Senado aprova reformulação do ensino médio

Uma das principais mudanças do PL é o aumento da carga horária da FGB, que passa de 1.800 horas para 2.400 horas
Por: Brado Jornal 20.jun.2024 às 07h49
Senado aprova reformulação do ensino médio
Edilson Rodrigues/Agência Brasil

O Senado Federal aprovou na noite desta quarta-feira (19) o Projeto de Lei (PL) que define novas regras para o Novo Ensino Médio. O texto, que ainda precisa ser votado novamente pela Câmara dos Deputados, aumenta a carga horária da formação geral básica (FGB) e torna obrigatória a disciplina de espanhol.

Uma das principais mudanças do PL é o aumento da carga horária da FGB, que passa de 1.800 horas para 2.400 horas. Essa mudança vale para todos os alunos do Ensino Médio, inclusive aqueles que optarem por cursos técnicos e profissionais.

No caso dos cursos técnicos e profissionais, a carga horária total mínima poderá chegar a 3.600 horas, a depender da carga horária da formação técnica em si. A implementação dessa mudança será gradual, com prazos e metas estabelecidos no Plano Nacional de Educação.

A FGB é composta pelas disciplinas obrigatórias para todos os alunos do Ensino Médio, como português, matemática, história, geografia, ciências e artes. Com o novo texto, a disciplina de espanhol também passa a ser obrigatória.

O PL também define que a carga horária mínima anual do Ensino Médio será de 1.000 horas, distribuídas por 200 dias letivos. Essa carga horária já era prevista na legislação anterior, mas o novo texto a torna obrigatória para todas as escolas.

O currículo do Ensino Médio continuará sendo composto pela FGB e por itinerários formativos, que são áreas de aprofundamento escolhidas pelos alunos.

Como o texto foi alterado no Senado, o PL volta para a Câmara dos Deputados para uma nova votação. Se aprovado novamente, o projeto seguirá para sanção do presidente da República.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Laudo revela grave apneia do sono em Jair Bolsonaro durante período na prisão
Um exame médico submetido pela defesa de Bolsonaro ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), apontou que o ex-mandatário registrou 514 interrupções respiratórias em uma única noite enquanto estava sob custódia.
Pesquisa do Instituto Paraná revela maior desaprovação ao governo Lula
Na classificação qualitativa da gestão, 42,8% dos entrevistados a consideram ruim ou péssima (sendo 34,8% péssima e 8% ruim), 23,1% avaliam como regular e 32,7% veem positivamente (19,8% boa e 12,9% ótima).
Presidente dos Correios admite possível necessidade de aporte do Tesouro em 2026
Os Correios fecharam acordo com Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander Brasil, recebendo R$ 10 bilhões em dezembro de 2025 e mais R$ 2 bilhões previstos para janeiro de 2026, com garantia do Tesouro
Prefeito anuncia aumento na passagem de ônibus de Salvador para 2026
Subsídio aprovado pela Câmara adia reajuste, mas prefeito confirma elevação no próximo ano
Ex-presidente Jair Bolsonaro passará por intervenção complementar contra soluços persistentes
Equipe médica agenda bloqueio do nervo frênico esquerdo para esta segunda-feira
Desemprego no Brasil atinge mínima histórica de 5,2%
Recorde de ocupados chega a 103,2 milhões, com renda média em patamar inédito
Carregando..