Adolfo Menezes ajuíza queixa-crime contra prefeito de Brumado por calúnia, injúria e difamação

A ação alega calúnia, injúria e difamação por parte do prefeito
Por: Brado Jornal 26.jun.2024 às 09h13
Adolfo Menezes ajuíza queixa-crime contra prefeito de Brumado por calúnia, injúria e difamação
Foto: Assembleia Legislativa da Bahia

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Adolfo Menezes (PDT), ajuizou queixa-crime contra o prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB), na última terça-feira (18). A ação alega calúnia, injúria e difamação por parte do prefeito, que em entrevista a veículos de comunicação, teria chamado todos os parlamentares da ALBA de "vendidos".

Menezes pede, além da responsabilização criminal, indenização por danos morais. A queixa-crime foi distribuída para a Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia, sob a relatoria do desembargador Mário Alberto Hirs.

Em sua argumentação, Adolfo Menezes defende que as declarações do prefeito ferem não apenas a sua reputação, mas de toda a Assembleia Legislativa e dos 63 deputados que a compõem. 

O prefeito caluniou, difamou e injuriou não só a mim, mas a todo parlamento baiano, ofendendo todos os 63 deputadas e deputados", afirma Menezes. 

O deputado classifica as ofensas como "típicas de antidemocratas" e ressalta que a crítica, dentro dos limites da civilidade, é um direito de todo cidadão. 

As graves ofensas proferidas contra o querelante são capazes de abalar o equilíbrio psicológico e a credibilidade entre os membros da comunidade, sobretudo tendo em conta a sua condição de homem público que ocupa cargo de representatividade popular", argumenta a queixa-crime, assinada pelo advogado João Venet Lima.

O caso agora seguirá sob a responsabilidade da Segunda Câmara Criminal do TJ-BA, que definirá se as acusações contra o prefeito Eduardo Vasconcelos procedem. A defesa do prefeito ainda não se manifestou sobre o caso.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Prefeitura de Caravelas na Bahia assina contratos de obras que somam mais de R$ 7,8 milhões com empresa local
O contrato mais volumoso é o CE nº 010/2025, no valor de R$ 5.073.456,59 (cinco milhões, setenta e três mil, quatrocentos e cinquenta e seis reais e cinquenta e nove centavos).
Câmara aprova MP do Gás do Povo com votação expressiva e apoio da "direita"
Programa garante botijão gratuito a 15 milhões de famílias de baixa renda; mais de 66% dos deputados do PL votaram a favor, incluindo nomes como Cabo Gilberto, Zucco e General Pazuello
Pré-candidato à Presidência recebe ameaças de morte do Comando Vermelho, afirma assessor
Renan Santos e equipe foram intimidados após denúncia contra facção no Ceará; boletim de ocorrência pede apuração para garantir segurança
Câmara aprova reajuste para servidores do Senado e da Câmara com novos benefícios
Propostas incluem aumentos anuais até 2029, reestruturação de gratificações e licença compensatória; texto do Senado segue para sanção de Lula, enquanto o da Câmara vai ao Senado
Câmara aprova criação de 17 mil novos cargos no governo federal
Proposta autoriza provimento imediato de vagas em diversos órgãos; medida deve gerar impacto orçamentário de bilhões e segue para análise no Senado
Deputado Nikolas rebate padre por críticas a marcha e defesa de armas
Nikolas Ferreira acusa religioso de distorcer debate sobre porte de arma e politização da fé; padre questionou marcha a Brasília e cristãos favoráveis ao armamento civil
Carregando..