Bolsonaro pede para ir a baile latino de apoiadores de Trump nos EUA

Ex-presidente busca liberação de passaporte para comparecer à posse de Donald Trump, com direito a evento VIP no dia 18 de janeiro
Por: Brado Jornal 16.jan.2025 às 09h28
Bolsonaro pede para ir a baile latino de apoiadores de Trump nos EUA
Valter Campanato/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou um novo pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF), anexando um segundo convite que recebeu para participar de um evento em Washington, dois dias antes da posse de Donald Trump, marcada para 20 de janeiro. Bolsonaro busca a autorização do ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo caso, para viajar aos Estados Unidos, onde pretende comparecer tanto à cerimônia oficial quanto a um baile latino no Omni Hotel, em Washington DC, no dia 18 de janeiro.

Atualmente sem passaporte desde fevereiro de 2024, em razão de uma operação da Polícia Federal, Bolsonaro pede à Corte a liberação temporária do documento para que possa viajar entre 17 e 22 de janeiro.

O convite para o evento, que contará com lideranças latinas aliadas a Trump, como o senador Ted Cruz e o futuro secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, foi anexado ao processo com o argumento de que a presença de Bolsonaro representaria um "ambiente íntimo entre Titãs". Além do evento, Bolsonaro também visa participar da posse presidencial de Trump, agendada para 20 de janeiro.

A posição da Procuradoria-Geral da República (PGR)

No entanto, a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contrária à liberação do passaporte. Em sua análise, a PGR afirmou não haver "interesse público" na autorização da viagem, destacando que Bolsonaro, em sua condição de ex-presidente investigado, não exerce mais funções que justifiquem sua presença em representações oficiais do Brasil.

A análise do caso ainda está em andamento, e o ministro Alexandre de Moraes aguarda mais documentos da defesa de Bolsonaro sobre o convite de Trump e os eventos que o ex-presidente deseja participar.

A resposta do governo Lula e alternativas

Embora o ex-presidente solicite autorização para viajar como convidado para os eventos, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviará a embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, para representar o Brasil na posse de Trump.

O desenrolar da decisão no STF sobre a liberação do passaporte de Bolsonaro será crucial para definir se o ex-presidente poderá, de fato, participar do evento de Trump, ou se o governo buscará outras alternativas para sua representação.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Renan Santos diz que brasileiros, e não americanos, devem enfrentar criminosos
Pré-candidato à Presidência pelo Missão rebate classificação de PCC e CV como terroristas pelos EUA e elogia ação de policiais brasileiros.
Cláudio Castro desiste do Senado e avisa Valdemar
Ex-governador do Rio recua da pré-candidatura após denúncias e forte pressão interna no PL
Vitória vira sobre o ABC e decide Copa do Nordeste contra o Fortaleza
Leão bate rival por 4 a 3 em Natal, garante vaga na final com 10 a 5 no agregado e busca o hexacampeonato regional.
Câmara aprova fim da escala 6x1 e reduz jornada para 5x2
Deputados aprovam em dois turnos PEC que garante duas folgas semanais e diminui carga horária de 44 para 40 horas, com transição gradual; texto segue para o Senado.
Pesquisa Atlas/Intel aponta imagem negativa de Lula para 51% e de Flávio Bolsonaro para 59%
Levantamento Latam Pulse Brasil revela que presidente é o mais bem avaliado entre presidenciáveis, enquanto senador tem a rejeição mais alta.
Caso Vorcaro isola Flávio Bolsonaro e mercado financeiro começa a flertar com Renan Santos para 2026
Empresários que buscavam agenda com o senador agora negam encontros; desgaste com o banqueiro Daniel Vorcaro abre espaço para o pré-candidato do Partido Missão
Carregando..