Senado aprova reformulação do ensino médio

Uma das principais mudanças do PL é o aumento da carga horária da FGB, que passa de 1.800 horas para 2.400 horas
Por: Brado Jornal 20.jun.2024 às 07h49
Senado aprova reformulação do ensino médio
Edilson Rodrigues/Agência Brasil

O Senado Federal aprovou na noite desta quarta-feira (19) o Projeto de Lei (PL) que define novas regras para o Novo Ensino Médio. O texto, que ainda precisa ser votado novamente pela Câmara dos Deputados, aumenta a carga horária da formação geral básica (FGB) e torna obrigatória a disciplina de espanhol.

Uma das principais mudanças do PL é o aumento da carga horária da FGB, que passa de 1.800 horas para 2.400 horas. Essa mudança vale para todos os alunos do Ensino Médio, inclusive aqueles que optarem por cursos técnicos e profissionais.

No caso dos cursos técnicos e profissionais, a carga horária total mínima poderá chegar a 3.600 horas, a depender da carga horária da formação técnica em si. A implementação dessa mudança será gradual, com prazos e metas estabelecidos no Plano Nacional de Educação.

A FGB é composta pelas disciplinas obrigatórias para todos os alunos do Ensino Médio, como português, matemática, história, geografia, ciências e artes. Com o novo texto, a disciplina de espanhol também passa a ser obrigatória.

O PL também define que a carga horária mínima anual do Ensino Médio será de 1.000 horas, distribuídas por 200 dias letivos. Essa carga horária já era prevista na legislação anterior, mas o novo texto a torna obrigatória para todas as escolas.

O currículo do Ensino Médio continuará sendo composto pela FGB e por itinerários formativos, que são áreas de aprofundamento escolhidas pelos alunos.

Como o texto foi alterado no Senado, o PL volta para a Câmara dos Deputados para uma nova votação. Se aprovado novamente, o projeto seguirá para sanção do presidente da República.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Janja pede avanço do PL da misoginia antes das eleições
Primeira-dama pressiona articuladores do governo por votação rápida na Câmara
Trump libera empresas privadas em ofensiva cibernética contra crime organizado
Grupos como PCC e CV podem entrar na mira após classificação como organizações criminosas transnacionais e terroristas
Haddad diz que vai questionar gestão Tarcísio após PM seguir motorista
Candidato ao governo de São Paulo classifica ação como ostensiva e fora do padrão; secretaria afirma que apura o caso
Governo empenha R$ 884 milhões em emendas de quem rejeitou indiciamento de Lulinha
Recursos liberados após votação da CPMI do INSS que livrou o filho do presidente
Thimoteo Oliveira questiona apagão de balizamento no aeroporto de Feira e governo responde
Thimoteo Oliveira cobrou explicações sobre o motivo do apagão no sistema de sinalização luminosa e chegou a sugerir que o episódio teria sido um boicote político ao ACM Neto.
Careca do INSS cita secretário de Lula em mensagens à PF
Conversas de WhatsApp entregues por colaborador mencionam Swedenberger Barbosa, atual assessor no Planalto
Carregando..