STF torna deputados do PL réus por suspeita de desvio de emendas parlamentares

Primeira Turma do Supremo determina que Josimar Maranhãozinho, Pastor Gil e Bosco Costa respondam por corrupção passiva e organização criminosa em investigação relacionada a recursos públicos
Por: Brado Jornal 12.mar.2025 às 08h54
STF torna deputados do PL réus por suspeita de desvio de emendas parlamentares
José Cruz/Agência Brasil

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, tornar réus os deputados Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Pastor Gil (PL-MA) e Bosco Costa (PL-SE), envolvidos em uma ação que investiga supostos desvios de recursos públicos por meio de emendas parlamentares. A decisão, tomada nesta terça-feira (11), segue denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), que acusa os parlamentares de corrupção passiva e organização criminosa.

O caso é o primeiro relacionado aos desvios de emendas parlamentares desde que, no ano passado, uma crise envolvendo o tema foi desencadeada pelo ministro Flávio Dino. A acusação aponta que os deputados solicitaram propina ao então prefeito de São José de Ribamar (MA), Eudes Sampaio Nunes, em troca da destinação de emendas federais ao município. O valor solicitado foi de R$ 1,66 milhão, relacionado a um total de R$ 6,67 milhões em emendas.

Durante a investigação, a Polícia Federal identificou que o deputado Josimar Maranhãozinho liderava o esquema e que o grupo utilizava intermediários, como familiares e empresários, para repassar os recursos ilícitos. Além disso, foi apurado que ameaças armadas eram feitas para garantir o repasse de parte dos valores das emendas, principalmente em áreas como a saúde pública.

O relator do caso, ministro Cristiano Zanin, destacou que as evidências apontam para uma atuação concertada entre os acusados, configurando o crime de corrupção passiva. O voto foi seguido pelos ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino e Luiz Fux.

Com a decisão, os parlamentares continuarão exercendo seus mandatos, mas responderão judicialmente pelas acusações, que agora seguem para a fase de instrução, com depoimentos de testemunhas e interrogatórios.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Bruno Reis critica filiação de deputado ligado a facção pelo partido do governo
Prefeito de Salvador desabafa e diz que PT age com “poder a qualquer custo”
Confirmada a pré-candidatura de Cinthya Marabá (PL) a deputada estadual
Ex-secretária de Cidadania de Luís Eduardo Magalhães e primeira-dama do município tem candidatura confirmada em reunião com Flávio Bolsonaro, Valdemar Costa Neto e João Roma.
Mulher relata abordagem suspeita no Salvador Shopping e alerta para possível golpe ou recrutamento fraudulento
Vítima foi abordada por mulher bem-vestida que elogiou sua beleza e ofereceu trabalho em agência de modelos ou marketing; diversos comentários relatam experiências semelhantes em outros shoppings de Salvador
Junior Marabá receberá Título de Cidadão Baiano nesta sexta-feira
Aos 35 anos, Junior Marabá recebe Título de Cidadão Baiano por sua contribuição ao Oeste da Bahia
ACM Neto denuncia autoritarismo do PT contra policiais e imprensa
Pré-candidato ao governo da Bahia critica perseguição política a agentes de segurança e assédio a jornalistas
Flávio Bolsonaro entra na Justiça para obrigar o X a revelar dados pessoais de perfis que o criticaram
Senador alega campanha difamatória e caluniosa contra ele e pede informações de cinco contas específicas
Carregando..