STJ mantém candidatura de Anthony Garotinho a vereador no Rio

TRE-RJ tinha decidido pela impugnação da candidatura
Por: Brado Jornal 03.out.2024 às 08h04
STJ mantém candidatura de Anthony Garotinho a vereador no Rio
Tânia Rêgo/Agência Brasil

A 5 dias das eleições municipais, o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luís Felipe Salomão, suspendeu na quarta-feira (02) a impugnação da candidatura de Anthony Garotinho (Republicanos) a vereador do Rio de Janeiro, atendendo a um pedido da defesa. Com essa decisão, Garotinho está autorizado a disputar uma vaga na Câmara Municipal.

A decisão foi tomada um dia após o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) manter a impugnação de Garotinho, decorrente de uma condenação por improbidade administrativa em 2018. O ex-governador é acusado de envolvimento em um esquema que desviou mais de R$ 234 milhões da Saúde durante o governo de sua esposa, Rosinha Garotinho.

Garotinho enfrenta uma série de batalhas judiciais para garantir sua candidatura. No dia 9 do mês passado, a Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro negou o registro de sua candidatura, em ação movida pela 125ª Promotoria Eleitoral, com base na condenação por improbidade administrativa, o que o tornaria inelegível até 2026.

A juíza Maria Paula Gouvêa Galhardo, responsável pela decisão, explicou que o indeferimento ocorreu porque Garotinho foi condenado por crimes contra o patrimônio e lavagem de dinheiro.

Anteriormente, no dia 20 de agosto, o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), havia suspendido os efeitos de uma decisão da Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro que impedia Garotinho de concorrer às eleições deste ano. Essa decisão, concedida em habeas corpus, solicitava a nulidade das provas que fundamentaram a condenação por improbidade administrativa e permanece válida até o julgamento final.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Presidente do Instituto Voto Legal permanece foragido após decretação de prisão
Ministro Alexandre de Moraes determina medidas preventivas contra dez condenados na trama golpista após fuga frustrada de Silvinei Vasques
Ex-presidente Jair Bolsonaro passará por intervenção complementar contra soluços persistentes
Equipe médica agenda bloqueio do nervo frênico esquerdo para esta segunda-feira
Operação Compliance Zero amplia investigação sobre Banco Master e evidencia ausência de posicionamento de lideranças do PL
O caso passou a ter repercussão política após a identificação de relações institucionais e pessoais entre investigados e agentes públicos ligados ao governo federal anterior, especialmente no âmbito do Partido Liberal (PL)
TCM-BA rejeita suspensão de licitação milionária em Queimadas
A empresa Pena Forte Comércio e Serviços LTDA saiu como vencedora do certame, promovido na gestão do prefeito Ricardo Marcos Batista Lopes (PSD).
Laudo revela grave apneia do sono em Jair Bolsonaro durante período na prisão
Um exame médico submetido pela defesa de Bolsonaro ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), apontou que o ex-mandatário registrou 514 interrupções respiratórias em uma única noite enquanto estava sob custódia.
Pesquisa do Instituto Paraná revela maior desaprovação ao governo Lula
Na classificação qualitativa da gestão, 42,8% dos entrevistados a consideram ruim ou péssima (sendo 34,8% péssima e 8% ruim), 23,1% avaliam como regular e 32,7% veem positivamente (19,8% boa e 12,9% ótima).
Carregando..