Hacker da Lava Jato é condenado por calúnia contra Bolsonaro

Na ação, defesa do ex-presidente afirmou que Walter Delgatti Neto mentiu ao acusá-lo de grampear o ministro Alexandre de Moraes, em depoimento na CPI do 8 de Janeiro
Por: Brado Jornal 30.jul.2024 às 09h53
Hacker da Lava Jato é condenado por calúnia contra Bolsonaro
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Nesta segunda-feira (29), o 3º Juizado Especial Criminal de Brasília condenou Walter Delgatti Neto a 10 meses de prisão pelo crime de calúnia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na ação, a defesa de Bolsonaro afirmou que o hacker mentiu ao acusá-lo de grampear o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em depoimento na CPI do 8 de Janeiro.

Procurada, a defesa de Delgatti diz que recorrerá da decisão.

Na sentença, o juiz Omar Dantas Lima considerou que a materialidade e a autoria do crime de calúnia foram comprovadas pelas provas apresentadas durante o processo e condenou o hacker a 10 meses e 20 dias de detenção. O juiz considerou que Delgatti agiu com dolo, ou seja, com a intenção deliberada de caluniar Bolsonaro, ao fazer a falsa imputação em um contexto público e de grande visibilidade.

Além da detenção, Delgatti foi condenado a pagar as custas do processo. O juiz concedeu a Delgatti o direito de apelar em liberdade, embora ele já esteja preso por outro processo.

O hacker está preso em Araraquara (SP) em decorrência dos desdobramentos de uma investigação que apura suposto plano para invadir o sistema do Poder Judiciário. No dia 23 de abril, ele foi denunciado, junto à deputada federal Carla Zambelli, pela invasão no sistema do CNJ, no qual incluíram um mandado de prisão de Alexandre de Moraes, assinado pelo próprio magistrado

Em 2019, Delgatti Neto assumiu ter invadido celulares de procuradores do Ministério Público Federal (MPF) e do então juiz Sergio Moro, todos da Operação Lava Jato.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula se equivoca ao falar de crime organizado
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva comete lapso verbal ao afirmar que Brasil será um dos países mais respeitados do mundo no crime organizado durante cerimônia de sanção do PL Antifacção; Secom corrige e esclarece que a real intenção era destacar o combate à criminalidade
Davi Alcolumbre orienta prefeito interino a buscar apoio de desembargador contra adversário político em áudio vazado
Senador articula ofensiva judicial e parlamentar contra prefeito eleito de Macapá, revelando tensão interna no União Brasil.
Maurício Marcon dá desculpa esfarrapada ao tentar justificar voto favorável à lei da Misoginia
Deputado federal publica vídeo defendendo posicionamento sobre o PL da Misoginia e alega risco de acusações da esquerda
Crescimento de Renan Santos entre jovens da geração Z acende alerta no governo Lula
Pré-candidato do Partido Missão avançou de 15,9% para 24,7% na intenção de voto entre eleitores de 16 a 24 anos, segundo pesquisa AtlasIntel divulgada em 25 de março
Celso Vilardi agora defende Zettel em meio a tratativas de delação
Criminalista com histórico na Lava-Jato e na defesa de Jair Bolsonaro assume o caso do operador financeiro ligado a Daniel Vorcaro
Polícia Federal deflagra operação contra fraudes de R$ 500 milhões na Caixa
Investigação aponta envolvimento de funcionários de banco e empresários em esquema de estelionato e lavagem de dinheiro.
Carregando..