Barroso defende semipresidencialismo e voto distrital misto em evento em SP

Presidente do STF sugere mudanças no sistema político, mas proposta enfrenta resistência popular.
Por: Brado Jornal 18.fev.2025 às 08h34
Barroso defende semipresidencialismo e voto distrital misto em evento em SP
José Cruz/Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, defendeu a adoção do semipresidencialismo e do voto distrital misto durante um evento institucional em Campinas (SP), na segunda-feira (17). Segundo ele, o modelo poderia aproximar a política da sociedade e trazer benefícios ao país.

"Uma das dificuldades do direito é que você não pode testar em laboratório como se testa um medicamento, mas eu acho que vale a experiência e acho que pode trazer bons frutos para o país", afirmou Barroso.

O semipresidencialismo prevê um sistema em que o presidente da República atua como Chefe de Estado, enquanto o Chefe de Governo, escolhido pelo Congresso Nacional, exerce maior controle sobre decisões orçamentárias. No entanto, uma pesquisa da AtlasIntel aponta que 71% da população rejeita a substituição do atual regime presidencialista.

Barroso também defendeu o voto distrital misto, no qual os Estados e municípios seriam divididos em distritos eleitorais. Metade dos parlamentares seria eleita pelo sistema majoritário – em que os mais votados de cada região vencem –, enquanto a outra metade continuaria sendo escolhida pelo modelo proporcional, por meio dos partidos políticos.

"Esse modelo permite que o eleitor saiba, efetivamente, quem o representa. Ele garante proporcionalidade, mas reduz o distanciamento entre política e sociedade", argumentou o ministro.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, afirmou que pretende criar uma comissão especial para debater o projeto 9.212/17, já aprovado pelo Senado, que propõe a implementação do voto distrital misto nas eleições proporcionais.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula responde a Trump e destaca soberania do Brasil em evento energético
Soberania e infraestrutura: presidente celebra conexão de Roraima ao sistema nacional
Nikolas Ferreira reage a julgamento de Bolsonaro no STF com mensagens no X
Em uma das mensagens, o parlamentar declarou: “Querem nos calar e nos tornar mansos. Podem nos chamar de extremistas, mas não recuaremos.”
Caçada ao atirador que matou Charlie Kirk em evento da Turning Point USA em Utah
A investigação aponta que o atirador disparou de um telhado próximo e segue foragido, com uma caçada em andamento.
Fux conclui voto em julgamento de Bolsonaro, Cid e Braga Netto após longa sessão
Ministro dedica 14 horas à análise do caso, absolvendo ex-presidente e condenando aliados
Senador Ciro Nogueira pede auditoria do TCU para apurar prejuízos nos Correios sob gestão atual
Governo Lula ignora perdas bilionárias na estatal, afirma parlamentar
Placar de 2 a 0 no STF favorece condenação de Bolsonaro por suposta tentativa de golpe
Julgamento avança com votos de Moraes e Dino; penas para aliados podem ser reduzidas
Carregando..