8/1: AGU contrata defensores em outros países para extradição de manifestantes

Profissionais vão representar o Brasil em processos de 64 condenados pelo STF
Por: Brado Jornal 09.jan.2025 às 07h47
8/1: AGU contrata defensores em outros países para extradição de manifestantes
Rafa Neddemeyer/Agência Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) anunciou a contratação de advogados em diferentes países para representar o Brasil nos processos de extradição de 64 pessoas condenadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos atos do 8 de janeiro de 2023.

Esses indivíduos, considerados foragidos, fazem parte de um grupo maior de 122 pessoas cuja localização é incerta. Embora nem todos estejam fora do Brasil, a contratação de advogados internacionais visa garantir que as extradições sejam realizadas em conformidade com as exigências legais e tratados bilaterais.

Os pedidos de extradição são elaborados pela AGU e enviados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que avalia se cumprem os critérios necessários de admissibilidade. Essa verificação inclui requisitos previstos na legislação brasileira ou em acordos firmados entre o Brasil e os países onde os foragidos se encontram.

Em comunicado, a AGU explicou que o Brasil pode intervir como parte processual em tribunais estrangeiros durante os processos de extradição. “Normalmente, o Estado atua como assistente processual da parte autora, contribuindo com esclarecimentos sobre questões factuais e jurídicas que possam surgir ao longo do processo”, detalhou a nota.

Além dos 64 processos em andamento, novos pedidos de extradição podem ser abertos à medida que mais condenados sejam localizados no exterior. Os advogados contratados em outros países terão a responsabilidade de iniciar e conduzir as ações judiciais necessárias para cada caso, fortalecendo os esforços do governo brasileiro em responsabilizar os envolvidos nos atos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Itália aprova extradição de Carla Zambelli para o Brasil
Corte de Apelação italiana dá segundo parecer favorável; ex-deputada foi condenada pelo STF a mais de 15 anos de prisão no total.
PF prende advogado de banco Master em nova fase de operação
Investigação apura esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos.
Vereador propõe fim do expediente mais cedo em secretarias de Salvador
Projeto de lei sugere redução de uma hora na jornada das repartições municipais da capital baiana.
Bruno Reis rebate críticas do governo estadual sobre saúde
Prefeito de Salvador afirma que gestão municipal investe acima do mínimo constitucional e que população reconhece os avanços realizados.
Mensagens revelam propina em imóveis entre Vorcaro e ex-presidente do BRB
Conversas trocadas por WhatsApp mostram combinação de pagamento de R$ 146,5 milhões em imóveis de luxo para facilitar negócios irregulares entre Banco Master e BRB.
STF derruba lei de Santa Catarina contra cotas raciais
Maioria da Corte declara inconstitucional norma que proibia ações afirmativas em universidades estaduais e instituições que recebem recursos públicos.
Carregando..