8/1: AGU contrata defensores em outros países para extradição de manifestantes

Profissionais vão representar o Brasil em processos de 64 condenados pelo STF
Por: Brado Jornal 09.jan.2025 às 07h47
8/1: AGU contrata defensores em outros países para extradição de manifestantes
Rafa Neddemeyer/Agência Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) anunciou a contratação de advogados em diferentes países para representar o Brasil nos processos de extradição de 64 pessoas condenadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos atos do 8 de janeiro de 2023.

Esses indivíduos, considerados foragidos, fazem parte de um grupo maior de 122 pessoas cuja localização é incerta. Embora nem todos estejam fora do Brasil, a contratação de advogados internacionais visa garantir que as extradições sejam realizadas em conformidade com as exigências legais e tratados bilaterais.

Os pedidos de extradição são elaborados pela AGU e enviados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que avalia se cumprem os critérios necessários de admissibilidade. Essa verificação inclui requisitos previstos na legislação brasileira ou em acordos firmados entre o Brasil e os países onde os foragidos se encontram.

Em comunicado, a AGU explicou que o Brasil pode intervir como parte processual em tribunais estrangeiros durante os processos de extradição. “Normalmente, o Estado atua como assistente processual da parte autora, contribuindo com esclarecimentos sobre questões factuais e jurídicas que possam surgir ao longo do processo”, detalhou a nota.

Além dos 64 processos em andamento, novos pedidos de extradição podem ser abertos à medida que mais condenados sejam localizados no exterior. Os advogados contratados em outros países terão a responsabilidade de iniciar e conduzir as ações judiciais necessárias para cada caso, fortalecendo os esforços do governo brasileiro em responsabilizar os envolvidos nos atos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Vorcaro poupa Moraes em nova delação
Ex-controlador do Master vê na divulgação do relatório da PF um obstáculo à prisão domiciliar e ajusta o teor da terceira proposta de colaboração
Dino defende o STF em meio à crise
Ministro recorre às redes sociais após o choque público entre Alexandre de Moraes e André Mendonça e pede lealdade institucional
Operador liga recursos de Vorcaro a fundo de aliado de Eduardo Bolsonaro
Freixo Júnior diz em delação que pagamentos ao Havengate saíram de dinheiro do dono do Master, após pedido de Flávio Bolsonaro
Gilmar Mendes pede afastamento de delegados da PF dos gabinetes do STF
Decano quer reforçar a ideia com Fachin e alerta para risco de interferência em meio ao impasse entre Mendonça, Moraes e a cúpula da corporação
Vorcaro diz que doação a Bolsonaro e Tarcísio foi propina com Kassab
Ex-banqueiro afirma em proposta de delação que R$ 5 milhões de 2022 teriam sido contrapartida para manter o Credcesta em São Paulo
Eduardo Bolsonaro e Gil Diniz criticam Nikolas Ferreira por apoio a Ricardo Salles
Deputado mineiro declarou voto no candidato do Novo ao Senado em São Paulo; PL indica André do Prado
Carregando..