Senado aprova reformulação do ensino médio

Uma das principais mudanças do PL é o aumento da carga horária da FGB, que passa de 1.800 horas para 2.400 horas
Por: Brado Jornal 20.jun.2024 às 07h49
Senado aprova reformulação do ensino médio
Edilson Rodrigues/Agência Brasil

O Senado Federal aprovou na noite desta quarta-feira (19) o Projeto de Lei (PL) que define novas regras para o Novo Ensino Médio. O texto, que ainda precisa ser votado novamente pela Câmara dos Deputados, aumenta a carga horária da formação geral básica (FGB) e torna obrigatória a disciplina de espanhol.

Uma das principais mudanças do PL é o aumento da carga horária da FGB, que passa de 1.800 horas para 2.400 horas. Essa mudança vale para todos os alunos do Ensino Médio, inclusive aqueles que optarem por cursos técnicos e profissionais.

No caso dos cursos técnicos e profissionais, a carga horária total mínima poderá chegar a 3.600 horas, a depender da carga horária da formação técnica em si. A implementação dessa mudança será gradual, com prazos e metas estabelecidos no Plano Nacional de Educação.

A FGB é composta pelas disciplinas obrigatórias para todos os alunos do Ensino Médio, como português, matemática, história, geografia, ciências e artes. Com o novo texto, a disciplina de espanhol também passa a ser obrigatória.

O PL também define que a carga horária mínima anual do Ensino Médio será de 1.000 horas, distribuídas por 200 dias letivos. Essa carga horária já era prevista na legislação anterior, mas o novo texto a torna obrigatória para todas as escolas.

O currículo do Ensino Médio continuará sendo composto pela FGB e por itinerários formativos, que são áreas de aprofundamento escolhidas pelos alunos.

Como o texto foi alterado no Senado, o PL volta para a Câmara dos Deputados para uma nova votação. Se aprovado novamente, o projeto seguirá para sanção do presidente da República.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Câmara de Salvador gasta quase R$ 17 milhões com tecnologia, mas servidores relatam falhas em sistemas e equipamentos
Despesas de janeiro a agosto de 2026 somam R$ 16,96 milhões; relatos apontam computadores lentos, quedas de rede, programas que travam e problemas nas catracas de acesso ao prédio
Flávio Bolsonaro lidera votação parcial no exterior; Lula vence em países da Ásia e Oceania
Boletins de urna do segundo turno apontam vantagem de Flávio Bolsonaro na soma parcial dos votos divulgados; Lula venceu na Nova Zelândia, na China, na Austrália e na Coreia do Sul.
Operação do transporte público no 2º turno motiva ordem de prisão e acionamento do TSE na Bahia
Retenção da frota de ônibus em Salvador leva a decisão judicial contra secretário municipal e pedido de extensão do horário de votação em três municípios baianos
Anulação do 2º turno possível, diz professor
Fernando Neisser, da FGV, aponta desigualdade entre seções após extensão de horário do STF
Carregando..