Lira adia PL do aborto para segundo semestre

Presidente da Casa Baixa disse que Câmara não é monocrática
Por: Brado Jornal 19.jun.2024 às 07h19
Lira adia PL do aborto para segundo semestre
Wilson Dias/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta terça-feira (18) que o projeto de lei “antiaborto” (1.904 de 2024) só será analisado no 2º semestre de 2024. O recuo do congressista e de líderes partidários se dá depois da repercussão negativa em relação ao texto, que equipara o aborto depois de 22 semanas ao crime de homicídio. 

Em pronunciamento a jornalistas, Lira disse que, na volta do recesso do Congresso, que começará em 18 de julho, será criada uma “comissão representativa” com todos os partidos para analisar a proposta, de autoria do deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). 

Segundo apurou o Poder360, o presidente da Casa Baixa sugeriu em reunião nesta 3ª feira (18.jun) com os líderes partidários a criação de um GT (grupo de trabalho) para analisar o PL “antiaborto”. 

Entretanto, é difícil que uma proposta da natureza do PL 1.904 seja aprovada pelos deputados depois do recesso. 

Isso se dá porque as eleições municipais, que serão realizadas em outubro, reduzirão as atividades legislativas. Em agosto, os congressistas se concentrarão nas campanhas eleitorais em suas cidades, e as atividades normais só serão retomadas em novembro.


DEBATE

Em um gesto simbólico, o presidente da Câmara fez o anúncio ao lado dos líderes partidários da Casa Baixa. A coordenadora da bancada feminina, deputada Benedita da Silva (PT-RJ), estava presente.

O deputado alagoano também afirmou que “todos os assuntos importantes” votados na Câmara foram amplamente debatidos.

“É iminente que a discussão do PL 1.904 ocorra de forma ostensiva, de forma clara”, disse.

A urgência do texto foi aprovada na 4ª feira (12.jun), em votação relâmpago, com cerca de 20 segundos de duração.  



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
PF faz busca por armas na residência de Bolsonaro
Operação autorizada pelo STF não encontrou itens, diz defesa
Governo paga valor recorde de emendas parlamentares antes das eleições
Repasses de R$ 34 bilhões superam investimentos do PAC e beneficiam base aliada em ano eleitoral
Novo iate ligado a Neymar pode ultrapassar R$ 150 milhões
Embarcação de luxo chega ao Brasil com tripulação de Santa Catarina
Defesa de Flávio Bolsonaro pede investigação do Dark Horse a André Mendonça
Advogados pedem redistribuição do caso para Mendonça, citando conexão com outros processos que ele conduz
Julio Balestrin anuncia entrevistas com presidenciáveis
Influenciador afirma que pretende receber candidatos para treinos e conversas sobre propostas de governo em diferentes áreas
Lula inaugura início de ponte na Bahia e é criticado por ACM Neto
Oposição baiana questiona obra prometida há décadas
Carregando..