Bolsonaro afirma que irá à posse de Trump, mas enfrenta restrições judiciais

Ex-presidente busca recuperar passaporte retido após acusações de tentativa de golpe
Por: Brado Jornal 09.jan.2025 às 08h26
Bolsonaro afirma que irá à posse de Trump, mas enfrenta restrições judiciais
Alan Santos/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou nesta quarta-feira (8) que estará presente na posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, marcada para 20 de janeiro de 2025. Em um vídeo publicado no X (antigo Twitter), Bolsonaro agradeceu o convite feito pelo republicano e reafirmou seu apoio ao líder americano.

“Estou muito feliz com esse convite. Estarei representando os conservadores, a direita, o bem e o povo brasileiro lá nos Estados Unidos, se Deus quiser. Valeu!”, afirmou Bolsonaro.

No entanto, o ex-presidente enfrenta um obstáculo significativo: a retenção de seu passaporte pela Polícia Federal desde fevereiro de 2024. A medida foi imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em meio a investigações sobre sua suposta participação em atos relacionados ao 8 de Janeiro de 2023.

Para viabilizar sua ida aos Estados Unidos, Bolsonaro declarou que seu advogado, Paulo Bueno, protocolou um pedido ao ministro Alexandre de Moraes, relator das investigações no STF, para recuperar o passaporte.

Na publicação, Bolsonaro também elogiou seu filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pelo trabalho na relação com a família Trump e comparou sua situação à de Trump, que também enfrenta problemas judiciais. “Porque ele lá nos Estados Unidos também foi vítima de uma perseguição de um ativismo judicial nojento, repugnante, baixo e sem escrúpulos”, afirmou Eduardo em vídeo compartilhado pelo pai.

Bolsonaro apoiou Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA e, em novembro de 2024, declarou que o retorno do republicano ao poder seria a “certeza de um mundo melhor”. Ele destacou a ausência de conflitos armados durante o governo Trump, atribuindo ao democrata Joe Biden um cenário global marcado por guerras, terrorismo e censura.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula retorna a Belém em semana decisiva para garantir avanços reais na COP30
Presidente busca desfecho concreto na cúpula do clima
Alcolumbre nomeia Alessandro Vieira relator do projeto antifacções e revela recusa a indicações de bolsonaristas
Medida busca isolar texto de disputas partidárias e preservar foco na segurança pública
Prefeito de Belém ataca chanceler alemão por fala que gera memes
Líder paraense rebate declaração de Merz como discriminatória, enquanto governador apoia e redes sociais ironizam com protesto virtual
Senado Aprova Medidas Fiscais e Prevê Receita de R$ 19 Bilhões
Recuperação de Dispositivos Legais por Meio de Atualização de Bens e Limites a Créditos Tributários
Banqueiro Augusto Lima, preso em operação da PF, e esposa Flávia Arruda foram homenageados na Alba por deputado do PL baiano
Em novembro de 2023, Augusto Ferreira Lima e sua esposa, Flávia Arruda (ex-deputada federal e ex-ministra da Secretaria de Governo no governo Jair Bolsonaro), foram homenageados na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
Banco Central decreta liquidação extrajudicial do Banco Master após nova tentativa de venda
Prisão de Daniel Vorcaro e rejeição a propostas de compra aceleraram intervenção do BC
Carregando..