Dias Toffoli encerra processos contra Campos Neto sobre offshore

Comissão de Ética Pública da Presidência da República tem três procedimentos contra o presidente do BC
Por: Brado Jornal 04.set.2024 às 09h06
Dias Toffoli encerra processos contra Campos Neto sobre offshore
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, determinou o encerramento de três processos administrativos instaurados pela Comissão de Ética Pública contra o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto.

A decisão foi tomada na Petição 12956, apresentada por Campos Neto, que argumentou que a comissão abriu os processos apesar de a Procuradoria-Geral da República (PGR) já ter analisado os mesmos fatos e concluído pela inexistência de crimes.

Os processos em questão investigavam um suposto conflito de interesses relacionado à manutenção de uma conta offshore por Campos Neto. No entanto, a PGR informou ao STF que o presidente do BC comprovou, junto às autoridades competentes, o cumprimento dos requisitos legais, resultando no arquivamento das investigações criminais.

Em sua decisão, Toffoli destacou que, como a PGR, responsável por solicitar a abertura de ação penal, não identificou infração penal ou indícios válidos de sua existência, os processos administrativos relacionados aos mesmos fatos devem ser encerrados.

O ministro citou um precedente do STF, afirmando que, se a esfera criminal não identifica infrações, essas conclusões devem impactar a esfera cível para manter a coerência do sistema de Justiça.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula admite chance de concorrer em 2026, mas alerta para fragilidades na base aliada
Crítica à fragmentação da esquerda pode comprometer vitórias no Legislativo
Ataque a tiros contra pessoas em situação de rua em Irajá deixa dois mortos
Chacina na Zona Norte do Rio expõe vulnerabilidade de sem-teto em área movimentada
Caiado prevê derrota de Lula em 2026 e critica Ciro Nogueira
Pré-candidato à Presidência, Caiado defendeu que a existência de múltiplos candidatos da direita
Canal direto entre chanceleres brasileiros e americanos avança negociações sobre tarifas
Avanço diplomático em Washington sinaliza reaproximação bilateral
Lula defende soberania da Venezuela e critica pressões externas
Em evento do PCdoB, chefe do Executivo reafirma autonomia cubana e questiona interferências estrangeiras
Política de combate à violência escolar é aprovada pela Câmara e segue para o Senado
Medidas para prevenção e enfrentamento da violência nas escolas
Carregando..