Tebet diz que Lula determinou compromisso de governo não gastar mais do que arrecada

A ministra do Planejamento falou que o governo possui o compromisso, determinado por Lula, de não gastar mais do que arrecada e que isso deve ser visto no orçamento de 2025
Por: Brado Jornal 18.jul.2024 às 10h20
Tebet diz que Lula determinou compromisso de governo não gastar mais do que arrecada
Joédson Alves/Agência Brasil

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, falou em entrevista ao programa Bom dia Ministra da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação) que o governo possui o compromisso, determinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de não gastar mais do que arrecada e que isso deve ser visto no orçamento de 2025.

“Temos um compromisso com o país, por determinação do presidente, da equipe econômica, de não gastar mais do que se arrecada“, afirmou a ministra. “O Brasil não pode seguir devendo porque isso tem impacto muito grande na vida das pessoas. Um país que entra anos seguidos gastando mais do que arrecada compromete juros, compromete inflação, impacta dólar e isso significa preços mais caros para a vida das pessoas“, explicou Tebet.

A ministra não falou sobre o que pode ser contingenciado na avaliação das receitas e despesas do terceiro bimestre deste ano em função do crescimento dos gastos acima da arrecadação, mas voltou a utilizar o pente-fino nos benefícios para explicar como será a economia “entre aspas” no orçamento do ano que vem, ao falar sobre a revisão realizada no bolsa-família no ano passado.

“Fizemos um filtro e conseguimos, entre aspas, economizar 12 bilhões de reais“, falou a ministra. “E não é para economizar: uma parte foi para outras políticas públicas, parte foi para resolver esse problema do déficit fiscal, mas grande parte desse dinheiro foi para repor políticas públicas que tinham sido abandonadas e puxar fila“, elucidou Tebet, sobre como se economiza entre aspas.

No ano passado, o governo conseguiu excluir 1,73 milhão de famílias “unipessoais” do pagamento do auxílio, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Estranhamente, no entanto, comemorou o maior investimento federal na história do Bolsa Família, com a maior média de beneficiários e de valor médio. De acordo com nota da Secom (Secretaria de Comunicação Social), o valor médio mensal pago aos beneficiários praticamente dobrou no período.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
STF rejeita tentativa de Renato Cariani de suspender processo por tráfico em São Paulo
Influenciador do setor fitness responde a acusações de associação para o tráfico, lavagem de capitais e tráfico de drogas na Justiça estadual
Alterações no Projeto Antifacção preocupam PF e Judiciário por possível proteção a apurações de emendas
PF monitora com apreensão mudanças propostas pelo relator no PL Antifacção
Recuo na aprovação do governo Lula, revela Paraná Pesquisas
Pesquisa indica queda nos índices de desempenho presidencial
Correios em crise gastam R$19,5 milhões com contratos para a COP30 sob gestão Lula
Estatal à beira da falência assina acordos milionários para logística da conferência climática em Belém
PF descobre registro detalhado de propinas em aplicativo de celular do cunhado de Rodrigo Manga
Operação Copia e Cola revela controle financeiro paralelo com siglas e valores ligados a contratos públicos em Sorocaba
Manifestantes tentam invadir área restrita da COP30 em Belém
Confronto entre ativistas e equipe de segurança gera cancelamentos e eco global
Carregando..