Inicia nesta segunda-feira o julgamento de Roberto Jefferson no STF

Ex-deputado é acusado de incitação ao crime, calúnia e homofobia; análise ocorrerá em plenário virtual até sexta-feira (13)
Por: Brado Jornal 09.dez.2024 às 10h14
Inicia nesta segunda-feira o julgamento de Roberto Jefferson no STF
Reprodução

Começa nesta segunda-feira (9) o julgamento do ex-deputado federal Roberto Jefferson no Supremo Tribunal Federal (STF). O processo envolve acusações de atentado ao exercício dos poderes, incitação ao crime, calúnia e homofobia. A análise ocorrerá no plenário virtual da Corte até sexta-feira (13), sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

O Ministério Público (MP) sustenta que Jefferson, com base em suas declarações em entrevistas e postagens nas redes sociais, teria defendido a explosão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e incentivado a população a invadir o Senado e agredir congressistas. O MP argumenta que suas ações demonstram adesão a um grupo que visa atacar instituições públicas, desacreditar o processo eleitoral e promover polarização e ódio na sociedade brasileira.

“Roberto Jefferson, diante de reiteradas manifestações com teor antidemocrático, demonstrou adesão ao núcleo de uma organização criminosa, composto por figuras públicas e expoentes de ideologias extremistas, que agia com o objetivo de desestabilizar os poderes constitucionais”, afirma o MP.

O ex-deputado está preso preventivamente desde outubro de 2022, após reagir com tiros de fuzil e granadas à prisão efetuada por policiais, o que resultou também em acusações de quatro tentativas de homicídio.

A defesa de Jefferson alega que as provas contra o ex-parlamentar foram obtidas de forma ilícita e argumenta que não houve crimes cometidos. Além disso, os advogados questionam a competência do STF para julgar o caso. A Corte, no entanto, decidiu que o julgamento deveria ser conduzido pelo Supremo, devido à conexão do caso com os atos ocorridos em 8 de janeiro.

Em caso de condenação, o ex-deputado ainda poderá recorrer da decisão dentro do próprio STF.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Deputado Alan Sanches morre aos 58 anos vítima de infarto fulminante
Político baiano, médico ortopedista e líder da oposição na Alba, deixa legado na Câmara de Salvador e na Assembleia Legislativa; família inclui o vereador Duda Sanches
Duda Sanches emociona ao homenagear pai Alan Sanches: “Meu pai foi o homem que me ensinou a viver”
Vereador de Salvador destaca valores, legado médico e político do deputado estadual falecido aos 58 anos; velório na ALBA e sepultamento no Jardim da Saudade
Trump convida Lula para conselho de paz sobre Gaza
Presidente dos EUA propõe participação do brasileiro em grupo de mediação internacional; convite foi feito por fontes próximas ao governo americano
Homem é espancado por torcedores do Bahia antes de jogo contra o Galícia; três são presos
Briga ocorreu na Avenida São Marcos, em Salvador, com agressões brutais registradas em vídeo; PM apreendeu facas, soco inglês e artefato explosivo caseiro
Morre o jornalista Erlan Bastos aos 32 anos no Piauí
Profissional era conhecido por cobertura política e cultural; causa da morte foi tuberculose peritoneal
Gilmar Mendes nega habeas corpus para prisão domiciliar de Bolsonaro
Ministro do STF rejeita pedido por inadmissibilidade, já que não foi impetrado pela defesa técnica do ex-presidente
Carregando..