ANJ diz que bloqueio do X afeta ‘o dever do jornalismo profissional’

Associação pede que STF reveja decisão
Por: Brado Jornal 12.set.2024 às 11h32
ANJ diz que bloqueio do X afeta ‘o dever do jornalismo profissional’
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) divulgou uma nota nesta quarta-feira (11), afirmando que o bloqueio do X afeta o trabalho do jornalismo no país. A entidade disse esperar que a decisão de suspensão da rede e multa de R$ 50 mil para quem acesse a plataforma por meio de VPN seja revista pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A ANJ afirmou que que diversos veículos e jornalistas têm relatado dificuldades no cumprimento de suas missões, já que sem acesso à plataforma “deixaram de ter acesso a visões, relatos e pensamentos diferentes”.

A associação acrescenta que uma das funções essenciais da imprensa é monitorar as redes sociais e confrontar declarações com fatos reais, para manter a população informada de maneira precisa.

"Uma das missões da imprensa é exatamente acompanhar o que se passa nas redes e fazer a devida verificação de versões e declarações, confrontando-as com fatos e dados reais", diz a entidade.

O X está bloqueado no Brasil desde 30 de agosto. Moraes ordenou que os serviços da rede social fossem suspensos após o empresário Elon Musk, dono da plataforma, ter se recusado a nomear um representante no País.

A determinação é válida até que o X designe uma pessoa física ou jurídica como porta-voz e pague multas por descumprimento de bloqueios de perfis. O valor passa de R$ 18 milhões.

No começo de setembro, a Primeira Turma do STF manteve, por unanimidade, a suspensão da plataforma.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Leo Prates anuncia filiação ao Republicanos
Deputado federal deixa o PDT por divergência com aliança do partido ao governo baiano e confirma cerimônia oficial para 26 de março em Salvador
Sóstenes Cavalcante anuncia Luiza do Clezão como pré-candidata a deputada federal pelo PL
Líder do partido na Câmara destaca união com senador Wilder Morais em evento que reforça luta por justiça e futuro em Goiás
Gilmar Mendes suspende quebra de sigilo do fundo Arleen na CPI do Crime Organizado
Ministro do STF atende pedido da empresa e critica votação em bloco da comissão, citando falta de fundamentação e excepcionalidade da medida
Júlia Zanatta acusa Erika Hilton de cerceamento na Comissão da Mulher
Deputada do PL denuncia interrupções de fala e barreiras a requerimentos durante sessão, questionando legalidade da presidência de Hilton e anunciando ações regimentais
Irã executa publicamente lutador campeão de 19 anos
Saleh Mohammadi foi enforcado após ser condenado por participação em protestos; ele e outros dois manifestantes foram mortos na cidade de Qom
MP denuncia mãe de Adriano da Nóbrega por lavagem de dinheiro do miliciano
Raimunda Veras Magalhães, ex-assessora de Flávio Bolsonaro, é acusada junto com viúva e deputado federal em esquema ligado ao jogo do bicho e patrimônio ilícito
Carregando..