8/1: AGU contrata defensores em outros países para extradição de manifestantes

Profissionais vão representar o Brasil em processos de 64 condenados pelo STF
Por: Brado Jornal 09.jan.2025 às 07h47
8/1: AGU contrata defensores em outros países para extradição de manifestantes
Rafa Neddemeyer/Agência Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) anunciou a contratação de advogados em diferentes países para representar o Brasil nos processos de extradição de 64 pessoas condenadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos atos do 8 de janeiro de 2023.

Esses indivíduos, considerados foragidos, fazem parte de um grupo maior de 122 pessoas cuja localização é incerta. Embora nem todos estejam fora do Brasil, a contratação de advogados internacionais visa garantir que as extradições sejam realizadas em conformidade com as exigências legais e tratados bilaterais.

Os pedidos de extradição são elaborados pela AGU e enviados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que avalia se cumprem os critérios necessários de admissibilidade. Essa verificação inclui requisitos previstos na legislação brasileira ou em acordos firmados entre o Brasil e os países onde os foragidos se encontram.

Em comunicado, a AGU explicou que o Brasil pode intervir como parte processual em tribunais estrangeiros durante os processos de extradição. “Normalmente, o Estado atua como assistente processual da parte autora, contribuindo com esclarecimentos sobre questões factuais e jurídicas que possam surgir ao longo do processo”, detalhou a nota.

Além dos 64 processos em andamento, novos pedidos de extradição podem ser abertos à medida que mais condenados sejam localizados no exterior. Os advogados contratados em outros países terão a responsabilidade de iniciar e conduzir as ações judiciais necessárias para cada caso, fortalecendo os esforços do governo brasileiro em responsabilizar os envolvidos nos atos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ex-sócio cobra Flávio e cita Rolex, festas e lobby com Kassio
Alexandre Santini guarda mensagens, fotos e notas sobre a Kopenhagen da Barra, mimo de R$ 305 mil e interlocução com o gabinete do ministro do STF
Passageiro morre baleado em ônibus do BRT em Jacarepaguá
Tiro atingiu homem que estava em pé perto da estação Ventura durante operação da PM na comunidade Dois Irmãos
Mensagens apontam proximidade entre Vorcaro e Hugo Motta: “queria estar em Mônaco com você”
Diálogos no celular do ex-banqueiro falam de viagens, camarote e empréstimo de R$ 22 milhões à empresa da cunhada; deputado nega ilícito
X pede análise individual de posts sobre Nossa Senhora
Empresa diz que lista misturou notícias, opiniões e perguntas e que juiz deve apontar o que é ilícito
Da venda da Ebal ao Banco Master, três figuras do poder baiano passam pela mesma história, cada uma em seu compartimento
O conselheiro: Otto Alencar não participou do leilão, mas sua relação com a Ebal vem de antes: presidiu o Conselho de Administração da empresa, cuja atuação também foi examinada pela CPI aberta na Assembleia em 2007
Zema diz que vai até o último minuto e descarta desistir da Presidência
Em Ipatinga, candidato do Novo fala em compromisso com o partido, comenta rumores sobre Nikolas e apresenta propostas de trabalho, STF e Petrobras
Carregando..