Senador quer abrir CPI para investigar Alexandre de Moraes por condução de inquéritos

O objetivo da CPI é examinar se houve falta de transparência, violações do sistema acusatório, prorrogações indevidas e outras possíveis irregularidades nas ações conduzidas pelo ministro
Por: Brado Jornal 17.set.2024 às 09h45
Senador quer abrir CPI para investigar Alexandre de Moraes por condução de inquéritos
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) iniciou nesta segunda-feira (16) a coleta de assinaturas para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar possíveis irregularidades na condução dos inquéritos das fake news e das milícias digitais pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. Moraes é o relator das investigações na Suprema Corte.

De acordo com Vieira, o objetivo da CPI é examinar se houve falta de transparência, violações do sistema acusatório, prorrogações indevidas e outras possíveis irregularidades nas ações conduzidas pelo ministro. “Não estamos buscando revisar o mérito das decisões judiciais proferidas pelo ministro, mas sim garantir que o processo seja conduzido com total transparência e de acordo com os princípios constitucionais”, afirmou o senador.

Atualmente, o Congresso está em recesso devido às eleições municipais, o que pode atrasar a tramitação da CPI. A previsão é de que a comissão só ganhe celeridade após o primeiro turno das eleições, marcado para 6 de outubro.

Vieira criticou a falta de transparência nas decisões do ministro Moraes e destacou que, desde a criação do inquérito das Fake News em março de 2019, medidas como a suspensão de perfis nas redes sociais e a prorrogação indefinida das investigações teriam sido adotadas, o que considera incompatível com os princípios constitucionais. Ele também expressou preocupação com a concentração de poderes e a ausência de divulgação integral dos fundamentos das decisões judiciais, o que, segundo ele, enfraquece a segurança jurídica.

O inquérito das milícias digitais, aberto em julho de 2021 por Moraes, já foi prorrogado 11 vezes, com a última prorrogação ocorrendo em julho deste ano. Essa investigação visa descobrir uma possível organização criminosa atuando digitalmente contra a democracia, com alvos incluindo diversas autoridades e o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Já o inquérito das fake news foi criado em 2019 pelo então presidente do STF, Dias Toffoli, e investiga notícias falsas publicadas contra ministros da Suprema Corte e seus familiares.

Para que a CPI seja criada, é necessário que o pedido de Vieira conte com o apoio de pelo menos 27 senadores. Após obter as assinaturas necessárias, o requerimento será protocolado na Mesa do Senado e passará por uma série de avaliações e trâmites antes de sua efetiva criação.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula lança programa de R$ 30 bi para motoristas de aplicativos
Governo cria linha de crédito especial para compra de veículos após fracasso na regulamentação do trabalho por apps.
Rodrigo Constantino acusa Alexandre Pitoli de ingratidão em vídeo nas redes sociais
Comentarista publica gravação respondendo a live de Pitoli e detalha desentendimento sobre sua saída de programa de rádio, citando falta de comunicação direta e apoio recebido durante tratamento de saúde
Flávio Bolsonaro encontra Vorcaro em residência após detenção
Senador confirma encontro com banqueiro em São Paulo para encerrar relações comerciais após operação da PF
Lula lidera Flávio por 48,9% a 41,8% em pesquisa para 2º turno
Levantamento da AtlasIntel foi feito após vazamento de áudios do senador cobrando recursos de Daniel Vorcaro.
Jerônimo foge de pergunta e corre para avião em Jacobina
Governador responde “vamos cuidar” e evita falar sobre crise na saúde da região
45,1% veem forte enfraquecimento de Flávio após diálogos com Vorcaro
Pesquisa AtlasIntel/Bloomberg registra que 64,1% consideram prejuízo à candidatura presidencial.
Carregando..