Salvador: Se eleito, Geraldo Jr. abrirá secretaria contra violência

A nova instância teria o nome de Secretaria Cidadã e estaria vinculada às secretarias estaduais da Justiça e de Segurança Pública e ao Ministério da Justiça
Por: Brado Jornal 05.jul.2024 às 09h32
Salvador: Se eleito, Geraldo Jr. abrirá secretaria contra violência
Foto: Instagram @geraldojunioroficial/Adriel Francisco | Feijão Almeida/GOVBA

Durante entrevista, o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), pré-candidato à Prefeitura de Salvador, disse que, se eleito, criará uma secretaria específica para o enfrentamento à violência na cidade. As informações são do site Poder360.

 Na capital, não existe uma secretaria específica para a segurança pública. O assunto está, majoritariamente, vinculado à Semop (Secretaria de Ordem Pública).

A nova instância teria o nome de Secretaria Cidadã e estaria vinculada às secretarias estaduais da Justiça e de Segurança Pública e ao Ministério da Justiça. Abrigaria a GCM (Guarda Civil Municipal), que é administrada atualmente pela Semop.

Geraldo Júnior disse que é um “improviso” a incorporação da guarda municipal à Semop. Segundo o pré-candidato, o atual prefeito, Bruno Reis (União Brasil), fala de “forma ardilosa” que não tem força de política para alterar a estrutura administrativa, já que a segurança pública é de responsabilidade do Governo da Bahia.

“O prefeito fala de forma ardilosa que não tem força de política. E ele não tem, a Constituição não permite, mas se ele não tem força política, ele tinha que posicionar a guarda civil e dar atribuição por ordem verticalizada em relação ao governo federal”, afirmou.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Penalva diz que Jerônimo trocou anonimato por alta rejeição em 2026
Deputado estadual critica governador petista após pesquisa Quaest apontar que metade do eleitorado baiano não votaria nele.
Kakay deixa a defesa de Ciro Nogueira no caso Banco Master
Advogado Antônio Carlos de Almeida Castro e seu escritório anunciam saída em comum acordo do senador do PP-PI, alvo da Operação Compliance Zero; nova equipe deve assumir ainda nesta segunda.
Carmen Lúcia derruba multa de R$ 600 mil aplicada por Alexandre de Moraes a Rita Serrao
Ministra do TSE considerou a cobrança indevida por falta de identificação de conteúdos desinformativos ou com apologia a atos antidemocráticos em postagem de 2022
Nunes Marques toma posse na presidência do TSE e prioriza combate à IA nas eleições
Ministro assume o cargo nesta terça-feira (12) no lugar de Cármen Lúcia, com André Mendonça como vice, e mira desinformação, deepfakes e manipulações digitais no pleito de 2026.
Flávio Bolsonaro lidera pesquisa contra Lula no segundo turno
Levantamento Futura/Apex aponta vantagem de 2,5 pontos para o senador do PL sobre o presidente petista em eventual disputa presidencial de 2026.
Rondesp prende segundo suspeito de latrocínio que matou motociclista na Pituba
Everton é detido em Abrantes um dia após a prisão de Adriel de Jesus Alves, envolvido na morte de Camila dos Santos Souza.
Carregando..