PF deflagra operação contra desvios em emendas parlamentares

Mandados de busca são cumpridos em Brasília e no Rio Grande do Sul
Por: Brado Jornal 13.fev.2025 às 07h33 - Atualizado: 13.fev.2025 às 07h50
PF deflagra operação contra desvios em emendas parlamentares
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (13), uma operação que visa desarticular um esquema de desvios de recursos de emendas parlamentares, destinados ao Hospital de Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul (RS). Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Brasília e em cinco cidades do Rio Grande do Sul, totalizando 13 ordens executadas.

Embora os nomes dos investigados ainda não tenham sido oficialmente revelados, a GloboNews apurou que o deputado Afonso Motta (PDT-RS) está envolvido na apuração. Um assessor do parlamentar é um dos alvos da operação, e o g1 está tentando contato com Motta para um posicionamento.

Além das buscas, a Justiça determinou o afastamento de dois investigados de seus cargos e funções públicas, além do bloqueio de valores de contas de pessoas físicas e jurídicas vinculadas aos envolvidos. Durante a operação, a Polícia Federal apreendeu R$ 140 mil em dinheiro vivo com os alvos, incluindo o assessor de Motta.

De acordo com a investigação, parte do montante foi encontrada com um funcionário do hospital e um terceiro indivíduo não identificado, ambos supostamente envolvidos no esquema. A apuração ainda revelou a existência de um "contrato de propina", que detalharia o valor da emenda e o percentual destinado aos desvios. A operação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Pastor Silas Malafaia elogia Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas pela mudança de local de prisão de Jair Bolsonaro
Líder evangélico reconhece articulação de Michelle e Tarcísio como passo importante contra suposta perseguição política
Senador critica chapa puro-sangue do PT na Bahia e alerta para risco de derrota eleitoral
Otto Alencar rejeita propostas do partido e afirma que Lula será chamado para mediar impasse com o PSD
Senado acumula 72 pedidos de impeachment contra ministros do STF
Alexandre de Moraes concentra 41 representações; maioria aguarda análise na Comissão de Constituição e Justiça
Deputado Nikolas Ferreira expõe conexões suspeitas entre Banco Master e ministros do STF
Parlamentar acusa irregularidades em vídeo e aponta envolvimento de Dias Toffoli e Alexandre de Moraes em caso
Governo Lula aumenta uso de sigilo e nega mais pedidos de acesso a informações públicas
Índice de negativas por sigilo sobe em 2025, contrariando promessa de campanha de maior transparência na administração federal
Peritos da Polícia Federal acessam dados completos de celulares desligados e sem senha, gerando temor em Brasília
Tecnologia exclusiva da PF permite extração integral de conteúdo usando gaiola de Faraday, o que assusta alvos da operação do Banco Master
Carregando..