Adolfo Menezes ajuíza queixa-crime contra prefeito de Brumado por calúnia, injúria e difamação

A ação alega calúnia, injúria e difamação por parte do prefeito
Por: Brado Jornal 26.jun.2024 às 09h13
Adolfo Menezes ajuíza queixa-crime contra prefeito de Brumado por calúnia, injúria e difamação
Foto: Assembleia Legislativa da Bahia

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Adolfo Menezes (PDT), ajuizou queixa-crime contra o prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB), na última terça-feira (18). A ação alega calúnia, injúria e difamação por parte do prefeito, que em entrevista a veículos de comunicação, teria chamado todos os parlamentares da ALBA de "vendidos".

Menezes pede, além da responsabilização criminal, indenização por danos morais. A queixa-crime foi distribuída para a Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia, sob a relatoria do desembargador Mário Alberto Hirs.

Em sua argumentação, Adolfo Menezes defende que as declarações do prefeito ferem não apenas a sua reputação, mas de toda a Assembleia Legislativa e dos 63 deputados que a compõem. 

O prefeito caluniou, difamou e injuriou não só a mim, mas a todo parlamento baiano, ofendendo todos os 63 deputadas e deputados", afirma Menezes. 

O deputado classifica as ofensas como "típicas de antidemocratas" e ressalta que a crítica, dentro dos limites da civilidade, é um direito de todo cidadão. 

As graves ofensas proferidas contra o querelante são capazes de abalar o equilíbrio psicológico e a credibilidade entre os membros da comunidade, sobretudo tendo em conta a sua condição de homem público que ocupa cargo de representatividade popular", argumenta a queixa-crime, assinada pelo advogado João Venet Lima.

O caso agora seguirá sob a responsabilidade da Segunda Câmara Criminal do TJ-BA, que definirá se as acusações contra o prefeito Eduardo Vasconcelos procedem. A defesa do prefeito ainda não se manifestou sobre o caso.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ex-presidente Bolsonaro é transferido para cuidados intermediários após melhora clínica
Jair Bolsonaro, de 70 anos, apresenta recuperação da função renal e redução parcial de marcadores inflamatórios; segue internado no Hospital DF Star sem previsão de alta da unidade intensiva.
Lula manifesta desconforto com Alexandre de Moraes em diálogos reservados no Planalto
Presidente avalia que controvérsias do ministro respingam no governo e teme associação pública; revelação é de Lauro Jardim no O Globo
Ministro do STF acaba com aposentadoria compulsória como punição a juízes
Flávio Dino decide que penalidade que mantém salário integral não tem mais base constitucional após Reforma da Previdência de 2019; infrações graves agora devem levar à perda do cargo.
Prefeitura de Salvador entrega escola reformada e anuncia 28 novas construções em 2026
Bruno Reis participa de inauguração no Lobato e destaca foco em alfabetização, inclusão e medidas de equidade para o ano letivo; reajuste salarial e bolsa frequência também foram aprovados.
Renan Santos propõe regime domiciliar para Bolsonaro por razões humanitárias
Líder do MBL sugere transferência do ex-presidente para regime domiciliar em vídeo publicado nas redes; argumento é humanitário, baseado nas sequelas do atentado de 2018
Prefeito Bruno Reis anuncia chapa forte da oposição para derrotar o PT na Bahia
Bruno Reis destaca união em torno de ACM Neto e afirma que semana será decisiva para anúncio de candidatos capazes de promover mudança no estado.
Carregando..