Adolfo Menezes ajuíza queixa-crime contra prefeito de Brumado por calúnia, injúria e difamação

A ação alega calúnia, injúria e difamação por parte do prefeito
Por: Brado Jornal 26.jun.2024 às 09h13
Adolfo Menezes ajuíza queixa-crime contra prefeito de Brumado por calúnia, injúria e difamação
Foto: Assembleia Legislativa da Bahia

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Adolfo Menezes (PDT), ajuizou queixa-crime contra o prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB), na última terça-feira (18). A ação alega calúnia, injúria e difamação por parte do prefeito, que em entrevista a veículos de comunicação, teria chamado todos os parlamentares da ALBA de "vendidos".

Menezes pede, além da responsabilização criminal, indenização por danos morais. A queixa-crime foi distribuída para a Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia, sob a relatoria do desembargador Mário Alberto Hirs.

Em sua argumentação, Adolfo Menezes defende que as declarações do prefeito ferem não apenas a sua reputação, mas de toda a Assembleia Legislativa e dos 63 deputados que a compõem. 

O prefeito caluniou, difamou e injuriou não só a mim, mas a todo parlamento baiano, ofendendo todos os 63 deputadas e deputados", afirma Menezes. 

O deputado classifica as ofensas como "típicas de antidemocratas" e ressalta que a crítica, dentro dos limites da civilidade, é um direito de todo cidadão. 

As graves ofensas proferidas contra o querelante são capazes de abalar o equilíbrio psicológico e a credibilidade entre os membros da comunidade, sobretudo tendo em conta a sua condição de homem público que ocupa cargo de representatividade popular", argumenta a queixa-crime, assinada pelo advogado João Venet Lima.

O caso agora seguirá sob a responsabilidade da Segunda Câmara Criminal do TJ-BA, que definirá se as acusações contra o prefeito Eduardo Vasconcelos procedem. A defesa do prefeito ainda não se manifestou sobre o caso.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Master consultou escritório ligado à família Moraes sobre captação de recursos previdenciários
Parecer jurídico apontava viabilidade, mas destacava riscos de corrupção em operações com fundos de servidores.
Neymar decide cumprir contrato com o Santos até dezembro
Jogador permanecerá no clube até o fim do vínculo atual
Emenda de Valdemar custeou show de dupla sertaneja em cidade paulista
Recurso federal financiou atração principal da festa do peão em Guaimbê.
Ex-presidente do Irã é preso por suposta ligação com Israel
Ex-líder iraniano teria colaborado em plano para derrubar o regime teocrático.
Pacheco se reuniu com dirigente de entidade suspeita de fraudes no INSS, aponta PF
Relatório da Polícia Federal menciona encontro com presidente da Conafer para tratar de nomeação no órgão previdenciário
OAB pede a Moraes liberação de visitas de Flávio Bolsonaro a Jair como advogado
Entidade defende prerrogativas profissionais e argumenta que senador não é apenas familiar do ex-presidente
Carregando..