Alexandre Padilha recua e desiste de assumir presidência de honra da China Hub Brasil

Decisão ocorre após revelações sobre vínculos comerciais da associação com empresas que possuem interesses no governo Lula
Por: Brado Jornal 12.mar.2025 às 09h02
Alexandre Padilha recua e desiste de assumir presidência de honra da China Hub Brasil
Reprodução/X

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), decidiu recuar e "declinar" do convite para ser presidente de honra da China Hub Brasil, um cargo que ele havia aceitado enquanto chefiava o Ministério de Relações Institucionais. A mudança de posição foi anunciada após a divulgação de que a associação, que será lançada na próxima sexta-feira (14), conta com o apoio de grandes empresas chinesas e brasileiras com interesses comerciais no governo Lula, especialmente na pasta que Padilha agora comanda.

A assessoria de Padilha explicou que o convite ocorreu antes de sua nomeação para o Ministério da Saúde, quando a Comissão de Ética Pública (CEP) havia sido consultada e autorizado a função. No entanto, com a recente mudança de cargo, o ministro decidiu não mais aceitar o convite. No início da semana, a assessoria havia confirmado sua participação no cargo de presidente honorário da China Hub Brasil, mas não mencionou a possibilidade de recuo.

O caso gerou reações, incluindo uma representação do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MP-TCU) e pedidos de convocação de Padilha na Câmara dos Deputados por parte de três parlamentares de oposição: Evair de Melo (PP-ES), Alfredo Gaspar (União-AL) e Sanderson (PL-RS), que exigem esclarecimentos sobre a situação.

Durante a cerimônia de posse de Padilha como ministro da Saúde, realizada na segunda-feira (10), empresários ligados à China Hub Brasil estiveram presentes. O fundador da associação, Youyang Jiang, afirmou que a entidade irá reavaliar a participação de Padilha, tendo em vista sua recente troca de pasta.

A assessoria do ministro, em nota, reiterou que Padilha nunca chegou a assumir qualquer atividade relacionada à presidência honorária da China Hub Brasil, destacando que a consulta à Comissão de Ética Pública foi feita quando ele ainda ocupava o Ministério de Relações Institucionais.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Morre aos 49 anos Marcelo VIP, o golpista que enganou o Brasil por duas décadas
Durante mais de vinte anos, Marcelo construiu uma extensa ficha criminal que incluiu estelionato, falsidade ideológica, associação ao tráfico de drogas e até roubo de avião
TRE-ES declara deputado federal Gilvan da Federal inelegível por violência política de gênero
Deputado bolsonarista do PL capixaba é punido por chamar Camila Valadão (PSOL) de “satanista” e “assassina de bebês e crianças”
Direção do centrão e do PL desaconselha Flávio Bolsonaro a disputar Presidência em 2026
O resultado, avaliam, seria derrota quase certa contra Lula e risco de contaminar a eleição de deputados e senadores de direita em estados onde o PT mantém força expressiva.
Senador Amin Designado Relator de Medida que Ameniza Punições em Caso de Golpe
Disputa por Apoio Bolsonarista Marca Escolha em Santa Catarina; Texto Avança Após Negociação na Câmara
Glauber Braga é retirado à força da cadeira de Chico Rodrigues após ocupar lugar de Motta na Câmara
Deputado do PSOL enfrenta possível cassação por quebra de decoro e faz protesto no plenário
Cúpula do Exército pressiona por prisão domiciliar de Augusto Heleno, condenado a 21 anos no STF
Fontes que participaram das conversas reservadas afirmam que o caso Heleno foi aquele em que os militares mais se mobilizaram.
Carregando..