"Alckmin escapou de envenenamento", diz Lula em jantar com Xi Jinping

O jantar aconteceu no Palacio do Itamaraty e foi fechado à imprensa
Por: Brado Jornal 21.nov.2024 às 10h37
Ricardo Stuckert/Agência Brasil

O presidente Lula se pronunciou publicamente pela primeira vez, nessa quarta-feira (20), sobre o suposto plano elaborado por militares em 2022 para tentar matar o petista e o vice-presidente Geraldo Alckmin envenenados.

O suposto plano foi descoberto após investigação da Polícia Federal e levou à prisão, na terça-feira (19), de quatro militares de alta patente do Exército e um agente da PF suspeitos de orquestrarem a morte de Lula e Alckmin para evitar a posse dos dois.

O presidente falou sobre o assunto durante discurso na abertura do jantar oferecido por ele ao presidente da China, Xi Jinping, que fez uma visita a Brasília na quarta. O jantar aconteceu no Palacio do Itamaraty e foi fechado à imprensa.

O petista começa o discurso cumprimentando autoridades e, na hora de falar do vice-presidente, diz que Geraldo Alckmin só está no jantar porque “escapou” do envenenamento.

“Eu queria começar cumprimentando a minha querida companheira Janja, cumprimentar o companheiro Xi Jinping, presidente da República Popular da China, cumprimentar a nossa companheira Dilma Rousseff, presidente Novo Banco de Desenvolvimento. E cumprimentar o companheiro, Geraldo Alckmin, vice-presidente da República, ministro do Desenvolvimento e Comércio, que escapou do envenenamento e está aqui com a gente”, disse o presidente Lula.

A declaração do chefe do Palácio do Planalto foi confirmada à coluna por ao menos dois ministros palacianos que estavam no evento e provocou risos dos convidados presentes. Até então, Lula ainda não tinha falado publicamente sobre o tema.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Trump defende Bolsonaro e manifesta surpresa com decisão judicial do STF
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu à sentença imposta ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF), descrevendo-se como "decepcionado" e "surpreso"
Investigação mira licitação milionária em Correntina
Gestão municipal enfrenta questionamentos do TCM-BA por supostas falhas em contratação de serviços
Decisão do STF Impõe Inelegibilidade a Bolsonaro e Sete Outros Acusados
Condenação por Tentativa de Golpe Estende Proibições Eleitorais por Anos
Estudante de direito é desligado após mensagem de ameaça contra Nikolas Ferreira
Empresa reage rapidamente à postagem polêmica nas redes sociais
Moraes decidirá sobre local de cumprimento de pena de Bolsonaro após análise de recursos
Defesa planeja domiciliar por saúde; opções incluem PF, Papuda ou área militar
Carregando..