Deputado retira assinatura do impeachment de Lula para proteger cargo de irmã

Eduardo Velloso Viana recua após pressão do Planalto, beneficiando sua irmã, nomeada para um alto cargo na Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo
Por: Brado Jornal 05.fev.2025 às 10h00
Deputado retira assinatura do impeachment de Lula para proteger cargo de irmã
Deputado Eduardo Velloso (União-AC) com sua irmã Luciana Velloso Reprodução/Redes Sociais

O deputado federal pelo Acre, Eduardo Velloso Viana (União Brasil), retirou sua assinatura do pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apresentado por Rodolfo Nogueira (PL-MS), após pressão do Planalto. A manobra foi realizada para proteger o emprego de sua irmã, Luciana Borges de Velloso Viana, que foi nomeada em maio de 2024 para um cargo de confiança na diretoria de gestão e inovação da Embratur, agência vinculada ao Ministério do Turismo.

Luciana ocupa um dos 23 cargos de confiança na Embratur, com uma remuneração mensal de R$ 18.938,63. A agência, que conta com 224 funcionários no total, tem sido alvo de críticas pela nomeação de parentes de políticos em funções estratégicas. O deputado Velloso, que é aliado de Lula desde 2018, preferiu recuar de sua posição sobre o impeachment para evitar qualquer ameaça ao cargo de sua irmã, em meio à pressão do governo federal.

Eduardo Velloso, médico oftalmologista de 48 anos e em seu primeiro mandato na Câmara, é membro das comissões de Saúde, da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais. Em 2022, ele foi primeiro suplente do senador Márcio Bittar e assumiu uma cadeira no Senado durante a licença para tratamento de saúde de Bittar, permanecendo em exercício entre maio e outubro daquele ano.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo enfrentam ridicularização na internet por mentiras sobre Alexandre de Moraes, enquanto juristocracia cresce no Brasil
No entanto, as mentiras de Eduardo e Figueiredo, que insistem que Moraes está com “medo” de punições inexistentes, não encontram respaldo e apenas amplificam seu descrédito.
Rompimento do PDT com o governo Lula impacta cenário nacional e levanta questionamentos sobre aliança na Bahia
Na Bahia, o recente alinhamento do PDT com o governo de Jerônimo Rodrigues (PT), anunciado na última semana, torna a situação particularmente delicada.
Flávio desmente Eduardo e nega que reunião com autoridade dos EUA tratou de sanções
“Não teve nada a ver com sanções, ao contrário do que foi dito por aí, inclusive pelo Eduardo. Essa pauta não foi tratada”, afirmou Flávio, desmentindo o irmão.
Embaixada dos EUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre visita de funcionário ao Brasil
Em publicação nas redes sociais, Eduardo, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), declarou que a situação de Moraes estaria “esquentando”
Governo da Bahia patrocina evento com banda que faz apologia ao assassinato de Jair Bolsonaro
A banda Bozokill, formada em 2022 em Salvador, tem um histórico de letras provocativas, como a música “Mate um Minion Hoje”
Carregando..