Bolsonaro afirma que irá à posse de Trump, mas enfrenta restrições judiciais

Ex-presidente busca recuperar passaporte retido após acusações de tentativa de golpe
Por: Brado Jornal 09.jan.2025 às 08h26
Bolsonaro afirma que irá à posse de Trump, mas enfrenta restrições judiciais
Alan Santos/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou nesta quarta-feira (8) que estará presente na posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, marcada para 20 de janeiro de 2025. Em um vídeo publicado no X (antigo Twitter), Bolsonaro agradeceu o convite feito pelo republicano e reafirmou seu apoio ao líder americano.

“Estou muito feliz com esse convite. Estarei representando os conservadores, a direita, o bem e o povo brasileiro lá nos Estados Unidos, se Deus quiser. Valeu!”, afirmou Bolsonaro.

No entanto, o ex-presidente enfrenta um obstáculo significativo: a retenção de seu passaporte pela Polícia Federal desde fevereiro de 2024. A medida foi imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em meio a investigações sobre sua suposta participação em atos relacionados ao 8 de Janeiro de 2023.

Para viabilizar sua ida aos Estados Unidos, Bolsonaro declarou que seu advogado, Paulo Bueno, protocolou um pedido ao ministro Alexandre de Moraes, relator das investigações no STF, para recuperar o passaporte.

Na publicação, Bolsonaro também elogiou seu filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pelo trabalho na relação com a família Trump e comparou sua situação à de Trump, que também enfrenta problemas judiciais. “Porque ele lá nos Estados Unidos também foi vítima de uma perseguição de um ativismo judicial nojento, repugnante, baixo e sem escrúpulos”, afirmou Eduardo em vídeo compartilhado pelo pai.

Bolsonaro apoiou Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA e, em novembro de 2024, declarou que o retorno do republicano ao poder seria a “certeza de um mundo melhor”. Ele destacou a ausência de conflitos armados durante o governo Trump, atribuindo ao democrata Joe Biden um cenário global marcado por guerras, terrorismo e censura.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Itália aprova extradição de Carla Zambelli para o Brasil
Corte de Apelação italiana dá segundo parecer favorável; ex-deputada foi condenada pelo STF a mais de 15 anos de prisão no total.
Coronel desafia Rui Costa para debate na Fonte Nova
Senador diz estar com “garganta coçando” e se dispõe a enfrentar o petista antes mesmo do período eleitoral oficial.
PF prende advogado de banco Master em nova fase de operação
Investigação apura esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos.
STF derruba lei de Santa Catarina contra cotas raciais
Maioria da Corte declara inconstitucional norma que proibia ações afirmativas em universidades estaduais e instituições que recebem recursos públicos.
Kim Kataguiri propõe liberdade para atendimentos gratuitos
Projeto altera Lei da Liberdade Econômica para proteger profissionais que atendem pacientes de baixa renda sem cobrança ou a preços simbólicos.
Bruno Reis rebate críticas do governo estadual sobre saúde
Prefeito de Salvador afirma que gestão municipal investe acima do mínimo constitucional e que população reconhece os avanços realizados.
Carregando..