Aumento na rejeição a Lula em São Paulo marca recorde histórico, segundo pesquisa

A desaprovação ao terceiro mandato do presidente cresceu 12 pontos percentuais nos últimos seis meses, enquanto o governador Tarcísio de Freitas ganha destaque com números recordes de aprovação
Por: Brado Jornal 19.mar.2025 às 10h09
Aumento na rejeição a Lula em São Paulo marca recorde histórico, segundo pesquisa
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A desaprovação ao terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva alcançou um novo pico em São Paulo, com um aumento de 12 pontos percentuais nos últimos seis meses, atingindo a maior taxa registrada desde o início das sondagens, em julho de 2024. O levantamento, realizado entre 9 e 13 de março pelo instituto Paraná Pesquisas, revelou que 58,1% dos paulistanos desaprovam o trabalho do petista, enquanto apenas 38,2% o aprovam, marcando uma virada significativa em relação à pesquisa de setembro de 2024, quando a aprovação era de 51,1% e a desaprovação de 46,0%.

Os números mais recentes indicam uma perda substancial de apoio por parte da população paulistana, com 48,5% dos entrevistados avaliando o governo como ruim ou péssimo — a pior marca de Lula na cidade até o momento. Em contraste, somente 26% consideram o trabalho do presidente ótimo ou bom.

Esse cenário se agrava com a crescente popularidade do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que obteve a melhor aprovação desde julho de 2024, com 60,5% dos eleitores paulistanos avaliando positivamente sua gestão. A pesquisa aponta que, em um possível confronto presidencial em 2026, Tarcísio se apresenta como um forte adversário, já que sua gestão conta com um expressivo índice de 45,7% de avaliações ótimas ou boas, contrastando com 23,3% de desaprovação.

A pesquisa foi realizada com 1.205 eleitores na cidade de São Paulo, com margem de erro de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Marcelo Nilo ataca Rui Costa e questiona enriquecimento
O deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos) rebateu duramente as críticas feitas pelo ex-governador da Bahia Rui Costa (PT) à família do ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao governo estadual, ACM Neto (União Brasil).
PF prende advogado de banco Master em nova fase de operação
Investigação apura esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos.
Vereador propõe fim do expediente mais cedo em secretarias de Salvador
Projeto de lei sugere redução de uma hora na jornada das repartições municipais da capital baiana.
Bruno Reis rebate críticas do governo estadual sobre saúde
Prefeito de Salvador afirma que gestão municipal investe acima do mínimo constitucional e que população reconhece os avanços realizados.
Relator da CPI do Crime prevê prisão de ministros do STF
O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) manifestou convicção de que a responsabilização penal de membros do Supremo Tribunal Federal ocorrerá em breve, dependendo apenas da disposição dos parlamentares em avançar.
Kleber Lucas é cotado para primeira suplência de Benedita da Silva ao Senado em 2026
Lideranças do PT no Rio de Janeiro articulam a entrada do cantor e pastor evangélico para ampliar o apelo da chapa junto ao eleitorado evangélico.
Carregando..