Ex-governador do Tocantins, Mauro Carlesse, é preso sob suspeita de planejar fuga internacional

Carlesse, já investigado por corrupção, tentava deixar o Brasil com passaporte italiano e identidade uruguaia
Por: Brado Jornal 16.dez.2024 às 10h05
Ex-governador do Tocantins, Mauro Carlesse, é preso sob suspeita de planejar fuga internacional
Antônio Gonçalves/Agência Brasil

O ex-governador do Tocantins, Mauro Carlesse, foi preso no último domingo (15.dez.2024), acusado de planejar sua fuga para o exterior. A prisão ocorreu durante uma operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) na fazenda do ex-governador, localizada no sul do estado, em São Salvador.

O Ministério Público detalhou que o Gaeco cumpriu mandados de prisão preventiva e busca e apreensão, emitidos pela 3ª Vara Criminal de Palmas (TO). Também foi alvo da operação o ex-secretário Claudinei Quaresemin, que está sendo investigado por seu suposto envolvimento em esquemas de corrupção.

De acordo com a decisão judicial, Carlesse conseguiu obter um passaporte italiano e uma identidade uruguaia, o que reforçou a suspeita de sua intenção de deixar o país. A prisão cautelar foi determinada para garantir a continuidade da instrução criminal e evitar que os acusados fugissem para o exterior.

Após a detenção, Carlesse afirmou estar surpreso com a acusação de tentativa de fuga, dizendo que ainda não tinha acesso completo aos detalhes da decisão e que se colocava à disposição da Justiça para esclarecimentos.

O ex-governador já enfrentava investigações desde 2021, quando foi afastado do cargo por suspeitas de envolvimento em crimes relacionados à Saúde e Segurança Pública. A operação policial da época desarticulou uma organização criminosa ligada ao governo que tentava impedir investigações sobre atos ilegais. Em março de 2022, Carlesse renunciou ao cargo e perdeu a prerrogativa de foro, o que permitiu o prosseguimento das investigações contra ele.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..