e Nordeste
O prefeito Junior Marabá fez abriu oficialmente ontem, quinta-feira (10), a 24ª edição da Olimpíada Intercolegial de Luís Eduardo Magalhães (OILEM), que irá movimentar o cenário esportivo escolar até o dia 18 de novembro
Trabalhadores dos Correios iniciam greve nacional por tempo indeterminado
Assembleias de quinta-feira encerram negociação sem acordo; plano de saúde é o principal impasse
Flávio Bolsonaro é investigado no inquérito sobre o financiamento de Dark Horse
Apuração autorizada por Mendonça em julho mira lavagem de dinheiro, corrupção e evasão de divisas
Fachin dá 24 horas para Mendonça liberar documentos do caso Master
Decisão determina envio do material em HD e restringe o sigilo apenas a diligências que ainda possam ser prejudicadas
Pedido de vista pode adiar julgamento do caso Master no STF
Ala de Moraes quer sessão fechada e cobra de Fachin delimitação da pauta
Carregando..