STF torna deputados do PL réus por suspeita de desvio de emendas parlamentares

Primeira Turma do Supremo determina que Josimar Maranhãozinho, Pastor Gil e Bosco Costa respondam por corrupção passiva e organização criminosa em investigação relacionada a recursos públicos
Por: Brado Jornal 12.mar.2025 às 08h54
STF torna deputados do PL réus por suspeita de desvio de emendas parlamentares
José Cruz/Agência Brasil

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, tornar réus os deputados Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Pastor Gil (PL-MA) e Bosco Costa (PL-SE), envolvidos em uma ação que investiga supostos desvios de recursos públicos por meio de emendas parlamentares. A decisão, tomada nesta terça-feira (11), segue denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), que acusa os parlamentares de corrupção passiva e organização criminosa.

O caso é o primeiro relacionado aos desvios de emendas parlamentares desde que, no ano passado, uma crise envolvendo o tema foi desencadeada pelo ministro Flávio Dino. A acusação aponta que os deputados solicitaram propina ao então prefeito de São José de Ribamar (MA), Eudes Sampaio Nunes, em troca da destinação de emendas federais ao município. O valor solicitado foi de R$ 1,66 milhão, relacionado a um total de R$ 6,67 milhões em emendas.

Durante a investigação, a Polícia Federal identificou que o deputado Josimar Maranhãozinho liderava o esquema e que o grupo utilizava intermediários, como familiares e empresários, para repassar os recursos ilícitos. Além disso, foi apurado que ameaças armadas eram feitas para garantir o repasse de parte dos valores das emendas, principalmente em áreas como a saúde pública.

O relator do caso, ministro Cristiano Zanin, destacou que as evidências apontam para uma atuação concertada entre os acusados, configurando o crime de corrupção passiva. O voto foi seguido pelos ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino e Luiz Fux.

Com a decisão, os parlamentares continuarão exercendo seus mandatos, mas responderão judicialmente pelas acusações, que agora seguem para a fase de instrução, com depoimentos de testemunhas e interrogatórios.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula defenderá direitos trabalhistas e combate a facções criminosas em mensagem ao Congresso
Presidente enviará documento na abertura do ano legislativo, destacando prioridades para o primeiro semestre de 2026
Vereador denuncia rede de influência do Banco Master que vai do PCC ao STF
Rony Gabriel expõe suposto esquema de contratação de influenciadores para atacar BC; PF investiga ação coordenada
Kassab filia governador bolsonarista do União Brasil ao PSD e amplia influência em 2026
Marco Rocha, de Rondônia, migra para sigla e deve disputar Senado; partido chega a seis chefes estaduais
STF retoma atividades com 9 ministros e vaga em aberto
O Supremo Tribunal Federal inicia nesta segunda-feira (2 de fevereiro de 2026) o ano judiciário de 2026, com uma sessão solene marcada para as 14h no plenário da Corte, em Brasília.
Republicanos mantém laços com Lula enquanto flerta com Flávio Bolsonaro em cenário sem Tarcísio
Sigla enfrenta divisão interna com PSD no jogo presidencial; pragmatismo regional pesa nas decisões para 2026
Carregando..