Dias Toffoli encerra processos contra Campos Neto sobre offshore

Comissão de Ética Pública da Presidência da República tem três procedimentos contra o presidente do BC
Por: Brado Jornal 04.set.2024 às 09h06
Dias Toffoli encerra processos contra Campos Neto sobre offshore
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, determinou o encerramento de três processos administrativos instaurados pela Comissão de Ética Pública contra o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto.

A decisão foi tomada na Petição 12956, apresentada por Campos Neto, que argumentou que a comissão abriu os processos apesar de a Procuradoria-Geral da República (PGR) já ter analisado os mesmos fatos e concluído pela inexistência de crimes.

Os processos em questão investigavam um suposto conflito de interesses relacionado à manutenção de uma conta offshore por Campos Neto. No entanto, a PGR informou ao STF que o presidente do BC comprovou, junto às autoridades competentes, o cumprimento dos requisitos legais, resultando no arquivamento das investigações criminais.

Em sua decisão, Toffoli destacou que, como a PGR, responsável por solicitar a abertura de ação penal, não identificou infração penal ou indícios válidos de sua existência, os processos administrativos relacionados aos mesmos fatos devem ser encerrados.

O ministro citou um precedente do STF, afirmando que, se a esfera criminal não identifica infrações, essas conclusões devem impactar a esfera cível para manter a coerência do sistema de Justiça.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Dino vota com Moraes e prisão preventiva de Bolsonaro já tem placar de 2 a 0 na Primeira Turma do STF
Primeira Turma decide até 20h desta segunda-feira se referenda manutenção da prisão do ex-presidente
Flávio perde força e Tarcísio ganha terreno nas projeções para 2026 após detenção de Bolsonaro
Filho do ex-presidente revela falta de habilidade em ações recentes, abrindo caminho para o governador paulista como alternativa da direita contra Lula
STF mantém por unanimidade prisão preventiva de Jair Bolsonaro
O equipamento apresentou marcas de queimadura em toda a circunferência, conforme relatório da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal.
A COP30 termina marcada por controvérsias que vão além do acordo final
Falhas na organização em Belém expõem desafios para eventos globais de clima
Prisão de Bolsonaro não deve abalar laços econômicos Brasil-EUA, avaliam empresários
Departamento de Estado critica detenção e encerra período de silêncio sobre o caso
Mulher de Ramagem afirma que viagem aos EUA visava resguardar os filhos
Por meio de postagem em redes sociais, Rebeca denuncia perseguição e falta de imparcialidade judicial; condenado por suposta trama golpista, marido deixou o país apesar de proibições
Carregando..