Bolsonaro pede para ir a baile latino de apoiadores de Trump nos EUA

Ex-presidente busca liberação de passaporte para comparecer à posse de Donald Trump, com direito a evento VIP no dia 18 de janeiro
Por: Brado Jornal 16.jan.2025 às 09h28
Bolsonaro pede para ir a baile latino de apoiadores de Trump nos EUA
Valter Campanato/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou um novo pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF), anexando um segundo convite que recebeu para participar de um evento em Washington, dois dias antes da posse de Donald Trump, marcada para 20 de janeiro. Bolsonaro busca a autorização do ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo caso, para viajar aos Estados Unidos, onde pretende comparecer tanto à cerimônia oficial quanto a um baile latino no Omni Hotel, em Washington DC, no dia 18 de janeiro.

Atualmente sem passaporte desde fevereiro de 2024, em razão de uma operação da Polícia Federal, Bolsonaro pede à Corte a liberação temporária do documento para que possa viajar entre 17 e 22 de janeiro.

O convite para o evento, que contará com lideranças latinas aliadas a Trump, como o senador Ted Cruz e o futuro secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, foi anexado ao processo com o argumento de que a presença de Bolsonaro representaria um "ambiente íntimo entre Titãs". Além do evento, Bolsonaro também visa participar da posse presidencial de Trump, agendada para 20 de janeiro.

A posição da Procuradoria-Geral da República (PGR)

No entanto, a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contrária à liberação do passaporte. Em sua análise, a PGR afirmou não haver "interesse público" na autorização da viagem, destacando que Bolsonaro, em sua condição de ex-presidente investigado, não exerce mais funções que justifiquem sua presença em representações oficiais do Brasil.

A análise do caso ainda está em andamento, e o ministro Alexandre de Moraes aguarda mais documentos da defesa de Bolsonaro sobre o convite de Trump e os eventos que o ex-presidente deseja participar.

A resposta do governo Lula e alternativas

Embora o ex-presidente solicite autorização para viajar como convidado para os eventos, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviará a embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, para representar o Brasil na posse de Trump.

O desenrolar da decisão no STF sobre a liberação do passaporte de Bolsonaro será crucial para definir se o ex-presidente poderá, de fato, participar do evento de Trump, ou se o governo buscará outras alternativas para sua representação.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jerônimo usa helicóptero apontado pela PF a ex-sócio de Vorcaro em agenda de campanha
Em 30 de agosto, o governador embarcou no aparelho com Rui Costa e Jaques Wagner; aeronave é a mesma citada em deslocamento de 2023 à Ilha da Paixão
Meloni anuncia teto de estrangeiros nas escolas
Primeira-ministra italiana também quer banir burca e niqab em sala de aula e exigir que pais com dificuldades de integração aprendam italiano
Flávio e Lula empatam no primeiro turno
Pesquisa Palver coloca o senador com 42% e o presidente com 41%; no segundo turno, 47% a 43%
Alagoinhas: hospital de R$ 214 milhões inaugurado por Lula e Jerônimo, e o tio dela segue intubado sem vaga
Há sete anos, ela perdeu o pai, José Raimundo Noronha Silva, na cidade onde nasceu e viveu quase a vida inteira. Agora, diz, a família vive o mesmo filme. “Talvez para vocês todos seja só um nome, mas para mim ele era o meu pai.”
Lula diz estar preocupado com Marco Rubio e cita suspeitas de interferência na eleição
Presidente associa o recado à proximidade do secretário de Estado com a família Bolsonaro, pede a Trump que não interfira e chama Eduardo de traidor
Eduardo Bolsonaro é demitido da Polícia Federal após abandono de cargo
Ministério da Justiça formaliza desligamento do ex-deputado por faltas não justificadas
Carregando..