STJ mantém candidatura de Anthony Garotinho a vereador no Rio

TRE-RJ tinha decidido pela impugnação da candidatura
Por: Brado Jornal 03.out.2024 às 08h04
STJ mantém candidatura de Anthony Garotinho a vereador no Rio
Tânia Rêgo/Agência Brasil

A 5 dias das eleições municipais, o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luís Felipe Salomão, suspendeu na quarta-feira (02) a impugnação da candidatura de Anthony Garotinho (Republicanos) a vereador do Rio de Janeiro, atendendo a um pedido da defesa. Com essa decisão, Garotinho está autorizado a disputar uma vaga na Câmara Municipal.

A decisão foi tomada um dia após o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) manter a impugnação de Garotinho, decorrente de uma condenação por improbidade administrativa em 2018. O ex-governador é acusado de envolvimento em um esquema que desviou mais de R$ 234 milhões da Saúde durante o governo de sua esposa, Rosinha Garotinho.

Garotinho enfrenta uma série de batalhas judiciais para garantir sua candidatura. No dia 9 do mês passado, a Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro negou o registro de sua candidatura, em ação movida pela 125ª Promotoria Eleitoral, com base na condenação por improbidade administrativa, o que o tornaria inelegível até 2026.

A juíza Maria Paula Gouvêa Galhardo, responsável pela decisão, explicou que o indeferimento ocorreu porque Garotinho foi condenado por crimes contra o patrimônio e lavagem de dinheiro.

Anteriormente, no dia 20 de agosto, o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), havia suspendido os efeitos de uma decisão da Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro que impedia Garotinho de concorrer às eleições deste ano. Essa decisão, concedida em habeas corpus, solicitava a nulidade das provas que fundamentaram a condenação por improbidade administrativa e permanece válida até o julgamento final.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Em Simões Filho, Angelo Coronel aponta avanço de ACM Neto no interior baiano
Candidato à reeleição ao Senado destaca reviravolta política e reforça confiança na vitória da oposição nas eleições deste ano.
Imposto de importação sobre veículos elétricos montados no exterior aumenta a partir desta quarta
Alíquota sobe de 25% para 35% em carros importados inteiros, mas governo mantém cota de isenção para kits desmontados e semidesmontados.
ACM Neto convoca vereadores de toda a Bahia para reunião em Salvador
Pré-candidato ao governo estadual promove encontro para debater cenário político e definir rumos eleitorais
Michelle Bolsonaro compartilha vídeo de Garotinho sobre festas de Vorcaro
Ex-primeira-dama reposta conteúdo que menciona eventos com mulheres nuas e políticos conservadores, reacendendo atritos internos
Flávio Bolsonaro e Zema seguem sem vice definido enquanto Caiado fecha com Kassab
Candidato do PSD anuncia presidente da legenda como companheiro de chapa nesta quarta; oposição de centro-direita ainda negocia nomes
Enderson Guinho anuncia apoio a Arthur Maia e Jânio Júnior
Ex-vice-prefeito de Itabuna e presidente municipal do União Brasil formaliza aliança para deputados federal e estadual
Carregando..