Repórter da “Record” é demitida por vazar trecho de entrevista com Lula

Declarações do presidente sobre dúvidas a respeito da necessidade de cortar gastos foram antecipadas ao mercado financeiro por meio de agência de análise política da qual é sócia Renata Varandas, a jornalista dispensada
Por: Brado Jornal 18.jul.2024 às 16h05
Repórter da “Record” é demitida por vazar trecho de entrevista com Lula
Ricardo Stuckert/Planalto - 16.jul.2024

A repórter Renata Varandas foi demitida da Record nesta 5ª feira (18.jul.2024) por ter antecipado ao mercado financeiro parte do conteúdo de uma entrevista concedida a ela pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A jornalista fez isso antes de a emissora publicar a reportagem.

Varandas entrevistou Lula por volta das 9h30 no Palácio do Planalto, na 3ª feira (16.jul.2024). A conversa foi gravada e exibida na íntegra no “Jornal da Record”, às 19h55, no mesmo dia. Trechos da entrevista foram publicados pelo portal de notícias da emissora, R7, ao longo do dia. Só que antes disso parte das informações foram distribuídas por uma empresa de análise política da qual a jornalista é sócia.

As informações sobre o que o presidente havia falado acerca da questão fiscal e da sucessão no Banco Central chegaram ao conhecimento de agentes do mercado financeiro cerca de uma hora antes da primeira publicação feita pelo R7, às 13h48.

Um comunicado com as informações foi distribuído pela corretora BGC Liquidez DTVM Ltda. e atribuído à Capital Advice, agência de análise política para investidores e gestores financeiros. Varandas é sócia-administradora da agência. Outras duas jornalistas dividem o quadro societário: 1) Mariana Londres, do portal UOL (de propriedade da família Frias, que também é dona do jornal Folha de S.Paulo e do PagBank, banco que popularizou as maquininhas amarelas de cartão), e 2) Flávia Torres de Mesquita.

O texto da Capital Advice antecipou a fala de Lula em que o presidente diz que precisa ser convencido sobre a necessidade de cortes de gastos (para aceitar reduzir as despesas do governo) e que a meta fiscal não necessariamente deve ser cumprida.

Em comunicado divulgado nesta 5ª feira, a Record informou publicamente sobre a demissão de Varandas, que fazia para a emissora o acompanhamento diário das notícias relacionadas ao Palácio do Planalto:

“A RECORD informa o desligamento da repórter Renata Varandas, que, a partir desta quinta-feira (18/07/2024), não faz mais parte da equipe de jornalismo da emissora.”



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
PL lidera governos e Senado
Sigla elege cinco governadores no primeiro turno, conquista 19 cadeiras no Senado e registra as duas maiores votações da história para deputado federal. Flávio Bolsonaro enfrenta Lula no dia 25
Garotinho desiste de recurso no TSE, e Ruas pode vencer no 1º turno
Sem os 274 mil votos do ex-governador, o candidato do PL passa de 50%. O tribunal ainda não homologou a desistência
PSOL e Rede ficam abaixo da cláusula de desempenho
Federação fica a 185 votos de atingir 1,5% no Espírito Santo, cumpre o piso em apenas oito estados e, por ora, deixa de ter acesso a tempo de TV e recursos dos fundos a partir do próximo ano
Guilherme Derrite se torna o senador mais votado da história do Brasil
O deputado do PP teve 13,2 milhões de votos em São Paulo e superou Aloysio Nunes, de 2010. André do Prado também passou do recorde
Marcelo Nilo recua na votação para deputado federal
Ex-presidente da Alba por dez anos recebe 17.024 votos para deputado federal, cerca de 74% abaixo dos 65.363 registrados em 2022, após quase três décadas no Legislativo baiano
Trump vê segundo turno acirrado e chama resultado de Flávio de “impressionante”
O presidente americano falou antes de embarcar para Nebraska e não citou Lula. No Truth Social, confundiu o Brasil com a Índia e depois corrigiu
Carregando..