Senador quer abrir CPI para investigar Alexandre de Moraes por condução de inquéritos

O objetivo da CPI é examinar se houve falta de transparência, violações do sistema acusatório, prorrogações indevidas e outras possíveis irregularidades nas ações conduzidas pelo ministro
Por: Brado Jornal 17.set.2024 às 09h45
Senador quer abrir CPI para investigar Alexandre de Moraes por condução de inquéritos
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) iniciou nesta segunda-feira (16) a coleta de assinaturas para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar possíveis irregularidades na condução dos inquéritos das fake news e das milícias digitais pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. Moraes é o relator das investigações na Suprema Corte.

De acordo com Vieira, o objetivo da CPI é examinar se houve falta de transparência, violações do sistema acusatório, prorrogações indevidas e outras possíveis irregularidades nas ações conduzidas pelo ministro. “Não estamos buscando revisar o mérito das decisões judiciais proferidas pelo ministro, mas sim garantir que o processo seja conduzido com total transparência e de acordo com os princípios constitucionais”, afirmou o senador.

Atualmente, o Congresso está em recesso devido às eleições municipais, o que pode atrasar a tramitação da CPI. A previsão é de que a comissão só ganhe celeridade após o primeiro turno das eleições, marcado para 6 de outubro.

Vieira criticou a falta de transparência nas decisões do ministro Moraes e destacou que, desde a criação do inquérito das Fake News em março de 2019, medidas como a suspensão de perfis nas redes sociais e a prorrogação indefinida das investigações teriam sido adotadas, o que considera incompatível com os princípios constitucionais. Ele também expressou preocupação com a concentração de poderes e a ausência de divulgação integral dos fundamentos das decisões judiciais, o que, segundo ele, enfraquece a segurança jurídica.

O inquérito das milícias digitais, aberto em julho de 2021 por Moraes, já foi prorrogado 11 vezes, com a última prorrogação ocorrendo em julho deste ano. Essa investigação visa descobrir uma possível organização criminosa atuando digitalmente contra a democracia, com alvos incluindo diversas autoridades e o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Já o inquérito das fake news foi criado em 2019 pelo então presidente do STF, Dias Toffoli, e investiga notícias falsas publicadas contra ministros da Suprema Corte e seus familiares.

Para que a CPI seja criada, é necessário que o pedido de Vieira conte com o apoio de pelo menos 27 senadores. Após obter as assinaturas necessárias, o requerimento será protocolado na Mesa do Senado e passará por uma série de avaliações e trâmites antes de sua efetiva criação.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Republicanos mantém laços com Lula enquanto flerta com Flávio Bolsonaro em cenário sem Tarcísio
Sigla enfrenta divisão interna com PSD no jogo presidencial; pragmatismo regional pesa nas decisões para 2026
Vereador denuncia rede de influência do Banco Master que vai do PCC ao STF
Rony Gabriel expõe suposto esquema de contratação de influenciadores para atacar BC; PF investiga ação coordenada
PT trai aliados e descarta após usar, diz Bruno Reis sobre Coronel
Prefeito de Salvador critica padrão do partido na Bahia e revela conversas para abrigar senador na oposição em 2026
Moraes reconhece prescrição e reduz pena de Roberto Jefferson
Ministro do STF mantém ex-deputado em prisão domiciliar após abater crimes prescritos e rejeitar embargos da defesa
Kassab filia governador bolsonarista do União Brasil ao PSD e amplia influência em 2026
Marco Rocha, de Rondônia, migra para sigla e deve disputar Senado; partido chega a seis chefes estaduais
ACM Neto quer Angelo Coronel na chapa da oposição e prevê definição em março
Ex-prefeito de Salvador afirma que deseja senador como candidato ao Senado e destaca fortalecimento do grupo com chegada de lideranças aliadas
Carregando..