Alckmin reafirma que Brasil não é "problema" para os EUA em caso de tarifas comerciais

Vice-presidente reage às declarações de Trump e defende relação comercial positiva entre os dois países
Por: Brado Jornal 10.mar.2025 às 09h53
Alckmin reafirma que Brasil não é
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), se manifestou nesta segunda-feira (10/3) em relação às recentes declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre tarifas comerciais. Alckmin afirmou que o Brasil não é "o problema" para os EUA, destacando que a relação comercial entre os países é superavitária para os norte-americanos, ou seja, os Estados Unidos exportam mais para o Brasil do que importam.

"Os Estados Unidos têm um grande déficit comercial global, mas no caso do Brasil, eles têm superávit, tanto na balança de bens quanto na de serviços", disse Alckmin, ressaltando que as tarifas impostas por Trump não afetam a dinâmica positiva entre os dois países. Ele enfatizou ainda que a atual relação comercial não coloca o Brasil como uma ameaça para os EUA.

As declarações de Trump, feitas na última semana, incluíam críticas sobre os países que impõem tarifas mais altas aos produtos norte-americanos, incluindo o Brasil, e a ameaça de aplicar tarifas recíprocas a partir de 2 de abril. Durante a semana passada, Trump implementou um aumento de tarifas de 25% sobre produtos importados do Canadá e do México, além de medidas contra a China.

Em resposta a essas tensões comerciais, Alckmin se reuniu com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e o representante comercial Jamieson Greer, buscando alternativas para suavizar os efeitos das novas tarifas sobre o Brasil. "O mais importante é o diálogo, e o comércio exterior precisa ser um ganha-ganha para ambas as partes", afirmou o vice-presidente.

Alckmin também destacou que, embora a China seja o maior parceiro comercial do Brasil, os Estados Unidos permanecem como o maior investidor no país, enfatizando a importância de aprofundar as relações bilaterais para mitigar possíveis impactos da disputa comercial entre os EUA e outras nações.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Crise nas Forças Armadas exposta após polêmica com voo de Janja e Moraes
Janja justificou a carona no voo, explicando que precisava consultar um ginecologista na capital paulista. Como o avião já havia sido requisitado por Lewandowski e havia espaço disponível, ela embarcou
Trump sugere revisar subsídios e deportação de Elon Musk após críticas
Trump também mencionou o uso do Departamento de Eficiência Governamental (Doge) para avaliar os subsídios concedidos às empresas de Musk, como SpaceX, Tesla e X (antigo Twitter), sugerindo que a revisão poderia gerar grande economia aos cofres públicos
Lula rebate críticas da Economist sobre influência global e popularidade
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara uma carta para responder às acusações da revista britânica The Economist, que apontou uma suposta perda de relevância internacional do Brasil e crescente impopularidade do petista no país
Televangelista Jimmy Swaggart falece aos 90 anos em Louisiana
Swaggart foi internado em 15 de junho devido a uma parada cardíaca, segundo seus familiares.
Gilmar Mendes destaca decisão do STF sobre redes sociais como essencial
Mendes, anfitrião do fórum, enfatizou que o evento fortalece os laços entre Brasil, Portugal e Europa, sendo um “ponto de encontro fundamental”
Bolsonaro suspende agenda e entra em repouso por problemas de saúde
Após sentir-se mal na noite de terça-feira (1º.jul.2025), em Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi orientado por médicos a permanecer em repouso absoluto durante todo o mês de julho, cancelando compromissos agendados, incluindo eventos em Santa Catarina e Rondônia
Carregando..