Governo Federal lança 'Plano Pena Justa' para reformar o sistema carcerário

Objetivo é garantir dignidade aos presos e retomar o controle do sistema penitenciário, enfraquecendo facções criminosas
Por: Brado Jornal 14.fev.2025 às 10h56
Governo Federal lança 'Plano Pena Justa' para reformar o sistema carcerário
Wilson Dias/Agência Brasil

O governo federal apresentou nesta quarta-feira (12) o Plano Pena Justa, uma iniciativa para melhorar as condições nos presídios brasileiros. O lançamento acontece após o Supremo Tribunal Federal (STF) declarar, em 2023, um "estado de coisas inconstitucional" no sistema carcerário, apontando violações de direitos humanos e a influência de facções criminosas nas unidades prisionais.

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, destacou que o plano busca garantir a dignidade dos detentos, oferecendo oportunidades de ressocialização para prevenir a reincidência e retomar o controle do sistema carcerário, que hoje é dominado por facções.

Em suas declarações, Barroso afirmou que o plano é baseado em iniciativas de trabalho e educação, sem concessão de "mordomias" aos mais de 670 mil presos em unidades superlotadas e violentas. Para ele, a ação do Estado é fundamental para assegurar a integridade física e moral dos presos, sem descuidar das vítimas dos crimes cometidos.

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, reforçou que o plano é um primeiro passo para reverter a cultura punitivista no Brasil e enfraquecer o crime organizado, garantindo dignidade às pessoas sob custódia do Estado. Já o procurador-geral da República, Paulo Gonet, descreveu o plano como uma resposta "civilizatória" aos problemas estruturais do sistema prisional.

O plano inclui mais de 300 metas a serem cumpridas até 2027 e ações conjuntas entre o governo federal e estaduais. Entre as medidas está o programa Emprega 347, que visa oferecer oportunidades de trabalho aos detentos, especialmente em grandes projetos de infraestrutura do Novo PAC, como rodovias e ferrovias, com o apoio de diversas entidades, incluindo o Ministério do Trabalho e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo enfrentam ridicularização na internet por mentiras sobre Alexandre de Moraes, enquanto juristocracia cresce no Brasil
No entanto, as mentiras de Eduardo e Figueiredo, que insistem que Moraes está com “medo” de punições inexistentes, não encontram respaldo e apenas amplificam seu descrédito.
João Roma critica fala de Jerônimo Rodrigues e acusa PT de ineficiência na Bahia
Roma também respondeu à afirmação de Jerônimo de que o governo petista teria “prazo de validade”.
Flávio desmente Eduardo e nega que reunião com autoridade dos EUA tratou de sanções
“Não teve nada a ver com sanções, ao contrário do que foi dito por aí, inclusive pelo Eduardo. Essa pauta não foi tratada”, afirmou Flávio, desmentindo o irmão.
Jerônimo Rodrigues recua e pede desculpas após fala agressiva contra eleitores de Bolsonaro
Diante da onda de críticas, Jerônimo tentou se explicar na segunda-feira (3), durante visita às obras do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador.
Embaixada dos EUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre visita de funcionário ao Brasil
Em publicação nas redes sociais, Eduardo, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), declarou que a situação de Moraes estaria “esquentando”
Carregando..