Bolsonaro afirma que irá à posse de Trump, mas enfrenta restrições judiciais

Ex-presidente busca recuperar passaporte retido após acusações de tentativa de golpe
Por: Brado Jornal 09.jan.2025 às 08h26
Bolsonaro afirma que irá à posse de Trump, mas enfrenta restrições judiciais
Alan Santos/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou nesta quarta-feira (8) que estará presente na posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, marcada para 20 de janeiro de 2025. Em um vídeo publicado no X (antigo Twitter), Bolsonaro agradeceu o convite feito pelo republicano e reafirmou seu apoio ao líder americano.

“Estou muito feliz com esse convite. Estarei representando os conservadores, a direita, o bem e o povo brasileiro lá nos Estados Unidos, se Deus quiser. Valeu!”, afirmou Bolsonaro.

No entanto, o ex-presidente enfrenta um obstáculo significativo: a retenção de seu passaporte pela Polícia Federal desde fevereiro de 2024. A medida foi imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em meio a investigações sobre sua suposta participação em atos relacionados ao 8 de Janeiro de 2023.

Para viabilizar sua ida aos Estados Unidos, Bolsonaro declarou que seu advogado, Paulo Bueno, protocolou um pedido ao ministro Alexandre de Moraes, relator das investigações no STF, para recuperar o passaporte.

Na publicação, Bolsonaro também elogiou seu filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pelo trabalho na relação com a família Trump e comparou sua situação à de Trump, que também enfrenta problemas judiciais. “Porque ele lá nos Estados Unidos também foi vítima de uma perseguição de um ativismo judicial nojento, repugnante, baixo e sem escrúpulos”, afirmou Eduardo em vídeo compartilhado pelo pai.

Bolsonaro apoiou Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA e, em novembro de 2024, declarou que o retorno do republicano ao poder seria a “certeza de um mundo melhor”. Ele destacou a ausência de conflitos armados durante o governo Trump, atribuindo ao democrata Joe Biden um cenário global marcado por guerras, terrorismo e censura.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ex-assessor de Bolsonaro tem prisão preventiva decretada pelo STF
Martins cumpria prisão domiciliar desde 27 de dezembro de 2025, imposta após a tentativa de fuga de Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal.
Banhista comemora prisão de Bolsonaro em entrevista ao vivo na praia do Paraná; assista
“Mandei um ‘Bolsonaro preso’ ao vivo!”. Ele também compartilhou outra postagem animada: “Mãe, eu tô na Globo comemorando Bolsonaro preso!”
Irmãos Bolsonaro acertam quadra na Mega da Virada no dia da alta hospitalar
Após receber alta nesta quinta-feira (1º), depois de mais de uma semana internado, Bolsonaro retornou à cela na superintendência da Polícia Federal em Brasília.
Coronel da reserva denuncia ex-assessor de Bolsonaro por acesso ao LinkedIn
O militar tem criticado publicamente figuras ligadas ao olavismo, grupo do qual Martins é seguidor.
Polícia Federal determina retorno de Eduardo Bolsonaro ao posto de escrivão
O ex-deputado federal estava afastado da corporação desde que assumiu o mandato na Câmara dos Deputados.
Ex-ministro Geddel Vieira Lima sofre agressão em festa de réveillon na Bahia
O ex-ministro chegou a cair no chão, mas foi auxiliado por pessoas no local, que conseguiram imobilizar o agressor. Ele afirmou não conhecer o autor do ataque.
Carregando..