Moraes exclui pedido de exame médico em Bolsonaro de processo no STF

A petição, enviada pela pasta do governo Ibaneis Rocha (MDB) na segunda-feira (3.nov), foi considerada sem relação com a fase atual do julgamento
Por: Brado Jornal 06.nov.2025 às 17h17
Moraes exclui pedido de exame médico em Bolsonaro de processo no STF
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF), por decisão do ministro Alexandre de Moraes, removeu na quarta-feira (5.nov.2025) uma solicitação da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) dos autos da ação penal sobre a suposta tentativa de golpe de Estado em 2022. O documento pedia avaliação médica do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de 70 anos, para verificar compatibilidade com regime no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

A petição, enviada pela pasta do governo Ibaneis Rocha (MDB) na segunda-feira (3.nov), foi considerada sem relação com a fase atual do julgamento, que envolve recursos e não conta com mandado de prisão ativo. Conforme o Poder360, o desentranhamento ocorreu porque o processo está em análise de apelações.

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto. Em 11 de setembro, recebeu condenação por cinco delitos, entre eles tentativa de golpe, totalizando 27 anos e 3 meses de pena. A 1ª Turma do STF examinará os recursos de Bolsonaro e outros seis réus do núcleo central da trama entre 7 e 14 de novembro, em plenário virtual.

No texto, a Seape-DF argumentava: “Dada a iminência do julgamento dos recursos na Ação Penal nº 2668, com chance de recolhimento de réus ao sistema penitenciário local, requer-se submissão do condenado Jair Messias Bolsonaro a exame por especialistas, para aferir seu estado de saúde e adequação aos serviços médicos e alimentares das unidades prisionais da capital federal.”

Desde o ataque a faca em 2018, que perfurou seu intestino, o ex-presidente passou por 11 operações. Sete delas decorreram diretamente do ferimento abdominal. Em julho de 2021, internou-se por soluços contínuos, diagnosticados como suboclusão intestinal – obstrução parcial que impede o avanço completo de alimentos e secreções no trato digestivo.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Rogério Marinho recusa assinar impeachment de Alexandre de Moraes
Senador do PL classifica as denúncias como gravíssimas, mas diz que sua assinatura poderia ser usada depois para anular o processo no Senado
Rejeição a Jerônimo sobe no interior e aliados evitam o governador nas redes
MDB, PSD e Avante integram a coligação, mas candidatos a deputado não publicam fotos com o petista. Prefeitos procuram ACM Neto e Coronel em sigilo. Clima é comparado ao de 2006 — só que invertido.
Carregando..