8/1: AGU contrata defensores em outros países para extradição de manifestantes

Profissionais vão representar o Brasil em processos de 64 condenados pelo STF
Por: Brado Jornal 09.jan.2025 às 07h47
8/1: AGU contrata defensores em outros países para extradição de manifestantes
Rafa Neddemeyer/Agência Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) anunciou a contratação de advogados em diferentes países para representar o Brasil nos processos de extradição de 64 pessoas condenadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos atos do 8 de janeiro de 2023.

Esses indivíduos, considerados foragidos, fazem parte de um grupo maior de 122 pessoas cuja localização é incerta. Embora nem todos estejam fora do Brasil, a contratação de advogados internacionais visa garantir que as extradições sejam realizadas em conformidade com as exigências legais e tratados bilaterais.

Os pedidos de extradição são elaborados pela AGU e enviados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que avalia se cumprem os critérios necessários de admissibilidade. Essa verificação inclui requisitos previstos na legislação brasileira ou em acordos firmados entre o Brasil e os países onde os foragidos se encontram.

Em comunicado, a AGU explicou que o Brasil pode intervir como parte processual em tribunais estrangeiros durante os processos de extradição. “Normalmente, o Estado atua como assistente processual da parte autora, contribuindo com esclarecimentos sobre questões factuais e jurídicas que possam surgir ao longo do processo”, detalhou a nota.

Além dos 64 processos em andamento, novos pedidos de extradição podem ser abertos à medida que mais condenados sejam localizados no exterior. Os advogados contratados em outros países terão a responsabilidade de iniciar e conduzir as ações judiciais necessárias para cada caso, fortalecendo os esforços do governo brasileiro em responsabilizar os envolvidos nos atos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Aliado de Jerônimo apoia Angelo Coronel
Prefeito de Guanambi, Nal Azevedo, grava vídeo pela reeleição do senador da chapa de ACM Neto, mas mantém nomes do governador em outras disputas
STF discute presença de Moraes e Mendonça na sessão
Quórum, possível pedido de vista e eventual adiamento entram no debate às vésperas do julgamento sobre o relatório da Polícia Federal
PGR apoia fim do sigilo sobre rede de Vorcaro
Vice-procurador-geral se manifesta a favor da abertura de inquérito que detalha pagamentos e recursos não declarados do Banco Master
Dino vê Cezinha vendendo influência sobre cortes
Ministro do STF autoriza buscas da PF contra o deputado do PL e a advogada Valéria Linhares e afirma que o mandato era usado para criar a ideia de acesso a tribunais superiores
Zanin recebe conteúdo do celular de Vorcaro
Polícia Federal entrega cópia integral do aparelho apreendido na Compliance Zero um dia antes do julgamento no plenário
Carregando..