8/1: PGR defende arquivamento de inquérito contra Ibaneis Rocha

Procuradoria argumenta que não há elementos suficientes para prosseguimento do caso
Por: Brado Jornal 27.fev.2025 às 07h50
8/1: PGR defende arquivamento de inquérito contra Ibaneis Rocha
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) manifestou-se na quarta-feira (26) a favor do arquivamento do inquérito que investiga o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), por suposta omissão na contenção dos atos em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023.

Na manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), a PGR afirmou que as evidências apresentadas até o momento não justificam a continuidade das investigações contra Ibaneis. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, destacou que o governador “compareceu voluntariamente à sede da Polícia Federal e, com consentimento para acesso amplo, enviou dois aparelhos celulares que se encontravam em sua posse”.

Além disso, Gonet esclareceu que as apurações confirmaram a existência de documentos assinados pelo governador repudiando os ataques e solicitando apoio da Força Nacional. Agora, o parecer da PGR será analisado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, que é o relator do caso.

Após os atos de 8 de janeiro, Ibaneis Rocha foi afastado do cargo por 90 dias por determinação de Moraes. Posteriormente, o ministro revogou o afastamento e autorizou seu retorno ao governo do DF.

O inquérito foi aberto para investigar as condutas do governador e dos comandantes da Segurança Pública do DF durante os ataques. Em sua defesa, Ibaneis argumentou que confiava plenamente no modelo de atuação da Secretaria de Segurança Pública.

No ano passado, o governador solicitou o arquivamento do inquérito, mas o ministro Alexandre de Moraes considerou a medida “prematura” naquele momento.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Protestos violentos no Nepal incendeiam Parlamento e residência de ex-premiê
Crise política se agrava com mortes, toque de recolher e exigências por reformas
Artistas baianos cobram pagamento de cachês atrasados pelo Governo do Estado
Dívidas de shows do São João e pré-pandemia geram prejuízos e descontentamento
Advocacia de Bolsonaro questiona votos no STF, mas afirma que acatará o veredicto final
Julgamento avança com placar desfavorável ao ex-presidente na Primeira Turma
Lula responde a Trump e destaca soberania do Brasil em evento energético
Soberania e infraestrutura: presidente celebra conexão de Roraima ao sistema nacional
Dino afirma que Supremo resiste a pressões externas e segue aplicando a lei
Ministro do STF rejeita acusações de ativismo judicial em meio a críticas internacionais
Governador propõe secretaria para gerenciar Ponte Salvador-Itaparica
Relatório aponta desafios críticos na execução do projeto
Carregando..