Alexandre de Moraes suspende X no Brasil

Moraes determinou a “suspensão imediata, completa e integral” do funcionamento do X, em território nacional
Por: Brado Jornal 30.ago.2024 às 16h52 - Atualizado: 30.ago.2024 às 16h56
Alexandre de Moraes suspende X no Brasil
José Cruz/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta sexta-feira (30) suspender o funcionamento das atividades no Brasil da plataforma X, do empresário Elon Musk, segundo apurou a equipe da coluna com fontes que acompanham de perto o caso.

Moraes determinou a “suspensão imediata, completa e integral” do funcionamento do X, em território nacional, “até que todas as ordens judiciais proferidas nos presentes autos sejam cumpridas, as multas devidamente pagas e seja indicado, em juízo, a pessoa física ou jurídica representante em território nacional”.

Esta não é a primeira vez que Moraes suspende o funcionamento de uma plataforma no país.

Em março de 2022, o ministro do Supremo acolheu um pedido da Polícia Federal e suspendeu o funcionamento das atividades do Telegram no Brasil, até que o aplicativo cumprisse decisões judiciais.

Depois, o Telegram acabou adotando as medidas exigidas pelo Supremo, indicando um representante oficial no Brasil e informando sua política de combate à desinformação.

Desta vez, a decisão de Moraes de suspender o X é tomada após terminar o prazo de 24 horas concedido pelo próprio ministro para que a empresa do empresário sul-africano Elon Musk indicasse um representante legal no país.

A intimação de Musk foi feita por meio da própria rede social da qual o bilionário é dono, após o descumprimento de uma série de decisões judiciais do magistrado.

Na intimação, Alexandre de Moraes já alertava para o risco de imediata suspensão das atividades do X “até que as ordens judiciais sejam efetivamente cumpridas e as multas diárias quitadas”.

Após o esgotamento do prazo, às 20h07 desta quinta-feira, (29) o X chamou de “ilegais” e “censura” as decisões de Moraes que determinaram a retirada do ar de conteúdos e perfis — se recusando a informar um novo representante legal da empresa no país.

“Em breve, esperamos que o Ministro Alexandre de Moraes ordene o bloqueio do X no Brasil – simplesmente porque não cumprimos suas ordens ilegais para censurar seus opositores políticos”, afirmou o X na própria plataforma.

Apesar da determinação de Moraes, ainda não se sabe ao certo quanto tempo levará para a suspensão efetiva do funcionamento da plataforma no Brasil.

Isso porque há atualmente cerca de 20 mil provedores de serviço de banda larga fixa no país, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

“São 20 mil operadoras e cada uma delas tem uma arquitetura diferente, cada operadora tem seu procedimento próprio. O que demora é elas fazerem o bloqueio, não é tudo de uma vez”, diz um integrante da Anatel ouvido em caráter reservado.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Trump é respondido por Barbalho: “é melhor agir do que postar”
Governador do Pará rebate crítica de presidente americano à COP30 em Belém
Conferência do clima da ONU inicia em Belém; entenda os desafios e as perspectivas para o combate às mudanças climáticas
Evento na Amazônia reúne milhares para definir ações concretas contra a crise ambiental global
STF rejeita tentativa de Renato Cariani de suspender processo por tráfico em São Paulo
Influenciador do setor fitness responde a acusações de associação para o tráfico, lavagem de capitais e tráfico de drogas na Justiça estadual
Simepar valida três tornados ocorridos na sexta-feira com rajadas de até 330 km/h e investiga outras ocorrências suspeitas
Tempestades supercelulares geraram danos intensos em municípios do interior do Paraná, com análises baseadas em radares, vídeos e vistorias
Empresário suspeito de fraude em aposentadorias tem aparelho telefônico confiscado pela CPMI do INSS
Ação visa preservar provas em esquema bilionário de desvios no instituto previdenciário
Wagner Moura alerta para avanço da direita em 2026 durante visita a Portugal
Homenageado no festival de cinema de Lisboa, ator comenta polarização política e elogia Lula em entrevista
Carregando..