Alexandre Padilha recua e desiste de assumir presidência de honra da China Hub Brasil

Decisão ocorre após revelações sobre vínculos comerciais da associação com empresas que possuem interesses no governo Lula
Por: Brado Jornal 12.mar.2025 às 09h02
Alexandre Padilha recua e desiste de assumir presidência de honra da China Hub Brasil
Reprodução/X

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), decidiu recuar e "declinar" do convite para ser presidente de honra da China Hub Brasil, um cargo que ele havia aceitado enquanto chefiava o Ministério de Relações Institucionais. A mudança de posição foi anunciada após a divulgação de que a associação, que será lançada na próxima sexta-feira (14), conta com o apoio de grandes empresas chinesas e brasileiras com interesses comerciais no governo Lula, especialmente na pasta que Padilha agora comanda.

A assessoria de Padilha explicou que o convite ocorreu antes de sua nomeação para o Ministério da Saúde, quando a Comissão de Ética Pública (CEP) havia sido consultada e autorizado a função. No entanto, com a recente mudança de cargo, o ministro decidiu não mais aceitar o convite. No início da semana, a assessoria havia confirmado sua participação no cargo de presidente honorário da China Hub Brasil, mas não mencionou a possibilidade de recuo.

O caso gerou reações, incluindo uma representação do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MP-TCU) e pedidos de convocação de Padilha na Câmara dos Deputados por parte de três parlamentares de oposição: Evair de Melo (PP-ES), Alfredo Gaspar (União-AL) e Sanderson (PL-RS), que exigem esclarecimentos sobre a situação.

Durante a cerimônia de posse de Padilha como ministro da Saúde, realizada na segunda-feira (10), empresários ligados à China Hub Brasil estiveram presentes. O fundador da associação, Youyang Jiang, afirmou que a entidade irá reavaliar a participação de Padilha, tendo em vista sua recente troca de pasta.

A assessoria do ministro, em nota, reiterou que Padilha nunca chegou a assumir qualquer atividade relacionada à presidência honorária da China Hub Brasil, destacando que a consulta à Comissão de Ética Pública foi feita quando ele ainda ocupava o Ministério de Relações Institucionais.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ciro Nogueira relaxa em Ibiza após semana de revelações
Senador do PP aproveita viagem à Espanha em meio a denúncias sobre gastos bancados por Daniel Vorcaro
Uber e 99 encarecem em Salvador nos dias de jogos do Brasil
Plataformas aplicam tarifas mais altas por causa do aumento da demanda de torcedores; passageiros relatam preços elevados antes e após as partidas da Seleção
Gleisi Hoffmann diz que Jaques Wagner deve ser punido se irregularidades forem comprovadas
Presidenta nacional do PT cobra apuração rigorosa, mas defende que senador tem direito à ampla defesa
Brasil cai para 65º lugar em ranking mundial de competitividade
País perde seis posições em lista com 70 economias; nota geral recua e fica abaixo da média global
Jaques Wagner afirma que dólares apreendidos pela PF são diárias do Senado
Senador petista nega irregularidades e diz que Lula prestou solidariedade após operação; PF também investiga ingressos de camarote em show em Los Angeles
Brasil busca primeira vitória na Copa contra o Haiti nesta sexta
Seleção enfrenta caribenhos às 21h30, em Filadélfia, com transmissão ampla; modelo matemático aponta goleada brasileira
Carregando..