Alexandre Padilha recua e desiste de assumir presidência de honra da China Hub Brasil

Decisão ocorre após revelações sobre vínculos comerciais da associação com empresas que possuem interesses no governo Lula
Por: Brado Jornal 12.mar.2025 às 09h02
Alexandre Padilha recua e desiste de assumir presidência de honra da China Hub Brasil
Reprodução/X

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), decidiu recuar e "declinar" do convite para ser presidente de honra da China Hub Brasil, um cargo que ele havia aceitado enquanto chefiava o Ministério de Relações Institucionais. A mudança de posição foi anunciada após a divulgação de que a associação, que será lançada na próxima sexta-feira (14), conta com o apoio de grandes empresas chinesas e brasileiras com interesses comerciais no governo Lula, especialmente na pasta que Padilha agora comanda.

A assessoria de Padilha explicou que o convite ocorreu antes de sua nomeação para o Ministério da Saúde, quando a Comissão de Ética Pública (CEP) havia sido consultada e autorizado a função. No entanto, com a recente mudança de cargo, o ministro decidiu não mais aceitar o convite. No início da semana, a assessoria havia confirmado sua participação no cargo de presidente honorário da China Hub Brasil, mas não mencionou a possibilidade de recuo.

O caso gerou reações, incluindo uma representação do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MP-TCU) e pedidos de convocação de Padilha na Câmara dos Deputados por parte de três parlamentares de oposição: Evair de Melo (PP-ES), Alfredo Gaspar (União-AL) e Sanderson (PL-RS), que exigem esclarecimentos sobre a situação.

Durante a cerimônia de posse de Padilha como ministro da Saúde, realizada na segunda-feira (10), empresários ligados à China Hub Brasil estiveram presentes. O fundador da associação, Youyang Jiang, afirmou que a entidade irá reavaliar a participação de Padilha, tendo em vista sua recente troca de pasta.

A assessoria do ministro, em nota, reiterou que Padilha nunca chegou a assumir qualquer atividade relacionada à presidência honorária da China Hub Brasil, destacando que a consulta à Comissão de Ética Pública foi feita quando ele ainda ocupava o Ministério de Relações Institucionais.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Congresso derruba vetos de Lula à Lei do Licenciamento Ambiental com apoio maciço da base aliada
Aliados do governo contribuem para derrota ao votar contra posição oficial do Planalto
Cármen Lúcia explica negativa a novos habeas corpus em favor de Bolsonaro
Ministra destaca que recursos repetitivos não mudam decisões já tomadas pelo STF
Procuradoria-Geral da República defende prisão domiciliar humanitária para Augusto Heleno
PGR considera idade avançada e Alzheimer do general suficientes para flexibilizar regime fechado
Grupo refit sonega r$ 350 milhões mensais em impostos em são paulo, revela tarcísio de freitas
Esquema de fraudes no mercado de combustíveis gera rombo de r$ 9,6 bilhões ao tesouro estadual, equivalente à perda de um hospital público médio todo mês para a sociedade paulista
Michelle Bolsonaro reclama da redução no tempo de visita ao marido preso na PF
Ex-primeira-dama compara os 30 minutos de hoje com as duas horas da visita anterior e diz confiar no controle divino
Carregando..