Moraes endurece monitoramento a réus do 8 de Janeiro e determina relatórios quinzenais

Decisão do STF visa fortalecer fiscalização sobre medidas cautelares de acusados de participar dos ataques a Brasília
Por: Brado Jornal 07.fev.2025 às 10h16 - Atualizado: 07.fev.2025 às 10h26
Moraes endurece monitoramento a réus do 8 de Janeiro e determina relatórios quinzenais
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes intensificou o monitoramento aos réus e condenados dos ataques de 8 de janeiro, que ainda cumprem medidas cautelares. A partir de agora, os juizados e as Centrais de Monitoramento Eletrônico deverão enviar à Corte relatórios quinzenais detalhados sobre o acompanhamento das medidas, com especial atenção para eventuais violações.

A decisão, tomada na última quarta-feira (5), faz parte do inquérito que investiga os autores intelectuais e participantes da invasão em Brasília. Na ordem, Moraes destacou que os juízos responsáveis devem encaminhar relatórios individualizados sobre o monitoramento dos réus, que incluem medidas como o uso de tornozeleiras eletrônicas e outras restrições, como o cancelamento de passaportes e a proibição de redes sociais.

O inquérito que investiga os crimes cometidos durante os ataques inclui acusações de terrorismo, associação criminosa, golpe de Estado, ameaça e incitação ao crime. Até 2024, mais de 1.500 decisões de liberdade provisória foram concedidas, com a imposição dessas medidas cautelares.

O STF também investiga os autores intelectuais dos ataques, com mais de mil pessoas sendo investigadas nesse processo. O julgamento das denúncias feitas pela Procuradoria-Geral da República está sendo feito de maneira gradual. Além disso, Moraes ainda conduz outro inquérito sobre os executores materiais dos crimes, com mais de 1.600 prisões realizadas até abril de 2024.

A decisão visa garantir maior rigor no cumprimento das medidas cautelares e na responsabilização dos envolvidos nos ataques.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Embaixada dos EUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre visita de funcionário ao Brasil
Em publicação nas redes sociais, Eduardo, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), declarou que a situação de Moraes estaria “esquentando”
Governo da Bahia patrocina evento com banda que faz apologia ao assassinato de Jair Bolsonaro
A banda Bozokill, formada em 2022 em Salvador, tem um histórico de letras provocativas, como a música “Mate um Minion Hoje”
Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo enfrentam ridicularização na internet por mentiras sobre Alexandre de Moraes, enquanto juristocracia cresce no Brasil
No entanto, as mentiras de Eduardo e Figueiredo, que insistem que Moraes está com “medo” de punições inexistentes, não encontram respaldo e apenas amplificam seu descrédito.
Jerônimo Rodrigues recua e pede desculpas após fala agressiva contra eleitores de Bolsonaro
Diante da onda de críticas, Jerônimo tentou se explicar na segunda-feira (3), durante visita às obras do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador.
João Roma critica fala de Jerônimo Rodrigues e acusa PT de ineficiência na Bahia
Roma também respondeu à afirmação de Jerônimo de que o governo petista teria “prazo de validade”.
Flávio desmente Eduardo e nega que reunião com autoridade dos EUA tratou de sanções
“Não teve nada a ver com sanções, ao contrário do que foi dito por aí, inclusive pelo Eduardo. Essa pauta não foi tratada”, afirmou Flávio, desmentindo o irmão.
Carregando..