2 dos crimes atribuídos a Bolsonaro estão em lei que ele sancionou

Ex-presidente é acusado de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa, com base na lei sancionada por ele em 2021
Por: Brado Jornal 19.fev.2025 às 09h41
2 dos crimes atribuídos a Bolsonaro estão em lei que ele sancionou
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) formalizou a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, acusando-o de crimes previstos na lei que pune ataques contra a democracia, sancionada por ele em 2021. A denúncia inclui três crimes principais: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.

Segundo a acusação, Bolsonaro e outros envolvidos tentaram derrubar o governo legitimamente constituído por meio de violência ou ameaça, além de promoverem ações criminosas dentro de uma organização criminosa. Caso os crimes sejam confirmados, as penas variam de 3 a 12 anos de prisão, dependendo da acusação.

O Supremo Tribunal Federal (STF) agora decidirá se aceitará ou não a denúncia. Se for aceita, será aberto um processo penal, e Bolsonaro se tornará réu no tribunal. O ex-presidente, que sancionou a lei que agora está sendo usada contra ele, tem a oportunidade de se defender e apresentar provas. Caso seja condenado, ele poderá enfrentar penas severas, incluindo prisão.

O processo, se avançar, seguirá as etapas legais previstas na Constituição, incluindo depoimentos e o direito de defesa, até que o tribunal decida sobre a absolvição ou condenação de Bolsonaro.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Flávio desmente Eduardo e nega que reunião com autoridade dos EUA tratou de sanções
“Não teve nada a ver com sanções, ao contrário do que foi dito por aí, inclusive pelo Eduardo. Essa pauta não foi tratada”, afirmou Flávio, desmentindo o irmão.
Alexandre Tchaca e outros policiais são liberados com medidas cautelares na Operação Falsas Promessas
A defesa de Tchaca, por meio de nota oficial, negou qualquer ligação do policial com os crimes apontados
Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo enfrentam ridicularização na internet por mentiras sobre Alexandre de Moraes, enquanto juristocracia cresce no Brasil
No entanto, as mentiras de Eduardo e Figueiredo, que insistem que Moraes está com “medo” de punições inexistentes, não encontram respaldo e apenas amplificam seu descrédito.
Embaixada dos EUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre visita de funcionário ao Brasil
Em publicação nas redes sociais, Eduardo, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), declarou que a situação de Moraes estaria “esquentando”
João Roma critica fala de Jerônimo Rodrigues e acusa PT de ineficiência na Bahia
Roma também respondeu à afirmação de Jerônimo de que o governo petista teria “prazo de validade”.
Carregando..