Bolsonaro pede para ir a baile latino de apoiadores de Trump nos EUA

Ex-presidente busca liberação de passaporte para comparecer à posse de Donald Trump, com direito a evento VIP no dia 18 de janeiro
Por: Brado Jornal 16.jan.2025 às 09h28
Bolsonaro pede para ir a baile latino de apoiadores de Trump nos EUA
Valter Campanato/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou um novo pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF), anexando um segundo convite que recebeu para participar de um evento em Washington, dois dias antes da posse de Donald Trump, marcada para 20 de janeiro. Bolsonaro busca a autorização do ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo caso, para viajar aos Estados Unidos, onde pretende comparecer tanto à cerimônia oficial quanto a um baile latino no Omni Hotel, em Washington DC, no dia 18 de janeiro.

Atualmente sem passaporte desde fevereiro de 2024, em razão de uma operação da Polícia Federal, Bolsonaro pede à Corte a liberação temporária do documento para que possa viajar entre 17 e 22 de janeiro.

O convite para o evento, que contará com lideranças latinas aliadas a Trump, como o senador Ted Cruz e o futuro secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, foi anexado ao processo com o argumento de que a presença de Bolsonaro representaria um "ambiente íntimo entre Titãs". Além do evento, Bolsonaro também visa participar da posse presidencial de Trump, agendada para 20 de janeiro.

A posição da Procuradoria-Geral da República (PGR)

No entanto, a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contrária à liberação do passaporte. Em sua análise, a PGR afirmou não haver "interesse público" na autorização da viagem, destacando que Bolsonaro, em sua condição de ex-presidente investigado, não exerce mais funções que justifiquem sua presença em representações oficiais do Brasil.

A análise do caso ainda está em andamento, e o ministro Alexandre de Moraes aguarda mais documentos da defesa de Bolsonaro sobre o convite de Trump e os eventos que o ex-presidente deseja participar.

A resposta do governo Lula e alternativas

Embora o ex-presidente solicite autorização para viajar como convidado para os eventos, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviará a embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, para representar o Brasil na posse de Trump.

O desenrolar da decisão no STF sobre a liberação do passaporte de Bolsonaro será crucial para definir se o ex-presidente poderá, de fato, participar do evento de Trump, ou se o governo buscará outras alternativas para sua representação.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Trump compartilha foto de Maduro capturado após operação dos EUA na Venezuela
Em declarações à Fox News neste sábado, Trump informou que o casal está sendo transportado para Nova York em um navio da Marinha dos EUA
Prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, defende ditador venezuelano Maduro em conversa com Trump
Mamdani, conhecido por suas inclinações socialistas e críticas frequentes às políticas dos EUA, argumentou que sua oposição se baseia na rejeição à "busca por mudança de regime" e à suposta violação do direito internacional.
Governador da Bahia se posiciona contra ação militar dos EUA na Venezuela e segue linha de Lula
Ele reforçou total apoio à postura adotada pelo governo federal, manifestada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que rejeitou categoricamente os fatos
Trump atende ligação e descreve operação como "brilhante" ao falar sobre captura de Nicolás Maduro; Milei comemora: "A liberdade avança"
Horas antes, Trump havia anunciado na Truth Social que forças americanas realizaram uma "operação de grande escala contra a Venezuela",
Trump anuncia operação militar contra Venezuela e captura de Maduro
Em resposta imediata, o governo venezuelano emitiu uma nota afirmando que o país sofria um ataque, e o presidente Nicolás Maduro ordenou a ativação de planos de defesa.
Maldição? PT planeja megaevento em Salvador para celebrar 46 anos e iniciar pré-campanha de Lula
O encontro reunirá militantes e lideranças do PT, misturando atividades políticas com a celebração do aniversário da sigla.
Carregando..