União Brasil desiste de lançar Elmar e deve apoiar Hugo Motta

Dirigentes do partido vão negociar últimos acertos para embarcar na candidatura de Motta. Tido como favorito meses atrás, Elmar Nascimento 'desidratou' e não recebeu apoio de Lira
Por: Brado Jornal 31.out.2024 às 11h59
União Brasil desiste de lançar Elmar e deve apoiar Hugo Motta

O partido União Brasil decidiu nesta quinta (31) retirar a candidatura do deputado Elmar Nascimento (União-BA) à presidência da Câmara em fevereiro do ano que vem para possivelmente apoiar Hugo Motta (Republicanos-PB). Com isso, o parlamentar paraibano fecha uma aliança com pelo menos seis partidos, entre eles os rivais PT e PL -- além do próprio Republicanos e, ainda, MDB, PP e Podemos.

A decisão foi confirmada pelo deputado federal Paudernei Avelino (União-AM) após reunião da executiva nacional do partido, em que afirmou que os rumos da negociação com Motta seriam realizados pelo presidente da sigla, Antônio Rueda, o vice ACM Neto e o líder Elmar.

“A partir desse momento, os três têm a delegação de toda a bancada executiva do partido para conduzir as negociações com o candidato Hugo Motta”, disse a jornalistas. Por outro lado, a assessoria do União Brasil na Câmara não confirmou a informação. A Gazeta do Povo procurou a executiva do partido e aguarda retorno.

As primeiras informações da decisão apontam que o União Brasil decidiu criar uma “delegação” para negociar o apoio em troca de cargos na mesa diretora da Câmara na próxima legislatura. O recuo começou a ser articulado ainda na quarta (30), um dia depois de Motta receber o aval do próprio atual presidente da casa, Arthur Lira (PP-AL), que conseguiu amarrar outros partidos da direita à esquerda.

O objetivo da retirada da candidatura é não deixar o União Brasil de fora dos principais cargos da Câmara em caso de vitória de Motta.

Na última terça (29), Elmar Nascimento havia reafirmado a intenção de disputar a presidência da Câmara e criticou a decisão de Lira em apoiar Motta, chamando-o de “desleal”.

“O apoio do presidente Arthur Lira ao colega Hugo Motta é legítimo. No entanto, a condução da Câmara dos Deputados não deve buscar uma unanimidade artificial, reduzida a uma única vontade”, disse nas redes sociais.

Ele ainda contava com a possibilidade do PT não embarcar na candidatura de Motta, o que acabou mudando ainda na quarta (30). Isso porque o deputado foi um dos algozes de Dilma Rousseff (PT) no impeachment de 2016, e isso poderia gerar alguma resistência entre os petistas.

Elmar Nascimento ainda citou a proximidade de Motta com o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que encaminhou o impeachment da petista no Legislativo, e argumentou que o União Brasil votou junto do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em temas importantes, principalmente na área econômica.

"Minha candidatura se firma na renovação e no fortalecimento da democracia, valorizando a diversidade de pensamentos. Não buscamos consensos artificiais, mas espaços para a saudável disputa de ideias”, completou.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
EUA devem classificar regime de Nicolás Maduro como organização terrorista nesta segunda-feira
Designação abre caminho para novas sanções e ações militares; governo Trump acusa Maduro de liderar Cartel de los Soles
STF mantém por unanimidade prisão preventiva de Jair Bolsonaro
O equipamento apresentou marcas de queimadura em toda a circunferência, conforme relatório da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal.
A COP30 termina marcada por controvérsias que vão além do acordo final
Falhas na organização em Belém expõem desafios para eventos globais de clima
Prisão de Bolsonaro não deve abalar laços econômicos Brasil-EUA, avaliam empresários
Departamento de Estado critica detenção e encerra período de silêncio sobre o caso
Alexandre de Moraes afirma que Bolsonaro danificou intencionalmente a tornozeleira eletrônica
Ministro mantém prisão preventiva do ex-presidente e destaca descumprimento ostensivo de medida cautelar
Mulher de Ramagem afirma que viagem aos EUA visava resguardar os filhos
Por meio de postagem em redes sociais, Rebeca denuncia perseguição e falta de imparcialidade judicial; condenado por suposta trama golpista, marido deixou o país apesar de proibições
Carregando..