Tebet diz que Lula determinou compromisso de governo não gastar mais do que arrecada

A ministra do Planejamento falou que o governo possui o compromisso, determinado por Lula, de não gastar mais do que arrecada e que isso deve ser visto no orçamento de 2025
Por: Brado Jornal 18.jul.2024 às 10h20
Tebet diz que Lula determinou compromisso de governo não gastar mais do que arrecada
Joédson Alves/Agência Brasil

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, falou em entrevista ao programa Bom dia Ministra da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação) que o governo possui o compromisso, determinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de não gastar mais do que arrecada e que isso deve ser visto no orçamento de 2025.

“Temos um compromisso com o país, por determinação do presidente, da equipe econômica, de não gastar mais do que se arrecada“, afirmou a ministra. “O Brasil não pode seguir devendo porque isso tem impacto muito grande na vida das pessoas. Um país que entra anos seguidos gastando mais do que arrecada compromete juros, compromete inflação, impacta dólar e isso significa preços mais caros para a vida das pessoas“, explicou Tebet.

A ministra não falou sobre o que pode ser contingenciado na avaliação das receitas e despesas do terceiro bimestre deste ano em função do crescimento dos gastos acima da arrecadação, mas voltou a utilizar o pente-fino nos benefícios para explicar como será a economia “entre aspas” no orçamento do ano que vem, ao falar sobre a revisão realizada no bolsa-família no ano passado.

“Fizemos um filtro e conseguimos, entre aspas, economizar 12 bilhões de reais“, falou a ministra. “E não é para economizar: uma parte foi para outras políticas públicas, parte foi para resolver esse problema do déficit fiscal, mas grande parte desse dinheiro foi para repor políticas públicas que tinham sido abandonadas e puxar fila“, elucidou Tebet, sobre como se economiza entre aspas.

No ano passado, o governo conseguiu excluir 1,73 milhão de famílias “unipessoais” do pagamento do auxílio, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Estranhamente, no entanto, comemorou o maior investimento federal na história do Bolsa Família, com a maior média de beneficiários e de valor médio. De acordo com nota da Secom (Secretaria de Comunicação Social), o valor médio mensal pago aos beneficiários praticamente dobrou no período.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Kassab retoma plano de lançar Ratinho Júnior à Presidência em 2026 após anúncio de Flávio Bolsonaro
Conversas no final de semana reforçam interesse do governador do Paraná na disputa nacional
Parte de sobrado desaba no Catete e deixa 16 feridos na zona sul do Rio
Bombeiros usam cães farejadores, drones térmicos e cerca de 50 militares em operação de resgate; buscas continuam por possíveis vítimas presas nos destroços
Senador Flávio Bolsonaro descreve apoio de Tarcísio de Freitas à sua pré-candidatura
Governador de São Paulo foi o primeiro a saber da decisão de Jair Bolsonaro e reagiu positivamente, segundo entrevista
Flávio Bolsonaro condiciona desistência de candidatura à liberdade do pai nas eleições
Senador do PL-RJ descreve pré-candidatura como decisão consciente e defende justiça para milhões de eleitores
Congresso retoma debate sobre atualização da lei do impeachment
Tensão entre poderes marca agenda legislativa no Senado
Carregando..