Deputado quer proibir a inclusão de Bolsonaro em pesquisas eleitorais

Mário Heringer propõe restrição que afetaria diretamente Jair Bolsonaro, em meio a manobras de bolsonaristas para reverter a inelegibilidade do ex-presidente
Por: Brado Jornal 05.fev.2025 às 10h23
Deputado quer proibir a inclusão de Bolsonaro em pesquisas eleitorais
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O deputado federal Mário Heringer (PDT-MG) protocolou nesta terça-feira (4) um projeto de lei na Câmara que visa proibir a inclusão de pessoas inelegíveis em pesquisas eleitorais. A proposta, embora não cite diretamente o nome de Jair Bolsonaro, tem como principal alvo o ex-presidente, que está inelegível devido a uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso o projeto seja aprovado, Bolsonaro não poderia ser incluído sequer nas pesquisas sobre as eleições de 2026.

Heringer justificou sua iniciativa com o argumento de que as pesquisas eleitorais não devem ser utilizadas para testar hipóteses de situações eleitorais que não são viáveis legalmente, como no caso de candidatos considerados inelegíveis por decisão judicial definitiva. Ele afirmou que a lei é necessária para "evitar a caducidade da legislação eleitoral brasileira frente ao avanço de forças políticas exóticas".

Recentemente, o nome de Bolsonaro não foi incluído em uma pesquisa sobre as eleições de 2026, justamente pela sua inelegibilidade. Contudo, em uma pesquisa espontânea realizada pelo instituto Quasest, o ex-presidente apareceu empatado com o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, com 9% das intenções de voto dos entrevistados.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Rompimento do PDT com o governo Lula impacta cenário nacional e levanta questionamentos sobre aliança na Bahia
Na Bahia, o recente alinhamento do PDT com o governo de Jerônimo Rodrigues (PT), anunciado na última semana, torna a situação particularmente delicada.
Flávio desmente Eduardo e nega que reunião com autoridade dos EUA tratou de sanções
“Não teve nada a ver com sanções, ao contrário do que foi dito por aí, inclusive pelo Eduardo. Essa pauta não foi tratada”, afirmou Flávio, desmentindo o irmão.
Jerônimo Rodrigues recua e pede desculpas após fala agressiva contra eleitores de Bolsonaro
Diante da onda de críticas, Jerônimo tentou se explicar na segunda-feira (3), durante visita às obras do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador.
João Roma critica fala de Jerônimo Rodrigues e acusa PT de ineficiência na Bahia
Roma também respondeu à afirmação de Jerônimo de que o governo petista teria “prazo de validade”.
Governo da Bahia patrocina evento com banda que faz apologia ao assassinato de Jair Bolsonaro
A banda Bozokill, formada em 2022 em Salvador, tem um histórico de letras provocativas, como a música “Mate um Minion Hoje”
Carregando..