PF deflagra operação contra desvios em emendas parlamentares

Mandados de busca são cumpridos em Brasília e no Rio Grande do Sul
Por: Brado Jornal 13.fev.2025 às 07h33 - Atualizado: 13.fev.2025 às 07h50
PF deflagra operação contra desvios em emendas parlamentares
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (13), uma operação que visa desarticular um esquema de desvios de recursos de emendas parlamentares, destinados ao Hospital de Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul (RS). Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Brasília e em cinco cidades do Rio Grande do Sul, totalizando 13 ordens executadas.

Embora os nomes dos investigados ainda não tenham sido oficialmente revelados, a GloboNews apurou que o deputado Afonso Motta (PDT-RS) está envolvido na apuração. Um assessor do parlamentar é um dos alvos da operação, e o g1 está tentando contato com Motta para um posicionamento.

Além das buscas, a Justiça determinou o afastamento de dois investigados de seus cargos e funções públicas, além do bloqueio de valores de contas de pessoas físicas e jurídicas vinculadas aos envolvidos. Durante a operação, a Polícia Federal apreendeu R$ 140 mil em dinheiro vivo com os alvos, incluindo o assessor de Motta.

De acordo com a investigação, parte do montante foi encontrada com um funcionário do hospital e um terceiro indivíduo não identificado, ambos supostamente envolvidos no esquema. A apuração ainda revelou a existência de um "contrato de propina", que detalharia o valor da emenda e o percentual destinado aos desvios. A operação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
João Roma critica fala de Jerônimo Rodrigues e acusa PT de ineficiência na Bahia
Roma também respondeu à afirmação de Jerônimo de que o governo petista teria “prazo de validade”.
Jerônimo Rodrigues recua e pede desculpas após fala agressiva contra eleitores de Bolsonaro
Diante da onda de críticas, Jerônimo tentou se explicar na segunda-feira (3), durante visita às obras do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador.
Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo enfrentam ridicularização na internet por mentiras sobre Alexandre de Moraes, enquanto juristocracia cresce no Brasil
No entanto, as mentiras de Eduardo e Figueiredo, que insistem que Moraes está com “medo” de punições inexistentes, não encontram respaldo e apenas amplificam seu descrédito.
Alexandre Tchaca e outros policiais são liberados com medidas cautelares na Operação Falsas Promessas
A defesa de Tchaca, por meio de nota oficial, negou qualquer ligação do policial com os crimes apontados
Embaixada dos EUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre visita de funcionário ao Brasil
Em publicação nas redes sociais, Eduardo, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), declarou que a situação de Moraes estaria “esquentando”
Flávio desmente Eduardo e nega que reunião com autoridade dos EUA tratou de sanções
“Não teve nada a ver com sanções, ao contrário do que foi dito por aí, inclusive pelo Eduardo. Essa pauta não foi tratada”, afirmou Flávio, desmentindo o irmão.
Carregando..