O União Brasil tem se afastado da possibilidade de uma federação com o PP e os Republicanos, e de uma eventual aliança com o PSDB, que busca se unir a uma legenda maior. De acordo com informações do jornal O Globo, a ideia de formar uma grande federação, que reuniria 153 deputados e 17 senadores, ainda é considerada positiva pelo presidente do União Brasil, Antonio Rueda, mas enfrenta obstáculos devido a divergências internas no partido.
Embora a federação possa representar uma força política imensa, com uma ampla bancada no Congresso, a principal resistência vem dos dirigentes estaduais do União Brasil. A principal preocupação é que os diferentes interesses regionais dos partidos não podem ser facilmente acomodados, tornando a aliança mais complexa do que parece à primeira vista.
Rueda, contudo, acredita que essas divergências podem ser resolvidas por meio de uma governança sólida que permita que as três legendas – União Brasil, PP e Republicanos – mantenham relevância tanto no nível nacional quanto estadual. O presidente do União Brasil já se reuniu com importantes figuras políticas, como o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), para discutir a possibilidade de consolidar a federação. Novas reuniões estão previstas para o retorno das atividades legislativas em fevereiro.
Entretanto, membros do União Brasil alertam que antes de firmar a federação, será necessário resolver questões internas, especialmente em relação ao apoio à eleição presidencial de 2026. Há uma ala dentro do partido que defende o apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto outro grupo advoga a candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Essas discussões internas poderão ser determinantes para o futuro da aliança.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...