Em decisão tomada na quinta-feira (5), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve o indeferimento do registro de candidatura de Eduardo Honório (União Brasil) à reeleição para a Prefeitura de Goiana, em Pernambuco. Embora tenha conquistado a maioria dos votos, com 78,16%, o pleito será anulado e o cargo será ocupado temporariamente pelo presidente da Câmara dos Vereadores até a realização de novas eleições, previstas para 2025.
Os ministros do TSE decidiram que Honório não poderia disputar o terceiro mandato consecutivo, uma prática vedada pela Constituição. Ele havia sido eleito vice-prefeito de Goiana em 2016, assumindo a prefeitura em 2017 após o afastamento do prefeito Osvaldo Rabelo Filho, por problemas de saúde. Em 2020, Honório foi eleito prefeito de forma definitiva, cumprindo, assim, dois mandatos consecutivos, o que o impede de concorrer novamente em 2024.
Apesar do julgamento pendente na época das eleições, o recurso sobre o registro de candidatura de Honório estava sub judice, o que permitiu que ele disputasse o cargo. Com a decisão do TSE, o resultado da eleição de outubro será cancelado.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...