Alexandre Padilha recua e desiste de assumir presidência de honra da China Hub Brasil

Decisão ocorre após revelações sobre vínculos comerciais da associação com empresas que possuem interesses no governo Lula
Por: Brado Jornal 12.mar.2025 às 09h02
Alexandre Padilha recua e desiste de assumir presidência de honra da China Hub Brasil
Reprodução/X

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), decidiu recuar e "declinar" do convite para ser presidente de honra da China Hub Brasil, um cargo que ele havia aceitado enquanto chefiava o Ministério de Relações Institucionais. A mudança de posição foi anunciada após a divulgação de que a associação, que será lançada na próxima sexta-feira (14), conta com o apoio de grandes empresas chinesas e brasileiras com interesses comerciais no governo Lula, especialmente na pasta que Padilha agora comanda.

A assessoria de Padilha explicou que o convite ocorreu antes de sua nomeação para o Ministério da Saúde, quando a Comissão de Ética Pública (CEP) havia sido consultada e autorizado a função. No entanto, com a recente mudança de cargo, o ministro decidiu não mais aceitar o convite. No início da semana, a assessoria havia confirmado sua participação no cargo de presidente honorário da China Hub Brasil, mas não mencionou a possibilidade de recuo.

O caso gerou reações, incluindo uma representação do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MP-TCU) e pedidos de convocação de Padilha na Câmara dos Deputados por parte de três parlamentares de oposição: Evair de Melo (PP-ES), Alfredo Gaspar (União-AL) e Sanderson (PL-RS), que exigem esclarecimentos sobre a situação.

Durante a cerimônia de posse de Padilha como ministro da Saúde, realizada na segunda-feira (10), empresários ligados à China Hub Brasil estiveram presentes. O fundador da associação, Youyang Jiang, afirmou que a entidade irá reavaliar a participação de Padilha, tendo em vista sua recente troca de pasta.

A assessoria do ministro, em nota, reiterou que Padilha nunca chegou a assumir qualquer atividade relacionada à presidência honorária da China Hub Brasil, destacando que a consulta à Comissão de Ética Pública foi feita quando ele ainda ocupava o Ministério de Relações Institucionais.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
A nota do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, sobre o caso Master gerou divisões internas na Corte e frustração entre alguns ministros
Fachin interrompe recesso para tentar conter desgaste, mas posicionamento divide opiniões no tribunal
ACM Neto conversa com Marcelo Nilo e não garante vaga na chapa
Pré-candidato ao governo da Bahia discute composição oposicionista, mas mantém negociações em aberto sem compromisso com o ex-deputado para o Senado
Milhares nas ruas: MBL trava Faria Lima em protesto contra escândalos do Banco Master e blindagem de Toffoli
Gritos de ordem ecoaram pela região, cobrando transparência, punição aos responsáveis por supostas fraudes bilionárias e o fim da impunidade que, segundo os manifestantes, protege os envolvidos.
Angelo Coronel manda indireta para Marcelo Nilo em postagem de Otto Alencar
Senador do PSD reage a “frase do dia” compartilhada pelo aliado e direciona crítica ao ex-deputado republicano em meio a disputas políticas na Bahia
Vereador Duda Sanches promete honrar legado do pai em missa de sétimo dia
Durante celebração religiosa em Salvador, filho de Alan Sanches afirma que continuará cuidando das pessoas e servindo ao próximo como o deputado desejava
Flávio Bolsonaro supera Lula em pesquisa
Senador lidera com 6,2 pontos percentuais de vantagem no segundo turno, conforme levantamento Futura/Apex
Carregando..