Mendonça autoriza investigação da PF sobre denúncias contra Silvio Almeida por assédio sexual

Uma das supostas vítimas seria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que teria comunicado o caso a outros integrantes do governo
Por: Brado Jornal 18.set.2024 às 06h36
Mendonça autoriza investigação da PF sobre denúncias contra Silvio Almeida por assédio sexual
José Cruz/Agência Brasil

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça-feira (17) a abertura de um inquérito para apurar as acusações de assédio contra o ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. As denúncias vieram à tona após a demissão de Almeida, ocorrida em 6 de setembro, por decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Uma das supostas vítimas seria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que teria comunicado o caso a outros integrantes do governo. Almeida, no entanto, nega todas as acusações.

Na semana passada, a Polícia Federal enviou ao STF um relatório preliminar, contendo o depoimento de uma das vítimas. Com a abertura do inquérito, a PF será responsável por investigar todos os possíveis casos de assédio relacionados ao período em que Almeida ocupou o cargo de ministro, incluindo episódios anteriores, caso haja conexão.

Inicialmente, o ex-ministro não será convocado para depoimento, enquanto as autoridades focam em identificar outras possíveis vítimas. As acusações foram divulgadas pela organização “Me Too Brasil”, que atua no apoio a mulheres vítimas de violência sexual. Segundo a ONG, as supostas vítimas autorizaram a divulgação das denúncias, mantendo suas identidades em sigilo.

A organização também ressaltou que, em casos de abuso envolvendo figuras de poder, o apoio às vítimas é fundamental para incentivar outras a romperem o silêncio. A Polícia Federal já solicitou à ONG mais informações para dar continuidade às investigações.

Silvio Almeida, por sua vez, reafirma sua inocência e promete colaborar para esclarecer os fatos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Gilmar Mendes chama vazamento de mensagens de Vorcaro de barbárie institucional
Ministro do STF critica exposição de diálogos íntimos da ex-noiva do banqueiro e cobra lei de proteção de dados penais para evitar abusos.
Encontro prolongado entre Flávio Bolsonaro e Davi Alcolumbre ocorreu no início de março
Senador do PL e presidente do Senado passaram várias horas em conversa; reunião com Lula ainda não aconteceu, mas assessores petistas preveem nos próximos dias
Delegado que indiciou Bolsonaro vira assessor de Alexandre de Moraes no STF
Fábio Shor, que liderou investigação sobre trama golpista, agora integra gabinete do ministro no Supremo
Andrei Castro questiona possível processo por parte de Rui Costa em meio a denúncias de corrupção
Ativista baiano expõe supostos esquemas envolvendo ex-governador da Bahia e atual ministro da Casa Civil
Vorcaro contratou helicóptero militar para festa clandestina em sítio, revela investigação
PF descobriu que controlador do Banco Master usou aeronave do Exército para transporte discreto de convidados e equipamentos de segurança em evento privado; detalhe integra inquérito da Operação Compliance Zero
Jerônimo confirma negociações com PSD para vice e aumenta dúvida sobre Geraldo Júnior
Governador busca acordo com Otto Alencar para chapa de 2026 e promete decisão dialogada até março sem romper com MDB.
Carregando..