8/1: AGU contrata defensores em outros países para extradição de manifestantes

Profissionais vão representar o Brasil em processos de 64 condenados pelo STF
Por: Brado Jornal 09.jan.2025 às 07h47
8/1: AGU contrata defensores em outros países para extradição de manifestantes
Rafa Neddemeyer/Agência Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) anunciou a contratação de advogados em diferentes países para representar o Brasil nos processos de extradição de 64 pessoas condenadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos atos do 8 de janeiro de 2023.

Esses indivíduos, considerados foragidos, fazem parte de um grupo maior de 122 pessoas cuja localização é incerta. Embora nem todos estejam fora do Brasil, a contratação de advogados internacionais visa garantir que as extradições sejam realizadas em conformidade com as exigências legais e tratados bilaterais.

Os pedidos de extradição são elaborados pela AGU e enviados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que avalia se cumprem os critérios necessários de admissibilidade. Essa verificação inclui requisitos previstos na legislação brasileira ou em acordos firmados entre o Brasil e os países onde os foragidos se encontram.

Em comunicado, a AGU explicou que o Brasil pode intervir como parte processual em tribunais estrangeiros durante os processos de extradição. “Normalmente, o Estado atua como assistente processual da parte autora, contribuindo com esclarecimentos sobre questões factuais e jurídicas que possam surgir ao longo do processo”, detalhou a nota.

Além dos 64 processos em andamento, novos pedidos de extradição podem ser abertos à medida que mais condenados sejam localizados no exterior. Os advogados contratados em outros países terão a responsabilidade de iniciar e conduzir as ações judiciais necessárias para cada caso, fortalecendo os esforços do governo brasileiro em responsabilizar os envolvidos nos atos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jerônimo aguarda proposta do City
Governador afirma que o Estado não deve investir em áreas que podem ser assumidas pela iniciativa privada e espera oferta para a Fonte Nova
Lula vira em 3 regiões metropolitanas e cresce mais de 30% em outras 6
Dados do TSE mostram variação da votação de Lula e Flávio Bolsonaro do 1º para o 2º turno
Valdemar critica carta de Flávio
Presidente do PL visitou Bolsonaro e rejeitou declaração do senador de que seria o “verdadeiro presidente eleito”
Valdemar Costa Neto critica carta em que Flávio se diz líder do Brasil
Presidente do PL afirma que não gostou do documento publicado pelo senador após a chegada aos EUA
Fachin determina arquivamento de cinco investigações do inquérito das fake news
Presidente do STF atende manifestações da PGR que apontaram falta de provas e prescrição em alguns casos
Tarcísio admite possibilidade de candidatura em 2030, mas decisão será em grupo
Governador reeleito mantém foco imediato na gestão de São Paulo e condiciona qualquer projeto nacional a uma avaliação coletiva e a bons resultados no estado
Carregando..